SEMAE FINALIZA PRIMEIRA ETAPA DE TRECHO DE ADUTORA NA PAULICÉIA.

(Leia no PONTO FINAL).

BOM DIA.

O frio (frio?) acalmou ontem (21), com o sol brilhando em Piracicaba desde as primeiras horas. Temperatura em elevação também hoje, sexta (22), com a presença do astro rei, e amanhã (23), temperatura já novamente chegando aos 30 graus. Perspectiva de chuva no domingo (24). Será? Chuva sempre é bem-vinda, principalmente nesta época quando o país clama por rios e reservatórios cheios. E, neste sábado (23), a Copa Paulista ganha destaque com a chegada das quartas-de-final, e o XV encarando o São Caetano. Aliás, no caminho quinzista rumo aos títulos (Copa Paulista e Campeonato Paulista), sempre tem um time do ABC. Pelo menos um (1) ponto é importante para o nosso alvinegro hoje (23), para depois poder decidir com mais tranquilidade em sua casa. Se vierem três (3) pontos, logicamente, muito melhor. Será que esse XV de Luciano Dias tem futebol para finalmente sair da fila? Um bom dia para você.

O QUE
ELAS DIZEM

ACORDEI DE MADRUGADA SONHANDO COM A MÚSICA DE ROBERTO CARLOS ONDE ELE FALA SOBRE UM MILHÃO DE AMIGOS. FOI UM SINAL E UMA BENÇÃO. LANÇAMOS NOSSA CAMPANHA QUE JÁ ESTÁ DANDO RESULTADO E O ROBERTO CARLOS FICOU SABENDO. AGUARDEM, POIS PODEREMOSN TER UMA BELA SUPRESA EM DEZEMBRO”.

ADRIANA BRASIL (Fundadora e diretora do Conselho de Administração em entrevista a Adriana Passari, no Jornal da Manhã/Jovem Pan News).

OLHO NO OLHO

O relatório da CPI da Covid apresentado (e lido) pelo relator e senador Renan Calheiros (MDB/AL), é algo impensável. Explicitamente direcionado. O que se sabe desde o primeiro dia se confirma de uma forma por demais atrevida. Não se trata de ser a favor ou contra o Presidente da República ou outro político qualquer, mas de bom senso, desapegado de problemas pessoais. Não conseguindo de forma clara ou indiscutível incriminar o Chefe da Nação, buscou-se de maneira incessante procurar, buscar, envolver todo e qualquer amigo ou aliado de Jair Bolsonaro. Momentos tensos e desrespeitosos se viu quando de depoimentos na CPI. Não satisfeitos, por segurança ou ainda ódio, envolveu-se além de amigos, a família do Presidente da República, então, configurando-se uma vingança completa. Um indiciamento por demais maldoso e que mostra o nível a que se pode chegar a política. Não é essa a função de uma Comissão Parlamentar de Inquérito. Ela tem a missão de investigar, apontar e principalmente provar, sem qualquer ou mínima dúvida o dolo, e oferecer denúncia clara, com indícios indiscutíveis. Resta saber como as autoridades jurídicas irão avaliar a situação.

OPINIÃO

E, o VAR? Cada vez mais exercendo a função do árbitro de campo, até então, a autoridade máxima. Não é mais. Provas são vistas todos os dias e algumas bizarras, para mão dizer lamentáveis. Resultados estão sendo modificados ou fabricados de forma vexatória. Sem padrão ou regra definida, o VAR está esculhambando com a arbitragem no futebol brasileiro que ainda terá um campeão decidido fora das quatro linhas. O pior, é as coisas visivelmente piorando a cada dia, a olhos vistos, e a CBF nada faz para mudar a situação. Duas saídas para brecar essa barbaridade: divulgar o áudio entre o árbitro de campo e do VAR, e determinar que, jamais o árbitro do VAR emita sua opinião. Ele simplesmente chama o árbitro de campo para ver e rever o lance, mas ele, a maior autoridade, é quem decidirá. Na condição de maior autoridade no campo, dará a palavra final. Simples assim.

PONTO FINAL

Equipes do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) finalizaram os serviços de interligação de adutora no reservatório da Pauliceia, entre as ruas Dona Hilda e Marilice Rodrigues da Silva Pinto. Os trabalhos começaram às 8 horas da manhã de quarta-feira (20), e foram concluídos às 4 horas de ontem (21). O serviço faz parte da obra de interligação dos reservatórios Marechal e Pauliceia que, quando finalizada, passará a transportar mais 100 litros de água por segundo, totalizando 500 litros/s, regularizando o abastecimento nas regiões Sul e Oeste.
Para a realização dos serviços foi necessário interromper o abastecimento nos bairros Paulicéia, Monte Líbano, Vila Cristina, Jardim Itapuã, Novo Horizonte, São Jorge (Nova Suíça, Volta Grande, Água Bonita), parte do Jardim Planalto, Água das Pedras, Água Branca, Jardim Califórnia, Bairro Verde, Campestre (Sete Barrocas, Monjolinho, Mato Alto), Dona Antônia, Santa Helena, Chicó, entre outros. De acordo com o Semae, o abastecimento em todos esses bairros estará normalizado até o final da tarde de hoje, sexta-feira (22). De acordo com Pedro Alberto Caes, engenheiro do Departamento de Operação e Manutenção do Semae, a rede utilizada na interligação foi de 500 milímetros, de ferro fundido, e vai melhorar, gradualmente, o abastecimento mesmo antes da conclusão total da interligação entre os reservatórios. “Além da adutora, também estamos ampliando a Casa de Bombas da Pauliceia, o que vai melhorar a pressão”, explica Caes. Os serviços de interligação de adutora no reservatório da Pauliceia realizados necessitaram da interdição parcial da rua Marilice Rodrigues da Silva Pinto, além da montagem de uma base para os serviços, que inclui uma oficina volante, além do uso de máquina escavadeira e caminhão. No total, mais de 20 pessoas trabalharam no local durante 20 horas. “O serviço é complexo. Tivemos interferências de outras redes existentes para executar essa, que é maior (500 mm), e a tubulação é de ferro, mais difícil de trabalhar porque temos de cortar material. O que conseguimos preparar antes, preparamos. E ainda há surpresas: uma peça apresentou defeito, só detectado após a montagem. Daí tivemos de desmontar e montar novamente”, explicou Caes. Para realizar a obra foi preciso interromper o abastecimento, esvaziando os reservatórios da Paulicéia (são dois com 250 mil litros, um com 550 mil litros e outro com 5,4 milhões). “Aproveitamos para fazer a lavagem e a desinfecção desses reservatórios, serviço que é constante para manter a qualidade da água, além de outros serviços de manutenção na casa de bombas da Unificada-Pauliceia (troca de painel elétrico) e na ETA Luiz de Queiroz no sistema de cloração”, concluiu o engenheiro Pedro Alberto Caes.

VOLTO AMANHÃ.

ATÉ LÁ.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.