FASE DE TRANSIÇÃO VAI ATÉ DOMINGO DIA 9. SERÁ?

(Leia no PONTO FINAL).

BOM DIA.

A previsão ontem (3), continuava apontando para uma semana com sol, sem chuva, temperatura média de 30 graus. O frio ainda não chegou, embora tenhamos madrugadas frias, com os termômetros ficando sempre entre 14 e 15 graus. O que faz falta e preocupa, é a falta de chuva. Nosso rio (Piracicaba) já mostra pedras e existe o receio quanto um período longo sem a abençoada água. Sofre a lavoura, os reservatórios e também nossa saúde. Nosso querido Monsenhor Jorge Simão Miguel, nas suas missas, jamais esquece da oração pela chuva. Que ele seja atendido. Um bom dia para você.

O QUE
ELES DIZEM

Divulgação/Mila Petrillo

É PRECISO FORMAR MENTES CRÍTICAS EM TEMPOS CRÍTICOS”.

Marlova Jovchelovitch Noleto (Representante da Unesco no Brasil. Em entrevista a Folha de S. Paulo, ela alerta sobre a necessidade da alfabetização mediática e da informação, abordando o valor do bom jornalismo, a necessidade de verificar-se a fonte, a certeza de ser honesta, verídica, antes de consumi-la e repassá-la).

OLHO NO OLHO

Tivemos manifestação dia 1 de maio. Milhões nas ruas vestindo o verde amartelo. O povo deve mesmo se apresentar, mostrar sua preferência, aplaudir, também criticar, mas sempre mantendo a ordem. Nada de violência, depredações, conflitos e outras coisas ruins. Também não precisa baixar o nível, com difamações e calunia. Basta estar na rua, se quiser, exibir cartazes, mandando seu recado, mostrando pertencer a uma população esclarecida e educada. São momentos assim, como o do último sábado (1), que um povo pode provar ser inteligente e dar bons exemplos, principalmente para seus filhos e netos. Embora para muitos, honestidade e educação já não sejam mais valores básicos para a formação do bom caráter, felizmente uma boa parcela da comunidade ainda quer e sabe que precisa ser idônea para ser valorizada e respeitada.

OPINIÃO

As informações são de que tudo transcorreu com absoluta normalidade no Ginásio Municipal de Esportes no sábado (1), quando da vacinação contra a Covid-19 para quem tem 63 anos ou mais. Ótimo. Isso é o certo, tudo o que a população precisa, merece, com a Secretaria Municipal de Saúde cumprindo com sua obrigação. Um total de 812 pessoas receberam a primeira dose. É bom reafirmar que, desde ontem (3), todas as semanas, de segunda a sexta, as vacinações contra a Covid-19 vão ser realizadas no Ginásio Municipal “Waldemar Blatkauskas”. Aos sábados, caso haja necessidade. Não é fácil organizar vacinação ou vacinações, lembrando que muitas outras continuam sendo oferecidas e estamos na fase da influenza (gripe). O poder público faz a sua parte e é preciso que o cidadão (a), não deixe de praticar a sua, esperando pacientemente pela sua vez (a oferta é muito mais que a demanda), tendo todos os cuidados necessários, não se aglomerando e portando a máscara. A pandemia não vai acabar já e a vacina, um presente que devemos agradecer sempre, não garante totalmente sua saúde, sendo preciso continuar com as providências que todos nós já conhecemos.


Atenção: hoje (4) às 12 horas, início do agendamento para vacinar pessoas com 60 anos ou mais. A Prefeitura recebeu 12.656 novas doses da vacina. Vacinação a partir de amanhã, quarta-feira (5) no Ginásio Municipal de Esportes.

PONTO FINAL

De 1 a 9 de maio, portanto até domingo próximo, a cidade de Piracicaba, de acordo com determinação do governo paulista, cumpre a fase de transição em época de pandemia. O prefeito Luciano Almeida assinou decreto (18.696) que permitiu e permite segmentos do comércio a reiniciarem fase de readaptação, podendo abrir, contudo, tendo a obrigação de respeitar determinações de restrições. Lembramos que restaurantes e bares podem atender presencialmente das 6 às 20 horas; existindo também horários específicos para shopping, salões de beleza e academias. Outro detalhe é a redução da capacidade operacional com 50% para determinados segmentos e 25% para outros, aliás, como determina a regra recomendada pelo Centro de Contingencia do Coronavírus do governo do estado de São Paulo. No mais, é torcer para que não haja volta, ou seja, novas determinações que costumam acontecer as sextas-feiras, que venham a novamente fechar estabelecimentos comerciais. A ordem agora, é vacinar, tomar os cuidados necessários e lutar pela recuperação de empresas e empregos.

VOLTO AMANHÃ.

ATÉ LÁ.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.