Dezessete de julho

● Dia de Proteção às Florestas ●

 

BOM DIA.

Estivemos presente no evento que marcou o lançamento da campanha educativa do trânsito em Piracicaba. Correto tudo o que foi dito e apresentado. Preocupação maior com o jovem que está morrendo nos acidentes que não cessam. Não em Piracicaba, mas por todo quanto é lado. Culpa do álcool, da velocidade, do celular, etc. Já estamos vendo e veremos muita coisa até setembro por um trânsito mais responsável. A pergunta: vai resolver? Eis a grande dúvida. Dois detalhes importantes: o trânsito é por demais tenso. A grande maioria se mostra estressada, impaciente e agressiva. A mulher ou o homem no volante vive buzinando e mesmo errados, berram e xingam. Todo dia temos gente nova dirigindo e enfrentam uma quadro por demais complexo. São donos de CNH, mas sem o devido preparo. Para a habilitação inventam um monte de bobagem, mas esquecem do lado psicológico e emocional. Acho que a solução ainda está longe.

 

DESTAQUE

“Nossas ações não vão parar. Novas obras virão para atender uma cidade que tem que estar atenta ao seu crescimento e progresso”. 

Barjas Negri (Prefeito Municipal, na entrega da remodelada avenida Antonio Mendes de Barros Filho e já anunciando novas obras no sistema viário).

Foto: Araripe Castilho / G1

 

CONHECENDO
AS DATAS

Nacional dos clubes

Dia 15 último, sábado, foi comemorada o Dia Nacional dos Clubes. Nada com o futebol. A data se refere a um grupo qualquer que se transforma em clube e se reúne para desenvolver ideias ou debater assuntos de qualquer interesse. Já o Dia Nacional do Clube Esportivo é festejado em 9 de novembro (Lei 12.333 de l5 de setembro de 2010) marcando a fundação da Confederação Brasileira de Clubes.

Dos Comerciantes

Ontem (domingo) comemorou-se o Dia do Comerciante. Lei 2.048 de 26 de outubro de 1953 lembra José Maria da Silva Lisboa, o Visconde de Cairu, considerado o Patrono do Comércio Brasileiro. Ele, num passado muito distante, muito fez pela independência do comércio brasileiro até então totalmente dependente de Portugal.

Foto: Roberto Seba

 

Nossa Senhora do Carmo

Também neste domingo (16) data consagrada a Nossa Senhora do Carmo. Tudo começou com o profeta Elias no século XII no Monte Carmelo onde ele se refugiava. Para fugir do muçulmanos os carmelitas foram para a Europa e ganharam o mundo.  São Simão foi nomeado superior geral pelos monges do Carmelo da Ordem das Carmelitas. Um dia lhe apareceu Nossa Senhora e dela recebeu  escapulário que se tornou o símbolo dos filhos do Carmo.

Proteção das Florestas

Dia da Proteção as Florestas. A data é comemorada neste dia 17 de julho e a intenção é a conscientização. A necessidade de preservar as matas, pulmão do mundo. A Amazônia assim é denominada e conhecida. É o lar dos animais. A maior preocupação é evitar o desmatamento e incêndios. No Brasil ganha destaque também a Mata Atlântica. Curiosidade: no século XVI, José Anchieta era o grande defensor das florestas e falava e do terrível Curupira. Isso é 1560, em São Vicente. Apresentava-o como o Protetor das Florestas, então respeitado e temido pelos Bandeirantes e também pelos índios. Virou peça do folclore brasileiro.

 

PREOCUPAÇÕES

RECEITA E SAÚDE

Quem conhece Barjas Negri sabe que ele fala pouco. Conversa sim, mas quando precisa, na hora certa e, o principal, com quem considera conveniente. Mas, o nosso prefeito municipal tem guardado para si (e para quem ele quer que saiba) duas grandes preocupações:  a saúde pública da Noiva da Colina e a arrecadação do município. Faz e refaz contas; estuda e analisa possíveis decisões. O grande receio é faltar recursos financeiros no segundo semestre deste ano. Quanto saúde, o que mais lhe incomoda é a falta de vagas hospitalares. Tem planos de ação definidos para esta semana.

 

XV

NINGUÉM GOSTOU

Sobraram críticas para o futebol do XV (e também do Noroeste). Presentes em Bauru no último sábado (15) narradores, comentaristas e repórteres das rádios Jovem Pan News Piracicaba e Educadora AM foram claros e objetivos: futebol horrível. Frases: “Foi o pior jogo que vi na minha vida; se o XV jogasse cinco minutos venceria; jogo horroroso que só valeu pelo empate; nada de tática e muito menos técnica; graças a Deus o juiz apitou o fim”. Preocupa.

Foto: Agência Futebol Interior

 

FIQUE SABENDO

REGISTRO DOS REMÉDIOS BIOLÓGICOS

O tempo de registro de medicamentos biológicos no Brasil caiu bastante. Segundo a Interfarma, associação que representa a indústria, o intervalo médio diminuiu 469 dias em 2015 e 371 dias em 20l6. Consideram que a Anvisa conseguiu trabalhar com mais agilidade. Outro detalhe: a exemplo do que acontece nos Estados Unidos (45 para 22) aqui também o número de biológicos aprovados caiu de 19 para 14. O medicamento biológico expandiu a partir de l980. Eles são produzidos a partir de células vivas e não podem ser ingeridos por via oral pois seriam destruídos pelo sistema digestivo. Necessitam de administração endovenosa ou subcutânea.

 

REMODELAÇÃO

OBRA VIÁRIA MUDA TUDO

Realmente ficou diferente o entroncamento das avenidas Antonio de Barros Filho, Raposo Tavares, Madre Maria Teodora, Pio Sbrissa e rua Dona Anésia. O chamado corredor São Jorge (extensão total de 5,6km) impede grandes congestionamentos e atende uma população de quase 60 mil habitantes. Recapeamento asfáltico, pavimentação, rede de drenagem, paisagismo, calçada, abrigos de ônibus e ainda a ponte Ana Duarte de Toledo (13,4 metros) também reformada. Obra entregue sábado (15) das l0 às 11 horas com presença do Prefeito Barjas Negri, deputado estadual Roberto Morais, secretários, vereadores, familiares da dona Aninha (Ana Duarte de Toledo), Padre Sebastião e a população.

 

LEITURA RÁPIDA

LI

Folha de S. Paulo noticiou que o deputado federal Vicente Cândido (PT-SP) relator da reforma política quer evitar prisão até oito meses antes de uma eleição. Atualmente a lei fala em quinze dias.  É preciso parar de quer mudar, rasgar, ignorar as leis de acordo com conveniências.

 

VI

Mais pênalti equivocado ontem (16) no Brasileirão. Não se trata de má fé, mas toda rodada tem este ou aquele time sendo beneficiado e prejudicado. Antes os erros se limitavam aos impedimentos. Agora é mais grave.

 

OUVI

Não param de aparecer candidatos para a disputa eleitoral de 2018 em Piracicaba. Federal e estadual. É verdade que se trata apenas de bastidores. Gente sonhando e gente pensando em 2020.

 

APOSENTADORIA NA PREFEITURA

NÚMERO AUMENTA MUITO

No ano passado, a média de servidores na Prefeitura de Piracicaba que se apresentavam para aposentadoria era em média oito. Pulou para vinte. Motivo: a reforma da Previdência. Preocupa as secretarias, com várias já sentindo o efeito.  De imediato, governo municipal fica mais atento aos desfalques nas áreas da saúde e educação.

 

MÍDIA

CONCURSO DE BOLSAS DIA 29

Colégio PoliBrasil realiza concurso de bolsas no final deste mês, dia 29, sábado, às 10 horas direcionados aos ensinos fundamental II e médio.  Inscrições pelo fone (19) 34l7-5200. Endereço: Rua Moraes Barros 422. Preste atenção senhores pais: comparecendo no dia da prova, oportunidade para conhecer a proposta pedagógica da PoliBrasil, garantirá um desconto de 10% no curso.

 

FOTO
DO DIA

Em ritmo acelerado a obra do Terminal do Vila Sônia. Pronto, seu espaço dobra: de 5 mil para 10.200 m². Custo de R$ 6,7 milhões. Fica pronto neste segundo semestre de 2017. A fase de momento é da instalação da cobertura metálica. Vai ficar bonito.

Foto: Larissa Sousa / CCS

PIRACICABA

(Informação das obras do jornalista e escritor Cecílio Elias Netto)

A Noiva da Colina tem hoje várias locais para belas imagens. Mas, no passado, a exclusividade era o salto do rio. Isso não quer dizer que mudou. A queda das águas continuam fazendo parte dos cartões postais e isso acontece desde o final dos anos 60. Piracicaba 250 anos. Faltam 14 dias.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.