“Se tem futebol no rádio, tem alegria do povo”: Gerson Mendes faleceu ontem (12) em Petrópolis

(Leia no PONTO FINAL).

BOM DIA.

Semana com sol, calor, média de 28 graus), com pancadas de chuva até amanhã e depois a partir de sexta-feira. Será assim? Pelo menos são as previsões dos meteorologistas. Segue a fase vermelha no estado de São Paulo por conta da pandemia, com decreto valendo até domingo, dia 18. As informações são pela tendência de regredir de fase (laranja) com anuncio na sexta, dia 16, porém, tudo dependerá dos números da Covid-19 nos próximos dias. A verdade é que abril se mostra perigoso, com a doença atingindo o seu pico, daí a preocupação notadamente com respeito a leitos e UTIs. Independente da fase, a ordem é se cuidar, jamais se aglomerar e deixar de usar máscara. Um bom dia para você.

O QUE
ELES DIZEM

NÃO ME PARECE QUE A CPI SE PROPONHA A BUSCAR SOLUÇÕES PARA O NÚMERO DE MORTOS, PARA A AUSÊNCIA DE LEITOS, DE OXIGÊNIO, A FALTA DE INSUMOS E MEDICAÇÃO”.

RODRIGO PACHECO (Presidente do Senado Federal sobre a decisão do STF determinando a instalação da CPI da Covid-19).

CURTAS&MISTURADAS

SEIS óbitos ontem (12) em Piracicaba (quatro homens e duas mulheres): mais 138 novos casos contaminados (59 homens e 79 mulheres).● ANALISTAS políticos analisam que a governabilidade do país corre risco em razão da CPI da Covid-19 e acusações entre Paulo Guedes (Ministro da Economia) e Airton Lira (Presidente da Câmara Federal).● OPOSIÇÃO e jornalistas militantes não escondem esperança de ver Jair Bolsonaro comprometido com a CPI da Covid-19: aliados do governo querem que a CPI analise também atuação de governadores e prefeitos. CÂMARA Municipal de Piracicaba reúne hoje (14 horas) autoridades do Hospital Ilumina e da Prefeitura Municipal para debaterem acusação sobre retenção de verba (R$ 700 mil proveniente de emenda parlamentar) por parte do município que se defende alegando ausência da prestação de contas por parte do hospital. ● TÉCNICO do Palmeiras, Abel Ferreira, vai ter que mudar seu comportamento a beira do gramado: Abel fica exageradamente irritado quando o seu time está perdendo. ● PREÇOS disparando, economia encolhendo e, com isso, são muitas as dificuldades quando das negociações salariais: nem perdas salarias nos últimos 12 meses está e conseguindo. obter.● PRÓXIMO leilão envolvendo aeroportos brasileiros deverá envolver os principais de São Paulo e Rio de Janeiro: o primeiro leilão, na semana passada, envolvendo 11 aeroportos do sul e norte do país, rendeu R$ 3,3 bilhões.● RITMO acelerado do Campeonato Paulista (Série A-1) agora tem jogos todos os dias da semana: governo paulista e Promotoria Pública permite futebol apenas depois das 20 horas. ● ESPECULAÇÕES não faltam sobre substituto de Faustão a partir de 2022 na Globo: todo dia tem um nome diferente, ou seja, gente atirando para todo lado. ● PIRACICABA deixou a fase emergencial e está na vermelha, mas a necessidade de isolamento está longe do ideal: precisando de 50 a 55%, a média é de 40% a 45%. SEMANA tensa em Brasília: em discussão a CPI da Covid-19 e o orçamento da União para 2022, fora a agitação nos bastidores cada vez mais fortes e intensos. ● FLAMENGO tem mais time que o Palmeiras, mas o elenco do Verdão (banco) é superior ao do time carioca. ● EXPECTATIVA de vacinar todos com 60 anos ou mais neste mês de abril. ● CAMPANHA “Comida Já”, com participação da Acipi, Simesp e Unimed, vai até o dia 23 de abril: informações pelo fone (19) 99755-9551. ● EMPRESA CVC sofreu e sofre muito com a pandemia: ela se organiza para pós pandemia, e quando da retomada das viagens pensa em privilegiar pacotes direcionados aos idosos. ● SECRETARIA Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, notificou a Facebook: quer explicações pelo vazamento de dados de 500 milhões de usuários, sendo 8 milhões no Brasil.

PONTO FINAL

Depois de 108 dias no Hospital Alcides Carneiro, distrito de Corrêas (Petrópolis), o radialista/narrador Gerson Mendes faleceu na manhã de ontem (12), às 6 horas. Sem velório em razão da Covid-19, com urna lacrada, o sepultamento acontece hoje (13), às 9hs30. O drama que no início não era drama, começou em setembro, dia 3, com febre e dor de cabeça: Gerson logo pensou na Covid-19. Mas, não era.

Resultado deu negativo. Uma semana depois, urologista constatou problemas na próstata e no intestino e recomendou uso de sonda além de outros medicamentos. Teve início uma bateria de exames e no dia 17 de setembro chegou-se ao câncer na próstata.

Nesse período, um grupo de amigos (Roberto Morais, Fernando Lopes, Mário Luiz, Edvaldo Tietz e nós), se movimentou para trazer o Gerson para Piracicaba. Dr. Pedro Melllo, amigo de todos, e na época secretário municipal de Saúde, se colocou a disposição para ajudar no que fosse preciso. Contudo, a decisão tinha que ser do Gerson e da família. Optou por permanecer em Petrópolis.

De lá até a cirurgia em dezembro, dia 16, muitas inúmeras consultas, contatos e exames. Gerson Mendes estava bem com os remédios, tanto assim que gravou com tranquilidade um vídeo para o XV de Piracicaba, na comemoração dos seus 107 anos. Mas, depois da cirurgia, iniciou-se o calvário: dor e sofrimento todos os dias.

Teve alta dia 17 de dezembro, contudo, na madrugada do dia 18, 1 (uma) hora, com fortes dores, retornou ao hospital. Nova alta hospitalar e novamente a necessidade da internação dia 25 de dezembro. Não saiu mais.

Até 31 de dezembro, data do seu aniversário, conversávamos todos os dias: mensagens e áudio no WhatsApp. A partir do dia seguinte, nosso contato passou a ser com a sra. Vilma, esposa do Gerson. Tínhamos ocasionalmente informações também através da filha Tatiana e do filho Marcelo.

Dia 4 de janeiro gravou um vídeo e sem a família saber postou na rede social (Facebook) dizendo que tinha dor intensa, não suportava mais e se entregava. Foi a última vez que se mostrou consciente. No mesmo dia foi para a UTI. Semanas depois viria a sofrer com a Covid-19. Mas superou. Porém, o problema na próstata e no intestino se apresentava cada vez mais grave.

Dia 6 de fevereiro, seus médicos comunicaram a família que pouco ou quase mais nada era possível fazer em razão da infecção generalizada e Gerson Mendes viveria por mais algumas horas ou dias. Contudo, o valente narrador lutou e melhorou. Posteriormente voltou a ter uma recaída e grave. Novamente atacado pela Covid-19 (segunda vez) foi entubado. Com o pulmão totalmente comprometido, foi isolado com os médicos comentando o quanto era forte, explicando aos seus familiares que pessoas com pulmão em estado bem melhor não resistiam. Em estado grave, sua vida era questão de horas ou dias. Mais quanto?

Ontem (12) perdeu a batalha. Foi para o céu, juntando-se a grandes e consagrados nomes. Gerson Mendes foi apresentado a Rádio Difusora de Piracicaba por Roberto Morais a dupla José Roberto Soave e Luiz Gonzaga Hercoton em 1985. Vinha de Minas Gerais (Pato de Minas), também brilhou na Rádio Itatiaia. Contudo, queria viver e trabalhar em São Paulo. Surgiu Piracicaba e não pensou duas vezes: avisou a família: “Vamos para a terra do XV!”.

Aqui, seus dois filhos e uma filha cresceram e se casaram. O Marcelo continua morando na Noiva da Colina. Com a Difusora deixando de transmitir jogos do XV, aposentado, achou que era hora de reencontrar seus familiares em Petrópolis. Foi e garantiu que mês sim, mês não, estaria em Piracicaba para ver o filho e rever seus inúmeros amigos. Não deu tempo.

Ainda em Piracicaba, como sua jornada diária na emissora era de apenas meio período, decidiu comprar um bar dizendo que lá reuniria seus amigos para bate papo. Faleceu sem realizar um sonho: ganhar na loteria. Dizia sempre: “Caso eu venha a ganhar na loteria, não saio mais de Piracicaba”. Na lotérica do Lazinho, seu patrocinador no “Show da Manhã”, fazia as apostas.

Gerson Mendes, exemplo de profissionalismo: impossível faltar de um compromisso e exigia dos colegas de trabalho pontualidade. Deixa saudade por causa dos seus exemplos e ensinamentos.

Nasceu petropolitano e botafoguense em 31 de dezembro de 1948. Faleceu piracicabano (recebeu título na Câmara Municipal de Piracicaba em 2013), e quinzista no dia 12 de abril de 2021. Apaixonou-se pela camisa zebrada.

Uma pena a despedida longe de Piracicaba, sem as inúmeras homenagens que merecidamente receberia. Fica a saudade. Muita saudade.

VOLTO AMANHÃ.

ATÉ LÁ.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.