Dezoito de julho

● Dia Nacional do Trovador ● Dia Internacional de Nelson Mandela ● Dia de São Francisco Solano ●

 

BOM DIA.

Entramos no terceiro mês com o nosso BLOG. Começou dia 15 de maio. Uma responsabilidade que assumimos com muita vontade e alegria. Toda nossa vida foi dedicada a notícia, informação e prestação de serviço. Ainda criança sonhávamos com o jornalismo. Com 17 anos meu saudoso amigo Duarte Filho me convidou para o jornalismo esportivo do Diário de Piracicaba. Também para a Rádio Educadora. Depois, Ary Pedroso, meu amigo (depois meu padrinho) me levou para ser redator na Rádio Difusora onde permaneci por mais de três décadas. Lá nasceu a eterna amizade com Roberto Morais e juntos fomos para a Onda Livre/Jovem Pan News. Agora um outro desafio. Tudo aqui é analisado, estudado e pesquisado. Um início com incentivo de muitos. Pela frente ainda muita coisa a ser implantada e desenvolvida. Uma outra etapa começa em agosto e ela está sendo preparada com capricho. Vamos que vamos. Obrigado gente.

 

DESTAQUE

“É possível sentir a economia querendo se recuperar. Porém, a crise política atrapalha, principalmente envolvendo o Presidente da República. A incerteza prejudica o país”.

José Antonio de Godoy (Vice-prefeito do município e secretário de Governo).

Foto: Antonio Trivelin – Gazeta de Piracicaba

 

DATA
DE HOJE

Dia Nacional do Trovador

A data é uma homenagem a Luiz Otávio, precursor do movimento da trova no Brasil. Ele nasceu no Rio de Janeiro em 18 de julho de 1916. Aqui chegou através dos portugueses. Lá já diziam na idade média: “Trovador é um poeta e nem todo poeta é um trovador”. Naquela época diziam que trova era sinônimo de poema e de letra de música. Existe a União Brasileira de Trovadores.  E ela, através de seus grandes nomes ensina: Trova é um poema de quatro versos com rima e sentido completo. Um exemplo: “Para alguns eu sou benquisto / Para outros, um atrevido… / Meu consolo é que nem Cristo / Foi por todos compreendido”. De autoria de Pedro Viana Filho.

 

Dia Internacional de Nelson Mandela

Ele foi sábio, corajoso e herói. A data de hoje é uma homenagem da ONU ao grande e saudoso líder africano considerado uma referência moral. Em 1993, a Organização das Nações Unidas, com l92 países membros, por unanimidade, considerou-o símbolo da cultura da paz e da liberdade. Recebeu o Prêmio Nobel da Paz. Naquele dia ouviu: “Uma vida e um legado de um dos maiores líderes, homem corajoso e admirado em todo o mundo”. Nelson Mandela lutou pela construção de uma vida melhor para seu povo, garantindo a igualdade social, política e econômica para todos os nefros que viviam na África do Sul durante o regime Apartheid. Foi preso e eleito o primeiro Presidente da África. Morreu no dia 5 de dezembro de 2013 com 92 anos.

 

Dia de São Francisco Solano

Nasceu em Montilia (Andaluzia) em 1549. Filho de Mateus Sanchez e Ana Gimenez. Foi batizado no dia do nascimento. Com 20 anos recebeu o hábito e se tornou um franciscano. Foi missionário no Colégio de Jesuítas. Homem alegre e sempre na igreja. Gostava de missão: queria estar ao lado dos doentes e necessitados. Pedia para ajudar. Ficou gravemente enfermo quando decidiu cuidar de pessoas acometidas de uma peste. Em outra oportunidade, em alto mar, o barco se perdeu numa tempestade e ele só aceitou ser resgatado depois de cuidar de todos que precisavam de ajuda. Foram dois meses. Deus lhe apareceu em visão. Morreu em 14 de julho de 1631, aos 82 anos e canonizado em 1726.

 

TEMPO

TEMPERATURA DESCE E SOBE

Temperaturas bastante agradáveis em Piracicaba nos últimos dias. Ontem (17) máxima atingiu a marca dos 28. Mas, hoje previsão de mudança. Frente fria vindo da Argentina chegou no sul com tudo. Provocando até geada. São Paulo não sente tanto, mas a temperatura cai bastante. Aqui, na Noiva da Colina, sentimos a diferença hoje e amanhã (máxima na marca dos 19 com 23 quinta). Depois, a recuperação ficando entre 24 e 25. Sobe para 26 e 27 na próxima semana. Chove ou não? Pode até ser, mas por conta da chuva em pontos isolados. Notícia sobre tempo e temperatura pode acabar como tiro no pé. É ver e conferir.

 

NOMES

CANDIDATOS DE 20l8

Duas certezas: Roberto Morais (PPS) e Mendes Thame (PV). Buscarão a reeleição para estadual e federal. Thame quer melhorar seu desempenho em relação a última eleição. Roberto Morais sempre bem votado em Piracicaba, vê seu prestígio crescer e muito na região. Nomes também certos: José Luiz Ribeiro (federal), Fausto Longo (federal) e Luciano Almeida (estadual). Outros ainda são motivos de mistério e comentários de bastidores: Paiva iria para o PTB e já estuda um nome para dobradinha. Estadual ou federal? Nancy Thame poderia até encarar uma dobradinha com o marido. Outra possível dobradinha seria André Bandeira (PSDB) e Pedro Kawai (PSDB). Gabriel Ferrato tem quem o aponte para estadual e outros para tentar Brasília. Os agentes de plantão não esquecem de Laércio Trevisan e Paulo Campos. Matheus Erler prefere o silêncio. Devem aparecer mais, principalmente da esquerda. Vão perguntar: E o Wilson Trindade? Nada impossível.

 

RÁDIO&TV

SOM

Tony Costa, filho de um dos melhores repórteres do jornalismo, Jaime Luiz, desde ontem (17) apresenta o Jornal da Manhã (das 8 às 9 horas) na Jovem Pan News ao lado de Roberto Morais, substituindo Adriana Passari em férias. Tony deixaria o pai orgulhoso: igualmente competente, desconhece segredo na profissão: repórter, redator, comentarista, apresentador e também narrador de futebol.

Foto: Facebook

 

IMAGEM

Lembram de Paulo Cintura na antiga Escolinha do Professor Raimundo? “Saúde é o que interessa o resto não tem pressa” dizia ele. Pois bem. Ele critica a nova escolinha, um remake do famoso humorístico de Chico Anísio. Paulo Cintura diz que muitos atores da primeira versão passam por dificuldades financeiras e não são beneficiados pelo o sucesso que fizeram.

 

PESQUISA

INDICE DE CONFIANÇA CAIU

Mensalmente, em parceria com a ACIPI, a Empresa Júnior de Economia e Administração (EJEA) mais a ESALQ, realizam coleta de preços. A mostra do ICV-P (Índice de Confiança no Varejo de Piracicaba) de junho caiu 10,57% em comparação com maio, passando de 104,66% para 103,22%. Embora o ICA (Índice de Confiança Atual) tenha apresentado pequeno crescimento (0,89%) o ICF (Índice de Confiança Futura) também apontou tendência de queda: 2,24% no período. Foram analisados entre outros, habitação, vestuário, higiene apresentando queda de 2,1% até 8,9%. Aumento só no item alimentação: 5,46%.

 

SAÚDE

CORPO E MENTE

Yoga é definida (ou definido) como um conjunto de conhecimento que visa harmonizar o corpo através de técnicas de respiração, posturas e meditação. Surgiu há mais de cinco mil anos. Razões para praticar yoga. Anote: a) Diminuiu o risco de quedas por meio de técnicas que desenvolvem o equilíbrio, flexibilizam as articulações dos pés, tornozelos e joelhos e ainda fortalecem os músculos; b) Ajuda nos casos de incontinência urinaria; c) Melhora a memória e o poder de foco; d) Auxiliam na melhor qualidade de digestão e excreção; e) Os métodos de relaxamento profundo ajudam o sistema cardiovascular. (Revista Viva Saúde).

 

HOJE EM MIRASSOL

XV COM VINTE JOGADORES

Esta noite (20 horas) o XV entra em campo na cidade de Mirassol. Com 4 pontos ganhos (uma vitória e um empate) busca não só mais um resultado positivo, mas uma apresentação melhor. Jogou mal em Bauru, porém como também o Noroeste foi horrível, o empate não deixou de ser bom. Alvinegro já contratou para a atual Copa Paulista 20 jogadores. Pode inscrever no máximo 28.

 

PIRACICABA

(Informação das obras do jornalista e escritor Cecílio Elias Neto).

Piracicaba possuía em 1872 16.953 habitantes. Em 1886 chegou a 22.150. Rio Claro registrava respectivamente 14.906 e 20.133. Limeira: 9.081 e 7.692. Santa Bárbara: 2.589 e 5.110. Campinas: 31.397 e 41.253. Piracicaba: 250 anos dia 1º de agosto.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.