COVID-19: AUMENTA A PREOCUPAÇÃO COM A VARIANTE DELTA.

(Leia no PONTO FINAL).

BOM DIA.

A ausência da chuva não só prejudica a lavoura e os reservatórios, como também a saúde. O caminho é se precaver para evitar surpresas negativas. A baixa umidade do ar, por exemplo, resseca nossas vias aéreas e compromete a produção de muco no nariz podendo facilitar a entrada de vírus e bactérias e o contagio de doenças. Mais: pode causar irritação nos olhos e na garganta e ainda o ressecamento da pele com maior probabilidade de ocorrências de problemas cardíacos e até aumento da incidência de acidentes vasculares cerebrais (AVC). Tudo isso é dito pelos médicos que orientam quando das consultas. A primeira providência é beber água, muita água. Também pode lavar o nariz e os olhos com soro fisiológico. O uso de hidratante ao acordar e dormir, é recomendado. Dependendo do ambiente da casa, pode usar toalha úmida e recipiente com água. E, fique atento a uma possível baixa resistência. Um bom dia para você.

O QUE
ELES DIZEM

Foto: Agência Senado

O PRESIDENTE, AO FALAR DA PERSPECTIVA DE FRUSTRAÇÃO DE ELEIÇÕES, FOI INFELIZ”.

Rodrigo Pacheco (Presidente do Senado Federal).

OLHO NO OLHO

Afinal, a urna eletrônica é ou não segura? Entenda bem: segura 100%? A maioria diz que sim, mas existe quem tenha dúvidas. Quando você conversa com quem entende realmente de informática, especificamente de hacker, fica intrigado. Não nos referimos a problemas comuns, mas a tecnologias avançadíssimas, cada vez mais de posse de nações poderosas, casos por exemplo, dos Estados Unidos, China e Rússia. É possível imaginar a total e real capacidade dos especialistas de programas dessas nações? O presidente Jair Bolsonaro insiste no voto impresso ou auditado. Teima sem motivos? E, quais seriam os motivos? Inimaginável o poder de um Presidente da República para obter informações. Por outro lado, Bolsonaro garante que Aécio Neves venceu Dilma nas eleições passadas e que em 2018 ganhou ainda no primeiro turno. A facada que levou e as ações da justiça para colocar Lula fora da cadeia e em condições de disputar as eleições em 2021, o inquieta. Por essas e outras razões, o presidente não desiste do voto impresso ou editado, perguntando a todos e a todo momento: por que não investir em mais segurança nas eleições e, por que o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Alberto Barroso (o mesmo que determinou ao Senado Federal a instalação da CPI da Covid 19) não quer e faz campanha contra junto aos partidos?

CURTAS&MISTURADAS

SECRETARIA Municipal de Saúde de Piracicaba continua pedindo para quem for para o local de vacinação, cumpra o horário agendado e chegue com uma antecedência de apenas 10 minutos evitando aglomeração. ● NESTA manhã de quinta-feira (22), às 8 horas, a estreia do futebol masculino do Brasil contra a Alemanha nos Jogos Olímpicos: futebol feminino largou goleando ontem (21), a China, por 5×0. ● ESTATISTICA: um terço dos assassinatos de mulheres é feminicídio. ● OPERAÇÃO tapa buraco em Piracicaba é um trabalho permanente: contudo, é preciso ter certeza da qualidade do asfalto, evitando refazer o serviço. ● ROGÉRIO Ceni, depois de perder o emprego no Flamengo, vai treinar um time grande, médio ou pequeno?: é a pergunta de torcedores e críticos. ● MINISTRO Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura) insiste nas providências federais e estaduais para movimentar as linhas férreas no Brasil: diz ele ser a solução para o aprimoramento do transporte e também ganhar tempo e dinheiro. ● AFINAL, por que o futebol do São Paulo oscila tanto?: culpa do técnico Crespo ou dos jogadores? ● FLORESTA amazônica continua sendo criminosamente desmatada, numa ação sem fim e solução: também, seguidamente, animais e aves são mortos, alguns, de espécies faras.● SECRETARIA de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Piracicaba está oferecendo 79 vagas para ingresso no mercado de trabalho: requisitos para participar do processo seletivo estão no link semtre.piracuicaba.sp.gov.br ● PERGUNTADO sobre o novo Fundo Eleitoral, o vice Hamilton Mourão respondeu de pronto: “Um absurdo. Eu vetaria”.

PONTO FINAL

Oficialmente, até ontem (21), o estado de São Paulo registrava oito (8) casos da variante delta. O primeiro surgiu no último dia 4 de julho. A Secretaria de Saúde do estado de São Paulo monitora através do Instituto Butantã que a identifica por sequenciamento genético e a preocupação é ter a certeza sobre uma possível transmissão comunitária ou não. O estado paulista tem feito o sequenciamento genético, cerca de 6%, das pessoas que testam positivo para a pandemia. Garante o diretor do Butantã, Dimas Covas, que a nova cepa tem sido monitorada em todo o estado paulista pata a imediata adoção de medidas de controle de sua disseminação. Pesquisas indicam que a variante delta apresenta nível de transmissibilidade cerca de 50% maior do que as imagens anteriores do vírus. Também apontam os resultados laboratoriais, que as vacinas usadas hoje contra a Covid 19, tem menor resposta neutralizante no caso da cepa delta. A exemplo do que já acontece em outros países onde apareceu a delta, casos do Chile e Reino Unido, São Paulo já iniciou estudos pata o início de um novo ciclo de vacinação. No entanto, por enquanto, é prematuro qualquer decisão, havendo necessidade de se esperar pelos resultados. Até aqui, as vacinas cujas pesquisas estão mais avançadas, são a Pfizer e a AstraZeneca. Quanto a Coronavac, a mais usada no estado de São Paulo, o Butantã confirma interesse em testá-la para a cepa delta, mas ainda não existe data para esse estudo.

VOLTO AMANHÃ.

ATÉ LÁ.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.