Dezenove de julho

● Dia da Caridade ● Dia Nacional do Futebol ● Dia de São Simaco ●

 

BOM DIA.

Frio. Ele apareceu. Ou reapareceu. Com tudo. Muitos não acreditavam, mas a terça serviu para corrermos atrás do agasalho. Pela manhã o termômetro marcou 17. Final da tarde caiu para 13. Depois 9 e 7 na madrugada. São Paulo sofreu mais. Começou com 12 e foi caindo marcando 9 no meio da tarde. Despencou depois. Cidadão andava pela avenida Paulista durante o dia só com o rosto de fora. Mas, complicado mesmo foi lá na ponta. No Rio Grande do Sul, dezenove cidades viveram o dia com temperatura abaixo do zero. Neve em Santa Catarina e o estado do Paraná sofreu com geada. Enfim, com certeza, ontem e hoje, dias para não sair debaixo da coberta. No Rio de Janeiro presença de chuva leve e temperatura agradável e suportável: máxima de 23, noite 17 e madrugada 14.  Voltando aqui, melhora um pouco hoje e vai melhorando com o passar dos dias: máxima de 20 nesta quarta, 23 amanhã, 26 sexta. Faz parte, dizem todos. Sendo assim, nada para reclamar e muito para agradecer.

 

DESTAQUE

“Quando o XV está bem, a cidade fica feliz e o estádio lotado. Portanto, vamos ajudar. Pedimos um pouquinho de cada um”.

Carlos Gomes da Silva (Vereador Capitão Gomes comandando campanha visando receita para o futebol do XV de Novembro de Piracicaba).

 

DATA DE HOJE

Dia da Caridade

A data foi oficializada em 4 de julho de 1966 (Lei 5.063 assinada pelo presidente Humberto Castelo Branco) com objetivo de conscientizar as pessoas sobre a prática e difusão da solidariedade como um meio para desenvolver um bom entendimento entre os seres humanos. A caridade é uma das qualidades mais defendidas pelas religiões. A igreja ensina praticar a caridade visitando presídios e hospitais ou ainda pessoas realmente necessitadas. Existe o Dia Internacional da Caridade de acordo com lei da ONU: 5 de setembro, dia do aniversário de morte da Madre Tereza de Calcutá.

 

Dia Nacional do Futebol

A data foi escolhida e criada oficialmente pela CBD (hoje CBF) em 1976. Trata-se de uma homenagem ao Sport Clube Rio Grande, do Rio Grande do Sul, fundado em 1900, o primeiro clube registrado no Brasil. Também temos o Dia Mundial do Futebol: 10 de dezembro. Outras datas relacionadas com o futebol:  10 de fevereiro (Dia do Atleta Profissional); 26 de abril (Dia do Goleiro) e 28 de outubro (Dia do Flamengo).

 

Dia de São Simaco

Nasceu na ilha da Sardenha no século V. Pertenceu ao clero romano. Foi eleito Papa em 12 de novembro de 498 e comandou a igreja católica até 19 de julho de 514 quando morreu.  Nessa época, o catolicismo era bastante perseguido não só por tradicionais famílias romanas, mas principalmente pelo Senado. Até chegar São Simaco. Ele enfrentou tudo e todos com extrema personalidade e coragem. Sua Fé e devoção, aliados a forte personalidade, foram decisivos no combate ao ódio e a perseguição. Um homem comprometido com a justiça, era conciliador e pregava a paz. São Simaco tornou-se um santo venerado.

 

ALERTA

PODE FALTAR DINHEIRO

A dificuldade financeira que não é privilégio de ninguém, incomoda os governantes. Administrando a receita, prefeitos e governadores vão se garantindo, embora muitos já enfrentem momentos tensos. Caso por exemplo, da Prefeitura do Rio de Janeiro. Muitos outros sofrem. Aqui em Piracicaba, até agora, existe controle. Contudo, o receio é a chegada do fim de ano. Outro dia ouvimos um secretário dizer ao prefeito Barjas Negri: “Será que vamos ter que mexer em algum imposto?”

 

EVENTO DA GAZETA

ADMINISTRADORES EXPLICAM

O presidente da Caterpillar abriu na noite de segunda-feira (17) o Ciclo de Desenvolvimento Econômico de Piracicaba. Iniciativa da Gazeta de Piracicaba, com importantes apoios do segmento industrial e comercial, o objetivo é expor, debater e esclarecer o atual momento pelo qual passa o Brasil. Auditório da ACIPI foi totalmente ocupado por empresários, administradores e economistas, mais autoridades e convidados. A primeira hora do evento foi dedicada a palestra e a segunda (mais 60 minutos) aberto para perguntas. Na sequência se apresentará a Raízen, depois Hyundai com a ArcelorMittal fechando em setembro.

Foto: Antonio Trivelin / Gazeta de Piracicaba

 

FOTOS DO DIA

No dia 4 de agosto (sexta), sessão solene de homenagem aos 140 anos de imigração da Família Vitti para o Brasil e dos 30 anos do Circolo Trentino di Piracicaba. Iniciativa do vereador Paulo Serra (PPS). Nas fotos, uma rua e a bela Igreja do bairro de Santana, onde Bortolo Vitti e família firmaram raízes no Brasil.

 

SAÚDE

GELATINA QUE EMAGRECE

Na gelatina sem sabor encontrada em entrepostos naturais, não há corantes, açúcar ou adoçantes.  O alimento atua como ativador da saciedade. Essa gelatina é rica em aminoácidos e água fazendo com que o estomago demore mais para esvaziar. Associada a um plano alimentar e se consumida em pequenas porções entre as refeições, ela auxilia o processo de emagrecimento. Duas porções no dia será suficiente. Já a gelatina comum é uma bomba de açúcar e corantes artificiais que “grudam” na parede do trato gastrointestinal. Não é saudável coimo muitos imaginam. (Informação da nutricionista Talita Maciel, membro do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional/Revista Viva Saúde).

 

TERCEIRO COMPROMISSO

PRIMEIRA DERROTA QUINZISTA

Ganhou na estreia em Piracicaba (1×0 contra Penapolense) empatou em Bauru (Noroeste) sem gols e ontem (18) na fria noite de Mirassol foi batido por 2×0 pela equipe dirigida pelo Moisés Egert. O XV outra vez perdeu pênalti (Bruninho) e sábado (16 horas) joga no “Barão da Serra Negra” contra o Velo.  Mais uma apresentação sofrível do time piracicabano. Ganha da equipe rioclarense ou já vão começar a dizer que era melhor ter mantido Xandão como técnico hoje função de Evaristo Piza. Detalhe: tem muitos contratados que ainda não estrearam. Atenção: renda ontem de R$ 1.010 com 116 pagantes.

Foto: Oscar Silva / Futebol Interior

 

FIQUE SABENDO

QUEDA DAS VAGAS FEMININAS

Vagas no serviço considerado formal para mulheres caíram no primeiro semestre deste ano. Menos 11 mil segundo números do sistema do Ministério do Trabalho. Já para os homens houve crescimento de postos. Segundo as explicações, isso aconteceu porque a maior parte dos novos empregos vieram da agricultura, segmento que no momento alavanca a recuperação da economia. Por outro lado, comércio e indústria da transformação perderam postos. Por outro lado os salários das mulheres continuam 10% mais baixos que os dos homens. Porém, ambos tiveram altas: 4,25% (mulheres) e 3,25 (homens).

 

 

AMBULANTES CONVOCADOS

DIA 6 TEM FESTA DE ANIVERSÁRIO

No Engenho Central acontece no domingo do dia 6 de agosto o evento oficial comemorativo aos 250 anos de Piracicaba. Em frente ao Barracão 10, será montada a praça de comercialização e consumo de produtos alimentícios. Importante: ambulantes só poderão trabalhar desde que devidamente cadastrados. A escolha do ambulante será definida através do menor preço oferecido. Oportunidade para vendedor de cachorro quente, pipoca, algodão doce, caldo de cana, churros, sorvete, lanche, hambúrguer, mais alimentos variados como comida japonesa. árabe, italiana, mexicana e espetinho de carne. Interessados devem apresentar proposta na Secretaria Municipal de Trabalho e Renda na rua Monsenhor Francisco Rosa 900 entre rua Governador e avenida Armando Salles.

Foto: olhares.com

 

PIRACICABA

(Informação das obras do jornalista e escritor Cecílio Elias Netto).

O dr. Hugo de Almeida Leme foi uma personalidade importante na vida cultural e educacional de Piracicaba. Luciano Guidotti, prefeito municipal foi quem o nomeou primeiro presidente da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba.  Hugo de Almeida Leme foi também diretor da ESALQ e ministro da Agricultura no governo Castelo Branco. Piracicaba: 250 anos em agosto.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.