Vinte de julho

● Dia do Amigo ● Dia da Chegada do Homem à Lua ●

 

BOM DIA.

É evidente que temos que sempre confiar na justiça. Não tem como existir esperança e paz se as leis não forem respeitadas. Mas, o problema é que constantemente nos deparamos com fatos que não conseguimos entender. Tem quem se revolte e até confesse ou demonstre desanimo. Difícil aceitar ou se conformar quando alguém conhecido ou próximo vira vítima. Também causa incomodo a demora para uma sentença. São tantos os fatos que se torna impossível lembrar de todos. Dez anos da queda do avião no aeroporto de São Paulo causando 199 mortes. O incêndio na boate em Santa Maria. A tragédia ambiental de Mariana. Enfim, repetimos, são muitos. Causa também profunda tristeza as mortes diárias no Rio de Janeiro. Uma estupidez sem sentido e o pior, sem solução. Trânsito é outro exemplo lamentável. Mata, o criminoso paga fiança e vai para casa enquanto toda uma família sofre a perda de uma pessoa com muitos sonhos e planos pela frente. Esse nosso Brasil tem que mudar. Não é só corrupção. É descaso, omissão, indiferença e naturalmente leis que não punem. Até quando? Parece mentira, mas tem quem afirme com convicção não haver solução. Aconselha você a aceitar e não se desesperar, pois a tendência é piorar. Inacreditável.

 

DESTAQUE

“Precisamos cobrar. É necessário pressionar. Estou convicto que a única solução é o Hospital Regional”.

Milton Costa (Presidente do Conselho Municipal de Saúde cobrando ação contra o Governo do Estado de São Paulo).

 

DATA DE HOJE

Dia do Amigo

Uma data social. Não oficializada. É comemorada em diferentes datas no Brasil. O dia de hoje também é lembrado no Uruguai e na Argentina. Aliás, tudo começou com os argentinos através de Henrique Ernesto Febbraro que, entusiasmado com a chegada do homem na lua, enviou cerca de quatro mil cartas para diversos países, argumentando que, “a amizade é fundamental e amigos unidos poderiam fazer muito pelos seus semelhantes atingindo objetivos considerados impossíveis”. A data mais popular é a de 18 de abril. Existe uma outra usada pelos amigos do face: 4 de fevereiro. Já o Dia da Amizade Internacional foi oficializado pela ONU em 2011 e é comemorado dia 30 de julho.

 

Dia da Chegada do Homem à Lua

O maior acontecimento do século XX. Histórico e marcante, anunciavam as manchetes dos jornais da época. Dia 16 de julho a Apollo 11 foi lançada na base da NASA, no Cabo Kennedy. Dia 20 pousou na lua e o mundo inteiro, misturando euforia e desconfiança, viu tudo pela televisão. O primeiro homem a pisar na lua, saltando e esbanjando alegria, foi Neil Armstrong. Com ele estava Edwin Aldrin. Muitos diziam não acreditar no que estavam vendo. Mas, a humanidade, principalmente os americanos, fizeram uma festa extraordinária, também quando do retorno a terra dos famosos astronautas. O sonho e investimento para chegar lá começou muito antes. Os russos lançaram o primeiro satélite na órbita terrestre em 1957 e ficou conhecido como Sputinik. Em 1961 a URSS colocou no espaço sideral o primeiro homem a bordo da Nave Vostok. Os norte-americanos trataram de correr atrás. Pesquisaram em 1968 através da Apollo 8. Para chegar a lua em 69 foram gastos 136 bilhões de dólares. Movimentaram durante todo o longo, complexo e detalhado processo 400 mil pessoas. Os benefícios são incalculáveis, pois marcou conquistas maravilhosas e incalculáveis para a ciência. Desfrutamos de muitas delas nos dias de hoje.

 

DE REPENTE

HOSPITAL REGIONAL É O ASSUNTO

Não é de hoje que Barjas Negri trabalha por uma agenda em São Paulo. Quer conversar sobre o Hospital Regional. Todas as autoridades piracicabanas com uma mesma opinião: somente a abertura do HR pode aliviar o grande problema da falta de vagas nos hospitais da Noiva da Colina. Poderia ter sido na semana passada; na última terça (18); ontem (19) como pode ser hoje (20). Uma coisa é certa: o prefeito se encontra com o governador Geraldo Alckmin ou com o secretário de saúde do estado de São Paulo, David Uipe.

Foto: Folha de S. Pedro

 

ATENDIMENTO

MOSTRANDO A REALIDADE

Com a forte alta de pessoas procurando pela saúde pública em Piracicaba, A Prefeitura Municipal continua divulgando um balanço diário. É preciso reconhecer a dedicação (e qualidade) dos funcionários municipais (atendentes, enfermeiras, médicos) que se desdobram para aliviar dores e salvar vidas.

Foto: Prefeitura Municipal

 

MEIO AMBIENTE

CONHECENDO VEREADORES

Secretário municipal José Otávio Machado Menten quer conversar com os vereadores que ainda não os  conhece pessoalmente. Sua assessoria está entrando em contato com os gabinetes da Câmara Municipal negociando datas que favoreçam os dois lados.  Secretário e agrônomo Menten já ocupou cadeira na Câmara Municipal e confessa que considera importante (e motivo de satisfação) dialogar com os representantes que o povo elegeu para o legislativo de Piracicaba.

 

GENTE
NOTA DEZ

Geraldo Rodrigues ● Fábio Cardoso Monteiro ● Luciene Garcia Carlins ● Rose Massarutto ● José Faganello ● Antonio Carlos Tedeschi ● Valéria Rodrigues ● Alba Helena Cera ● Juliana Carrara ● Arnaldo Poffo Garcia (Peixinho).

 

SAÚDE

O CIGARRO E A CATARATA

Estamos acostumados a ouvir: o cigarro faz mal a saúde. Fala-se mais do câncer no pulmão e na garganta. Mas, uma equipe liderada pelo oftalmologista Birgitta E. Lindblad, pesquisou, estudou e divulgou estudos realizados com 44 mil homens na Suécia. Mostrou que ao fumar 15 cigarros por dia aumentou consideravelmente as chances de uma cirurgia de catarata em 42% quando comparado aos não fumantes. O detalhe descoberto:  as substâncias tóxicas e oxidantes contribuem para que o cristalino torne-se opaco. Pesquisa reuniu homens com idade entre 45 e 80 anos. (Revista Viva Saúde).

 

 

TUDO IGUAL

LÁ, AQUI E EM QUALQUER LUGAR

É bem verdade que a noite da última terça-feira (18) foi muito fria, mas aqui em Piracicaba já tivemos também noite com frio e chuva e o público passou de mil pagantes. Em Mirassol, anteontem (18) pouco mais de cem pessoas entraram no estádio (Mirassol x XV) proporcionando uma renda de mil reais. Não é exagero quando se fala  que a Copa Paulista infelizmente é ruim em tudo: qualidade técnica e também pelo lado financeiro. Entram nessa disputa só mesmo por dois motivos: não ficar parado ou descobrir bons jogadores.

 

LEITURA RÁPIDA

CERTO

Seu filho (a) tem uma grande oportunidade pela frente: participar do concurso de bolsas Colégio PoliBrasil dia 29, sábado, às 10 horas. Chance para quem está de olho no ensino médio ou fundamental. Tem desconto mensal durante o curso.

 

ERRADO

Hospital Regional de Piracicaba tem que funcionar. Não justifica fechado quando a cidade vive um momento sério e preocupante com risco de gente morrer esperando por vaga. Pressão em cima do governo do estado tem que partir de todos com representatividade na cidade.

 

FOTOS
DO DIA

Dois grandes momentos da bonita festa de posse da nova diretoria do Sinban (Sindicato dos Bancários de Piracicaba) na última sexta-feira (14). José Antonio Fernandes Paiva foi reeleito.

Fotos: Imprensa SINDBAN

 

NEGÓCIO

SUCO PREFERIDO: O NÃO CONCENTRADO

Acendeu a luz amarela para a exportação brasileira de suco concentrado. Após ter atingido 1,13 milhão de toneladas em 2001, caiu para 655 mil na safra de 2016/2017. Já quando se trata de suco não concentrado, tudo muda. Iniciada na safra de 2001/2002 com apenas 24 mil toneladas, as exportações brasileiras somaram atingiram agora 1,21 milhão. Visível a preferência e os produtores garantem estarem atentos.

 

PIRACICABA

(Informação das obras do jornalista e escritor Cecílio Elias Netto).

Escritos de 1886 apontam para poucos registros relativos a área judiciária de Piracicaba.  Números mostram apenas quatro ações cíveis com três condenações e uma absolvição. Naquele ano foram hipotecados vinte e três imóveis, sendo onze urbanos e doze rurais.  A cidade contava com uma delegacia e uma subdelegacia. (Colaborou Beatriz Elias). Piracicaba: 250 anos de 1º de agosto.

Compartilhe este post:

Um comentário para “Vinte de julho”

  1. Brasil está aos pedaços. Desânimo total . Desesperança dos adolescentes .
    Rio de Janeiro desabando.
    Saúde e educação em frangalhos.
    Onde vamos parar?
    O pior é que ficamos de braços cruzados então a roubalheira corre solta… a quem recorrer?.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.