Campanha eleitoral em Piracicaba segue em ritmo tranquilo

(Leia no PONTO FINAL).

BOM DIA.

Caminhamos para o fim de outubro suportando o calor e preocupados com a falta de chuva. Previsão de chuvas localizadas hoje (29) e amanhã (30), com o sábado (31), mais domingo (1) e segunda (feriado, dia 2 de novembro), sem chuva. Sinalização da queda da temperatura , embora lenta a partir de amanhã (sexta). Cemitérios estarão abertos ao público em razão da data de Finados, e a ordem é se manter alerta de olho na pandemia. Um bom dia para você.

O QUE
ELES DIZEM

“Acredito que o correto é o Executivo e o Legislativo buscarem um entendimento sobre a vacina, evitando a participação do Poder Judiciário”.

Rodrigo Maia/DEM (Presidente da Câmara dos Deputados).

OLHO NO OLHO

O presidente Jair Bolsonaro não gostou da exposição da desavença entre os ministros Ricardo Salles (Meio Ambiente) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) na mídia, principalmente nas redes sociais. Deu o recado na reunião ministerial. Certíssimo o presidente. O ideal porém, seria o pedido ou conselho servir para todos, sem distinção. Filhos do presidente Bolsonaro se especializaram em repercutir opiniões nas redes sociais e muitas não pertinentes. Rede social não é aconselhável para assuntos governamentais internos e também para o nosso dia-a-dia, expondo a família. Para terminar: condenável essa disputa pessoal pública entre o presidente Jair Bolsonaro e o governador João Dória. Não interessa a população. Nada acrescenta. Pelo contrário.

FIQUE SABENDO

● FOI PRECISO uma tragédia no Hospital Federal de Bonsucesso (Rio de Janeiro) para a sua interdição: o local já apontava inúmeras irregularidades, mas tudo era ignorado. ● RETORNO AS AULAS:  parece que aos poucos, as autoridades vão se convencendo de que 2020 é um ano perdido e o certo é pensar em 2021. ● O QUE FAZER?: com o aumento do coronavírus na Europa, o Reio Unido discute providências dividindo opiniões sobre quarentena com fechamento do comércio. DEPUTADO FEDERAL Ricardo Barros (PP), líder do Governo, diz que vai insistir na necessidade de uma nova Constituição: avisa que é iniciativa dele e não do Governo federal. ● OBA HORTIFRUTI anuncia inauguração da sua loja, dia 5 de novembro (quinta-feira), no Piso 1 do Shopping Piracicaba com uma promoção: estacionamento livre por duas (2) horas para compra acima de 30 reais. ● PAPA BENTO XVI acamado, já não podendo mais andar, recebe orações do mundo inteiro. REPERCUTE ENTREVISTA do candidato Luciano de Almeida (DFEM) no programa Jornal da Manhã (Jovem Pan News Piracicaba): respondendo perguntas da jornalista Adriana Passari, demonstrou absoluta oposição ao prefeito Barjas Negri com críticas contundentes. ● GOVERNADOR DÓRIA incluiu na reforma administrativa corte de 21% no Programa Vivaleite, mas diante das reações contrárias, desistiu: seria 39 milhões de reais a menos (2 milhões de leite), lembrando que o investimento de 2020 é de 182 milhões de reais. ● ÁGUA DE ALAGOINHAS (BA), é motivo de disputa pelo mercado cervejeiro: Império entrou na justiça por causa de área que fica próxima a fábrica da Heineken. ● O CADE (Conselho Administrativo de Defesa da Economia) resolveu contratar um consultor técnico para estudos sobre o já conturbado mercado digital.

ÚLTIMA

A melhor notícia ontem (28), para os piracicabanos, foi a expressiva queda de infectados pela Covid-19: 21 pessoas, 11 mulheres e 10 homens. Voltamos aos números da primeira quinzena de junho, e melhor ainda, a não constatação de morte nesta quarta-feira. Números atualizados: 367 óbitos, 16.966 casos confirmados, 15.911 pessoas recuperadas, 688 permanecem em tratamento. Sempre é bom lembrar: a pandemia não acabou, por isso, todo cuidado é pouco. Continuemos usando máscara, evitando aglomerações, não esquecendo da higiene das mãos.

PONTO FINAL

Até aqui, tranquilidade envolvendo as eleições municipais em Piracicaba. A rigor, tem sido assim nos últimos tempos, sem causar grandes preocupações. Por outro lado, Brasil afora, a situação é diferente, até com assassinatos. Por essas razões, o Governo Federal anuncia presença das Forças Armadas em sete estados, 345 municípios, com atenção maior para o Maranhão, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro, lembrando que surgem sérias apreensões no sul do país. Uma outra inquietação está relacionada com a Covid-19: em época de pandemia, com a necessidade de máscara e de se evitar aglomerações, campanhas eleitorais estão sob sinal vermelho. São vários os casos de infecção, inclusive com registro de mortes. Voltando a Piracicaba, com doze candidatos ao Poder Executivo, permanece um nível elogiável de discussões, com visível intenção de respeito. É possível que esse quadro mude na reta final, em novembro, com a aproximação do dia “D” (15), contudo, a expectativa é da permanência da ética. No caso de um segundo turno, provavelmente com debates, as coisas podem até ser diferentes.

VOLTO AMANHÃ.

ATÉ LÁ.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.