Aglomerações no carnaval: combate difícil

(Leia no PONTO FINAL).

BOM DIA.

A vacinação está acontecendo. Mas, lentamente. Devagar. Segundo especialistas, a economia de um município se recupera, na medida que as imunizações acontecem. Sendo assim, é preciso acelerar e cabe as autoridades se movimentarem. Com a população vacinada, haverá mais tranquilidade para circular e o perigo diminuirá. A princípio, mesmo com vacina, nada de descartar máscara, higiene e aglomeração, contudo, haverá mais segurança. A vantagem, é a certeza de menos gravidade, sem necessidade de internação. A vacina praticamente evita morte consequência da Covid-19. Determinadas rotinas, aos poucos, poderão ser retomadas. Por isso, todos os esforços dos prefeitos, secretários da saúde e inclusive dos vereadores que podem cobrar, são benvindos. No final da tarde de ontem, já com o BLOG finalizado, chegou uma triste notícia: nosso amigo Celso Ribeiro, quatro décadas de Difusora, faleceu em sua residência.  Amanhã, falaremos do Celso, são-paulino, profissional competente, leal, criativo na mesa de som, companheiro inseparável da Dinorá, agora morando no céu. Um bom dia para você.

O QUE
ELES DIZEM

“Geraldo Alckmin é o nosso candidato a governador em 2022. O PSDB fará prévias”.

Pedro Tobias (Ex-deputado e aliado do ex-governador paulista).

CURTAS&MISTURADAS

● MARCELO Cançado, diretor da Rede Drogal, esteve na Jovem Pan News ontem (15) e, entrevistado por Roberto Morais e Adriana Passari no Jornal da Manhã, disse que a Drogal atualmente com 202 lojas em 82 municípios, planeja este ano chegar a 230 unidades. ● LUCIANO Hang, dono da Havan, foi até a cidade de Bauru, apoiar a prefeita Suéllen Rosim, no protesto contra o fechamento do comércio: ela recebeu forte crítica do governador João Dória por não seguir o decreto determinando fechamento das lojas e, provavelmente por ter procurado ajuda em Brasília, visitando o presidente Jair Bolsonaro. ●  VAR (árbitro de vídeo) cada vez mais desprestigiado no Brasil: clubes argumentam que o aparelho está fazendo a função que seria do árbitro dentro do campo. ● VIGOR lança uma novidade envolvendo o iogurte: embalagem será de papel e não de plástico. ● OUVINTE ligou para o Titio Luiz (Programa da Amizade na Educadora AM) dizendo que monumento homenageando o seresteiro piracicabano Cobrinha (Vitório Angelo Cobra) está abandonado. ● SANTOS que vai ficar sem o Cuca, procura novo técnico, que deverá ser brasileiro: fala-se em Lisca (Luiz Carlos Cirme Lima de Lorenzi, 49 anos, ex-goleiro, atualmente técnico do América Mineiro. ● GOVERNO Federal vai mandar projeto para a Câmara dos Deputados criando novo auxilio emergencial no valor de 250 reais por até 4 meses: exigência maior será pela fiscalização para evitar fraude como aconteceu quando dos 600 reais. SACOS de lixo depositados na rua Governador, em pleno horário comercial, provoca imagem negativa. ● CAMPEONATO nem começou e, como sempre, o XV já tem problemas de contusões. ● EMPRESAS aéreas aumentaram em até 20% o valor das passagens neste carnaval. ● LIVRO “O Mapa da Mina: A Guerra dos Conglomerados Globais de Mineração Pela Conquista da carajás Africana” – Kotter Editora, autoria do jornalista André Guilherme Vieira) relata disputa bilionária da Vale por mina de ferro na Guiné, detalhando acusações de corrupção e brigas judiciais. ● DEVAGAR devagarzinho, segue plano envolvendo poderes da república brasileira visando anular processos da Lava Jato, inocentar Lula e torna-lo ficha limpa: Sérgio Moro cada vez mais se tornando bandido. ● TREM que vai levar passageiros de São Paulo a Campinas (vice versa) em 60 minutos, tem seu projeto destravado graças acordo entre os governos federal e de São Paulo. ●  ACREDITE: o São Paulo ainda tem chance (matemática) no atual Brasileirão. ● ESCOLAS particulares em São Paulo mantiveram os feriados de carnaval: governo paulista não gostou. ● SEIS óbitos domingo (14), em Piracicaba, dois no sábado (13) e dois ontem (15), somando 510 mortes na Noiva da Colina por causa da Covid-19: nesta segunda (15), mais 124 casos confirmados (55 homens e 69 mulheres).  ● INFORMAÇÃO importante sobre a Covid-19 em Piracicaba: até ontem (15), a taxa de ocupação de enfermaria era de 35% e de UTI, 61%.

PONTO FINAL

O carnaval foi cancelado. Pontos facultativos suspensos. Aliás, nunca foi feriado. Preocupação das autoridades é evitar o que aconteceu (e era esperado) no Natal e Ano Novo), com aglomerações provocando aumento de casos e mortes consequência da pandemia. Mas, não é tão simples. Nos grandes centros, as folias clandestinas ganham destaque, são inúmeras, muitas, obrigando providências por parte das autoridades. No Rio, houve confronto com policiais, diante da resistência por parte dos participantes. Milhares de pessoas se divertindo, aglomeradas e sem máscara. É assustador. O mundo em pânico buscando de todas as formas paralisar a pandemia; luta heroica para criar, fabricar, distribuir e aplicar vacinas; economia seriamente prejudicada, falências, desempregos, internações e mortes e, tem quem ignore tudo e se disponha a se divertir. O pior: essas pessoas vão, em seguida, contaminar familiares, amigos, colegas de trabalho, aumentando um sofrimento que não tem data para acabar. Desolador. Em Piracicaba, entre os dias 10 e 14 de fevereiro, a Prefeitura Municipal com a força-tarefa realizou 54 inspeções e, uma festa foi cancelada.

VOLTO AMANHÃ.

ATÉ LÁ.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.