O STF e a pandemia.

(Leia no PONTO FINAL).

BOM DIA.

Futebol é assim mesmo: um dia da caça, outro do caçador. Normal. Contudo, para a torcida do São Paulo, é difícil engolir a goleada (5×1) diante do Inter de Porto, teve a perda da liderança e dói mais ainda lembrar que o São Paulo, dias atrás, mantinha uma diferença de sete pontos para o segundo colocado, liderando o campeonato com pinta de campeão. Quando Abel Braga assumiu o colorado gaúcho, disseram que o tempo dele já tinha passado e, eis o Abelão emplacando sete vitórias seguidas, que significa expressivos 21 pontos. O campeonato Brasileiro, na sua reta final, não tem favorito. Impossível dizer quem vai ser campeão. Certeza mesmo, é de uma sequência de grandes jogos. Na noite de ontem (21), o Flamengo derrotou o Palmeiras (2×0) e assumiu a terceira posição. Inter é líder com 59, São Paulo 57, Flamengo 55, Atlético MG 54, Palmeiras e Grêmio 51. São os seis candidatos ao título. Um bom dia para você. Um bom dia para você.  

O QUE
ELES DIZEM

Foto: Leah Millis / Reuters

“AGORA, VENCEU A DEMOCRACIA. MAS, PARA A   TOTAL FELICIDADE, PRECISAMOS DERROTAR A PANDEMIA”.

Joe Biden (Presidente dos Estados Unidos no discurso da sua posse).

OLHO NO OLHO

Dia 1º de fevereiro, a Câmara e Senado Federal elegerão seus novos presidentes. Os candidatos Artur Lyra/Centrão e Baléia Rossi/MDB (Câmara dos Deputados), Rodrigo Pacheco/DEM e Simone Tebet/MDB (Senado), estão rodando o país, visitando estados e lideranças em busca de votos. Quem acompanha de perto o dia-a-dia do Congresso Nacional, garante que Lyra e Pacheco estão na frente na disputa. Ambos candidatos com apoio do presidente Jair Bolsonaro, sabem que, se eleitos, vão ter muito trabalho pela frente, com prioridade para as reformas, pauta principal do Governo Federal. O discurso da oposição não ganhou força, pelo menos até aqui. Mas, faltando ainda 10 dias, é evidente que ninguém comemora ou joga a toalha. Tudo pode acontecer, principalmente em eleições com voto secreto.

FOTO
DO DIA

As 5.280 doses da vacina CoronaVac chegaram ontem (21), às 11hs15, em Piracicaba, sendo entregues no Centro de Vigilância em Saúde (Cevisa). A primeira pessoa a ser vacinada na Noiva da Colina foi a auxiliar de enfermagem Gertrudes Barbosa, 55 anos, que atua na UPA do Piracicamirin. Participaram do aguardado e festejado ato, o prefeito Luciano Almeida; secretário de Saúde Filemon Silvano; o coordenador do Cevisa, Moisés Taglieta; presidente da Câmara dos Vereadores, Gilmar Rotta; o presidente do Hospital da Cama, José Coral; o provedor da Santa Casa, João Orlando Pavão, e o presidente da Unimed, Carlos Joussef.

PONTO FINAL

A palavra bom senso, provavelmente, não faz parte de nenhuma lei. Conduto, ela é importante e, se fosse observada, muitas polêmicas poderiam ser evitadas. O Supremo Tribunal Federal pode ser um exemplo, nos dias de hoje, na mira da opinião pública. A pandemia do coronavírus é por demais embaraçosa. Exageradamente enigmática. O combate a doença sanitária é uma obrigação do Governo Federal, que deve movimentar profissionais da área, no caso, ligados a ciência e medicina. Nada a ver com o Poder Judiciário, que se desgasta. O primeiro grande erro foi em 15 de abril de 2020, quando deu autonomia aos estados e municípios quanto a medidas para o enfrentamento da crise sanitária, isolando o Governo Federal, sobrando para o executivo as contas a pagar. Atualmente, o STF procura-se explicar, buscando amenizar consequências de uma decisão desnecessária. Atualmente, até a ANVISA, órgão independente, totalmente técnico, é questionado pelo Superior Tribunal Federal, que de forma ingênua, solicita providências colocando inclusive prazo, numa atitude simplória. Fala-se muito (principalmente nos momentos de confraternização) em harmonia e independência, mas, posteriormente, tudo se mostra diferente. Precisaria, os poderes, constituídos, principalmente o judiciário, mostrar vontade (ou interesse) pela defesa de um clima harmônico e independente como manda a própria Constituição Brasileira. O bom senso, palavra mágica, se usada, evitaria contratempos.

VOLTO SEGUNDA.

ATÉ LÁ.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.