O prefeito e as cobranças: é preciso tempo e paciência

(Leia no PONTO FINAL).

BOM DIA.

A Covid-19 avança. Apesar de muitos considerarem a Globo, a Folha (entre outros) sensacionalistas ou parciais, não podemos ignorar a pandemia. Infelizmente, significativo número de pessoas pelo Brasil afora, não querem entender e se arriscam, e o pior, também colocam em risco a vida do próximo. Máscara é indispensável, evitar aglomerações uma ordem, mas, a verdade é que somente a vacina poderá nos devolver pelo menos um pouco de segurança e tranquilidade. O problema é a escassez do abençoado imunizante, pois o mundo inteiro corre atrás da vacina, com demanda gigantesca. Também existe a lentidão nas aplicações, muitas vezes por culpa das próprias pessoas encarregadas, inexperientes ou incapazes, não conseguindo acertar na logística. O Brasil tem condições (e estrutura) para vacinar um (1) milhão de pessoas por dia, mas está conseguindo no máximo (média) duzentas (200) mil pessoas/dia. Nesse ritmo, o sofrimento perdurará por longo tempo. Grandes empresas se movimentam para ajudar: a ideia é ter um fundo para comprar e doar vacinas ao governo. Seria ótimo e uma solução. Um bom dia para você.

O QUE
ELES DIZEM

Foto: Rodolfo Loepert / Divulgação

“QUEM FOR CONTRA O BOLSONARO NO SEGUNDO TURNO TEM TENDÊNCIA DE GANHAR A ELEIÇÃO. O MENOS CAPAZ É O PT QUE TEM UM DONO QUE NÃO OUVE NINGUÉM. MINHA TAREFA É DERROTAR O PT NO PRIMEIRO TURNO. É A NOSSA ÚNICA CHANCE”.

Ciro Gomes/PDT (Pré-candidato a Presidência da República em 2022).

CURTAS&MISTURADAS

 ● TOQUE de recolher (noite/madrugada): é o que secretários estaduais de saúde querem do governo federal: dará certo e seria o melhor caminho? CLOROQUINA continua na agenda mesmo com um (1) ano de pandemia: simples verificar que parte da população e também dos médicos usam, então, por que combater como se a mesma fosse veneno?  ● ORDEM no Judiciário seria passar um pente fino na Lava Jato com o intuito de desmoralizar Sérgio Moro e libertar Lula: se ninguém atrapalhar, pode dar certo. ● GOVERNO paulista (João Dória) diz que se preciso, irá a Justiça para que o Governo Federal (Jair Bolsonaro) pague as seringas e agulhas que estão sendo usadas contra a Covid-19. ECONOMISTAS garantem: novo auxilio emergencial (250 reais durante quatro meses) é um grande risco sem que aconteça corte de gastos. PRESIDENTE Jair Bolsonaro anunciou que zerou impostos federais sobre combustíveis e gás de cozinha. ● AMIGOS de Geraldo Alckmin querem vê-lo disputando o governo paulista em 2022, enquanto João Dória diz que o mesmo deve disputar o Senado Federal: objetivo do governador é deixar caminho aberto para Rodrigo Garcia e Cauê Macris de olho no Palácio dos Bandeirantes. ● ESPERANÇA: são várias as autoridades brasileiras que garantem um número muito maior de vacinas contra a Covid-19 a partir de abril e maio. ● OPINIÃO de Hamilton Mourão, vice-presidente da República: “A intenção é apenas a de ser contra o presidente (Bolsonaro): ele é contra lockdown e por isso recebe críticas, mas se resolver mudar, se colocar a favor, esses mesmos serão contra”. ● PT não abre mão do protagonismo, no entanto, para analistas políticos, suas chances estão em compor por não ter nomes e nem discurso para uma disputa presidencial.

PONTO FINAL

Não é difícil encontrar nas redes sociais, piracicabanos (as) reclamando. Já vimos: “Mudou o prefeito, mas o Semae continua o mesmo”. Ou então: “Nova administração, porém, os buracos nas ruas são antigos”. É o povo se manifestando. É evidente ser preciso dar tempo ao tempo e mostrar paciência. Poderíamos até dizer inteligência. Ninguém muda nada do dia para noite. Impossível consertar falhas estruturais num toque de mágica. Dias atrás, Luciano Almeida esteve na rádio Jovem Pan News e disse a Roberto Morais e Adriana Passari: “Esperem pelo menos 100 dias e começarão a ver resultados”. O prefeito assinalou que ele (e secretários) estão conhecendo os problemas da cidade para em seguida montar um planejamento e agir. São quatro anos de trabalho e até aqui se passaram tão apenas cinquenta e um (51) dias. É preciso bom senso e confiar. Existe ainda outros detalhes: determinado prefeito pode ser forte num segmento e falho no outro. Barjas Negri, por exemplo, pode ter falhado e por isso perdeu a eleição, porém, impossível ignorar seu acerto na educação e saúde. Luciano Almeida será capaz de resolver o problema crucial da água? Pode ser que sim. Pode até se consagrar. Problemas não faltam, não faltarão e pode ter certeza de que Luciano Almeida também será elogiado e criticado. É normal. Faz parte da vida. Impossível agradar a todos. Mas, ele precisa e merece ter o seu tempo e o apoio de uma cidade que o elegeu e se o elegeu, tem sentido muita expectativa. Luciano Almeida mostra-se empenhado, confiante, bem intencionado e merece não 100, mas 200 dias no mínimo de muita compreensão por parte da população de Piracicaba. Administrar uma cidade com 400 mil habitantes, numa época de crise sanitária, não é fácil. Pelo contrário. 

VOLTO AMANHÂ.

ATÉ LÁ.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.