CPI e Comissão de Ética sempre com resultados negativos

(Leia no PONTO FINAL).

BOM DIA.

Temos sido críticos com respeito a forma com que a Secretaria Municipal de Saúde de Piracicaba tem trabalhado a logística para as vacinações contra a Covid-19. Principalmente quando envolve os idosos. As razões já tivemos a oportunidade de apontar. Mas, vamos fazer justiça:  sentimos nossas autoridades preocupadas em aperfeiçoar o planejamento. Prova disso, é o constante aumento dos pontos de vacinação que começou com apenas cinco (5) e chega agora a vinte e nove (29). Ótimo. Ainda defendemos drive thru para idosos com 80 anos ou mais, no entanto, criando pontos por toda a cidade, a situação melhora e muito. Também temos informações do bom serviço sobre o agendamento. Tomara que dê certo e que a Secretaria Municipal continue se dedicando a evoluir. A única saída para combater a Covid-19 é a vacina e acreditamos que, com o passar dos dias, ainda que de forma lenta, cada vez mais teremos gente vacinada em nossa cidade. Um bom dia para você.

O QUE
ELAS DIZEM

Foto: NELSON ALMEIDA / AFP)

“ACREDITO QUE CHEGOU A HORA DE A SOCIEDADE ASSUMIR O PROTAGONISMO NA POLÍTICA BRASILEIRA. PARTICIPEI DE TRES CAMPANHAS E JÁ DEI A MINHA COLABORAÇÃO. ME VEJO LONGE DE 2020 E DEFENDO UMA FRENTE PRÓ-CIRO”.

Marina Silva. (Ex-ministra e fundadora da REDE).

CURTAS&MISTURADAS

● ARTHUR Lira, presidente da Câmara dos Deputados, diz que a PEC que visa blindar parlamentares, não garante imunidade plena e dará caminho para a Justiça em caso de prisão. ● ESMAGADORA maioria da população brasileira (principalmente povo paulista) é contra o lockdown: não resolve e afunda a economia. PALAVRAS do ministro Paulo Guedes: “Perda de tempo me jogar contra o presidente (Bolsonaro) ou ele contra mim, pois só deixo o governo se ele me demitir ou disser que perdeu a confiança no meu trabalho”. ● SEM miséria: a Câmara, nos EUA, aprovou pacote de US$ 1,9 trilhão para ajudar a economia do país: mas, falta a aprovação do Senado. ● PESQUISA mostra que o brasileiro está aprendendo a valorizar o seu dinheiro na pandemia e já pensa bem mais em poupar, mudando seus hábitos de gasto. ● ASSESSORES próximos (também amigos) do presidente Jair Bolsonaro o aconselham a buscar um diálogo de aproximação com governos estaduais: explicam que, sem união, a pandemia não será derrotada. ● GANHOU manchetes nacionais e internacionais a declaração do ministro Paulo Guedes (Economia) alertando sobre o perigo do Brasil virar uma Argentina e até Venezuela, caso não pare de se endividar. ● DEPOIS da intromissão na vida administrativa da Petrobrás, o governo federal encontra muitas dificuldades para recolocar a ordem na casa. ● CRESCE e bastante o número de empresas no Brasil que são atraídas pela energia solar: nos últimos meses, constatou-se uma média de 450/mês novos estabelecimentos. ● CIENTISTAS brasileiros alertam sobre o aparecimento cada vez mais frequente de doenças raras, que já atingem 13 milhões de pessoas em nosso país: explicam a necessidade de investimento em pesquisas e parcerias para agilizar diagnósticos.

PONTO FINAL

Vereadores de Piracicaba protocolaram a CPI da Merenda. Logicamente existem razões para isso. Sempre causa revolta quando trabalhadores sofrem com salários e benefícios atrasados, vítimas de um tratamento inconcebível nos tempos atuais. Ignora-se completamente seus direitos. Já vimos isso várias vezes envolvendo os trabalhadores da coleta do lixo. No entanto, confessamos nosso pessimismo quanto aos resultados realmente práticos, em se tratando de uma Comissão Parlamentar de Inquérito. Ela demora, se arrasta, desgasta, toma tempo precioso de muita gente, criando mais expectativas do que resultados. Naturalmente, isso não acontece apenas aqui, pelo contrário, vemos em todas as casas legislativas, numa ferrenha queda de braço entre as partes interessadas. Uma saída? Sim. No caso de uma grande maioria no parlamento se colocar a favor da causa, da CPI, as chances de sucesso podem ser boas. Contudo, é difícil, para muitos, até impossível acontecer. Em certos casos, talvez o mais sensato, é provocar encontros ou reuniões envolvendo as partes e  buscar uma solução. E, o Conselho de Ética? Sempre, a presença absoluta do cooperativismo. Muito, mas muito difícil a consolidação da justiça. Por outro lado, existe uma expectativa: como se comportaria a nova Câmara de Vereadores de Piracicaba?

VOLTO AMANHÃ.

ATÉ LÁ.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.