Carnaval sem folia. E, a vacinação continua, agora para 85 anos

(Leia no PONTO FINAL).

BOM DIA.

Normalmente, estaríamos desde a última sexta-feira (12), vivendo o alegre clima do carnaval. Embora essa festa não mais reúna toda a família para cantar o clássico Mascara Negra de Zé Ketti, música de 1967, ele que completaria em 2021, 100 anos, o carnaval continua sendo comemorado. Também essa festa mexe e com a economia, atualmente, cancelando empregos, bloqueando o giro do dinheiro no comércio, com o prejuízo sendo sentido principalmente no setor turístico. Praticamente tudo estaria parado hoje (15) e amanhã (16), para o reencontro com a rotina na quarta-feira (17). Mas, vivemos tempos difíceis, com uma doença que provoca mortes, mais de quinhentas em Piracicaba. Mas, a vacina chegou e com ela a esperança. Aproveitemos a quaresma para expressarmos nossa Fé e confiança, acreditando num futuro melhor. Um bom dia para você.

O QUE
ELES DIZEM

Foto: Nelson Jr./ SCO/STF

“A LAVA JATO TROUXE TRANSFORMAÇÕES SEM PRECEDENTES PARA O BRASIL.TEVE PERDAS, MAS O COMBATE A CORRUPÇÃO NÃO VAI RETROCEDER”.

Luiz Fux (Presidente do Supremo Tribunal Federal – fala sobre a Lava Jato, operação consagrada pelo povo, atualmente sofrendo perseguições e revés).

FATO
DA SEMANA

Nesta segunda-feira (15), a Prefeitura Municipal de Piracicaba começa a vacinar idosos com 85 anos ou mais. A vacinação acontece das 16 às 19 horas, lembrando que a imunização para os idosos continua no seu ritmo normal. Locais de vacinação: Unidade Básica de Saúde Centro (avenida França 227), UBS Vila Independência (Rua Pedro Chiarini 144), bairro Alvorada (Ria Sérgio Cardoso 185), na Vila Rezende (Ria Santo Estevão 394) e, em Santa Terezinha (Rua Nicolau Zem 22). Em cada unidade serão distribuídas 50 senhas a partir das 16 horas. Pessoas acamadas podem agendar no Centro de Vigilância em Saúde pelo fone 34-377800, respondendo um questionário. Não serão atendidos quem possui Plano de Saúde e a vacinação acontece sempre aos sábados. A Prefeitura continua disponibilizando telefone para que queira denunciar Fura Fila:  3401-1063 ou ainda pelo 153. Muita gente questiona grande quantidade de pessoas com idade de jovem, incluída no Programa Profissionais da Saúde, que continua recebendo vacina prejudicando idosos acima de 60 anos.

PONTO FINAL

O carnaval é mais uma vítima da pandemia. Uma folia muito aguardada pelo brasileiro (e milhões de turistas), é cancelada, provocando decepção e uma perda enorme para a economia e o turismo do país. Os desfiles das escolas no Rio de Janeiro, em São Paulo, e os trios elétricos em Salvador, não acontecem. Milhares de blocos carnavalescos espalhados por todo o Brasil, não estão nas ruas. O comércio de figurinos, fantasias, roupas, sofre forte perda. Cantores, músicos, técnicos de som deixam de ganhar.  O prejuízo dos hotéis é enorme, com cidades turísticas deixando de comercializar. Perde a aviação, restaurantes e bares. Costureiras, nos grandes centros, que trabalham com antecedência durante meses, perdem seus salários sem confecção de roupas e fantasias. Até recicladores lamentam, explicando que nessa época, recolhendo resíduos, o ganho é três vezes maior. A perda é alta demais: Rio, São Paulo e Salvador calculam que deixarão de comrcializar 10 bilhões de reais. Segundo analistas, esse prejuízo pode ser ainda maior, pois são inúmeros os segmentos que se movimentam nessa época, impactando de forma contundente a economia, com as administrações públicas também lamentando queda dos impostos. Por tudo isso, é que se pensa n num carnaval fora de época, em julho, embora essa possibilidade ainda seja remota, pois seria necessário um mínimo de 50% de imunizados, o que parece difícil em razão da enorme demanda de vacinas no mundo, e o ritmo lento de vacinações nos estados e municípios.

VOLTO AMANHÃ.

ATÉ LÁ.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.