SEMUTTRAN INSTALA PROJETO PILOTO (SINALIZAÇÂO ESPECIAL) PARA REDUZIR VELOCIDADE

(Leia no PONTO FINAL)

BOM DIA.

Setembro, a estação das flores já se despediu. Chega outubro, consagrado a Nossa Senhora Aparecida e as crianças. Quanto ao tempo e temperatura, pouca coisa deve mudar. Com o final do ano se aproximando, a expectativa de chuva deve aumentar. Também muito sol e calor. Todos gostam do verão, contudo, se a chuva não vier o sofrimento e preocupação serão grandes, pois faltando água nas torneiras e o preço da energia elétrica lá em cima, ninguém estará feliz. Pelo contrário. Por isso, vamos torcer para que as coisas se acertem. Mas, o maior sonho, continua sendo o fim da pandemia. Um bom dia para você.

O QUE
ELES DIZEM

Robert Kaplan, president of the U.S. Federal Reserve Bank of Dallas, speaks at the Council on Foreign Relations in New York, U.S., on Wednesday, May 31, 2017. Kaplan is sticking to his outlook for two more interest-rate increases this year, even as he acknowledged recent declines in U.S. core inflation. Photographer: Michael Nagle/Bloomberg via Getty Images

MEDICALIZAMOS EM EXCESSO E IGNORAMOS OS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO DAS DOENÇAS”.

Robert Kaplan (Professor da Universidade Stanford e psicólogo americano em entrevista publicada pela Folha de S. Paulo).

OLHO NO OLHO

Uma pergunta que muitos fazem: como estará a nossa economia em 2022? Não é fácil acertar. Lendo ou ouvindo especialistas da esquerda, todos se mostram pessimistas e apresentam mil problemas pela frente. Já os otimistas garantem recuperação e garantem que a economia brasileira se destacará em comparação com outras nações, igualmente afetadas pela pandemia. É esperar para ver.

OPINIÃO

Quando das informações prestadas pelo Centro de Comunicação Social da Prefeitura de Piracicaba, o ideal é a divulgação completa. Logicamente não é culpa dos jornalistas, pois cumprem ordem. Exemplo: ao anunciar vacina, por que omitir o nome da vacina? Quando da primeira e segunda doses, realmente era difícil, até impossível escolher, Mas agora, com várias no mercado, vamos selecionar não a melhor, e sim a mais indicada. Todos nós sabemos que a CoronaVac não é a ideal como reforço ou terceira dose. Então, é preciso esclarecer a população. Qual vacina estará disponível em Piracicaba? O que dizem as autoridades médicas locais? Teremos chance quanto a uma outra? Informar, orientar, prestar serviço, ajuda e muito.

NOTÍCIA/INFORMAÇÃO/PRESTAÇÃO DE SERVIÇO.

Bastou a Casa Branca informar que os viajantes vacinados do Brasil poderiam entrar no país a partir de novembro, para disparar a procura por passagens. Cresceu 50% em questão de dias. Aliás, aviação civil também, rapidamente se movimenta para o novo normal. Duas novas companhias entrarão em Congonhas na próxima temporada, iniciando operação de expansão de voos já agora em outubro. Se a presentaram a Ita e a Total, elas que até então estavam privilegiando o setor de carga. Deve retomar voo com passageiros.

PONTO FINAL


Para elevar a segurança do trânsito da cidade, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), realiza projeto-piloto de instalação de Linhas de Estímulo à Redução de Velocidade, conhecidas como LRVs, em vias do município com grande fluxo de veículos. Essas vias foram identificadas pela equipe técnica da Pasta como passíveis de ocorrência de acidentes de trânsito e onde se deseja reduzir a velocidade dos veículos. Nesta semana, cinco vias já receberam a nova sinalização. De acordo com a Semuttran, com a compilação dos resultados do projeto-piloto, outros locais também poderão recebê-la. “As linhas são construídas de forma a influenciar o comportamento do motorista, que reduz a velocidade dos veículos sabendo que à frente há algum obstáculo, como uma curva ou uma travessia de pedestres, ou um cruzamento”, explica a secretária da Semuttran, Jane Franco Oliveira. “A implantação de ações para elevar o nível de segurança de todos os modais em Piracicaba é uma preocupação constante da atual Administração”, complementa Jane. De acordo com a Semuttran, já foram instaladas LRVs no cruzamento da estrada José Francisco Perez Gonzales com a estrada Heitor Soledade; na estrada Piracicaba-Anhumas entre os KM 10 e KM 11; na avenida Doutor Paulo de Moraes acesso para a avenida 31 de Março; na rua José Benitiz Gregório, na Vila Prudente; e na avenida 9 de Julho, na altura do cruzamento com a avenida Doutor Paulo de Moraes. Estão programadas também para receber as LRVs a rua José Polezel, no bairro Jardim Itamaracá; e a avenida Pompeia, cruzamento com a rua Ormindo de Camargo, na Nova Pompeia.
“Esses locais foram escolhidos por conta de excesso de velocidade, então a principal função das LRVs é tentar reduzir a velocidade, uma vez que são pontos de cruzamento ou curvas, como ocorre nas estradas vicinais que as receberam. Isso para trazer mais segurança nas nossas vias e evitar acidentes no trânsito de Piracicaba”, afirma Ricardo Piton, chefe de Educação e Segurança no Trânsito da Semuttran.
De acordo com o Manual Brasileiro de Sinalização, as Linhas de Estímulo à Redução de Velocidade são um “conjunto de linhas contínuas, na cor branca, posicionadas transversalmente ao fluxo de veículos, com espaçamento entre si variável e decrescente no sentido do tráfego, de forma a induzir o condutor a reduzir a velocidade do veículo”.
Segundo o manual, a instalação é indicada antes de curvas acentuadas, declives acentuados, cruzamentos rodoferroviários, ondulações transversais, ou onde estudos de engenharia indiquem a necessidade. “Os resultados positivos de sua utilização foram verificados em várias cidades do Brasil e do mundo”, comenta ainda a secretária da Semuttran.

VOLTO AMANHÃ.

ATÉ LÁ.

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