COMEÇA HOJE (3) A VACINAÇÃO PARA QUEM TEM 28 ANOS OU MAIS.

(Leia no PONTO FINAL).

BOM DIA.

Na primeira semana de agosto, o frio foi (ou vai) embora. Não volta? Dizem que sim. Pelo menos mais vez em agosto, com nova frente fria. Mas, viveremos os próximos dias com máximas de 25, 26 e 27 graus, dependendo do dia e mínima (também variando), de 14 a 17 graus. Nada de chuva. Na próxima semana, o termômetro apontará sempre para acima de 30 graus. E, a nossa aniversariante Piracicaba continua comemorando seu aniversário no presente mês (254 anos). Destaque para a programação cultural, que comanda a pauta das festividades. Um bom dia para você.

O QUE
ELES DIZEM

“SINTO-ME FELIZ E ORGULHOSO POR SER BRASILEIRO. TEMOS UM PAÍS MARAVILHOSO QUE PRECISAMOS VALORIZAR”.

Bruno Fratus (Medalha de bronze nos 50 m livre da natação/Olimpíadas de Tóquio).

OLHO NO OLHO

A arbitragem no futebol brasileiro cada vez se mostra mais problemática. No jogo de sábado (1), São Paulo e Palmeiras, Luiz Flávio de Oliveira mostrou como um árbitro de futebol não deve se comportar: faltou-lhe personalidade. Ele estava bem colocado, perto, praticamente junto dos lances polêmicos. O VAR surgiu para auxiliar, ou seja, ajudar o árbitro de campo, mas a CBF ainda não conseguiu explicar que ele, o árbitro, continua sendo a maior autoridade em campo. Ele é o árbitro central ou principal, e tem a obrigação de interpretar e decidir, jamais deixando ou permitindo que o árbitro da cabine resolva. O futebol tem 17 regras e todas propõe interpretação. Do jeito que as coisas caminham no futebol brasileiro, logo não precisará mais de um árbitro no campo. Sempre lembramos do argentino Nestor Pitana, eleito pelo FIFA em 2014, o melhor do mundo, que num jogo importante, passou o seguinte recado para os homens do VAR: “Só me chamem no caso de um erro absurdo. Se precisar peço ajuda. Quem decide sou eu”. É preciso pensar ou dizer mais?

OPINIÃO

As noites e madrugadas continuarão sendo emocionantes. Motivo? os Jogos Olímpicos. É bom demais, um privilégio, ver os melhores atletas do mundo competindo. É evidente que a maior atenção sempre fica para os brasileiros e brasileiros. Grandes feitos como da menina Rayssa Leal, Rebeca Andrade, Bruno Fratus, Ítalo Ferreira, Mayra Andrade, Daniel Cargnin, Kelvin Hoefler, Fernando Scheffer, porém, de tirar o folego, duas disputas: do tênis com a dupla Luísa Stefani e Laura Pigossi, conquistando medalha inédita e o vôlei masculino ainda atrás de uma medalha, contudo fazendo um jogo espetacular contra a França (3×2), com o segundo set terminando 39 a 37. Infelizmente não deu para o futebol feminino, porém, com certeza, virão mais medalhas, pois temos atletas e modalidades avançando. Imperdível.

PONTO FINAL

A Prefeitura de Piracicaba (Secretaria Municipal de Saúde), abriu ontem, dia 2 de agosto, agenda para vacinar contra a Covid-19, (1ª dose), pessoas com 28 anos ou mais. Esse grupo precisa fazer o agendamento no site VacinaPira (https://vacinapira.piracicaba.sp.gov.br/cadastro/blk_inicial/). De acordo com o estoque de doses recebidas do Ministério da Saúde e a logística para aplicação dessas doses no município, as vagas disponibilizadas são para as pessoas a serem vacinadas com a 1ª dose nos dias 3 (hoje), amanhã (4), quinta (5) e sexta-feira, dia 6 de agosto. O agendamento é feito automaticamente pelo sistema. Desta forma não é possível escolher o dia. Após as vagas disponibilizadas serem preenchidas, a previsão de nova abertura de agendamento é para a próxima quinta-feira, depois de amanhã, dia 5 de agosto. Por outro lado, há vagas também para aplicação da 2ª dose. Quem tomou a 1ª dose da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz até 15 de maio e quem tomou a 1ª dose da CoronaVac/Butantan até17 de julho, já podem agendar. Para agilizar a aplicação da dose no ato da vacinação, a população já deve ter cadastrado o CPF no site VacinaJá, do governo do Estado de São Paulo, com antecedência. (Link Vacinajá:https://vacinaja.sp.gov.br/). Vale ressaltar que o VacinaJá é um cadastro e é necessário fazer o agendamento da vacinação no VacinaPira, do município.

VOLTO AMANHÃ.

ATÉ LÁ.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.