Volta às aulas: a espera pela vacina e dúvidas também para 2021

(Leia no PONTO FINAL).

BOM DIA.

Final de semana com feriado na segunda-feira (Finados). Depois de 35 graus nos últimos dias, expectativa de temperatura entre 25 e 27 graus a partir desta sexta-feira (30), voltando a marcar acima dos 30 na próxima semana. Previsão de chuva (localizadas) hoje (30) e amanhã (31), como aconteceu na tarde de ontem (29). Cemitérios estarão aberto em Piracicaba neste final de semana das 7 às 18 horas, sem a celebração das missas presenciais. Por conta da pandemia, apenas um portão de acesso nos três cemitérios municipais (Saudade, Vila Rezende e Ibitiruna) para facilitar o cumprimento de protocolos sanitários. Vamos dedicar momentos preciosos a pessoas queridas que estão com Deus. Um bom dia para você.

O QUE
ELES DIZEM

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

“ME ARREPENDO MUITO DE TER APOIADO NAS ELEIÇÕES O PRESIDENTE BOLSONARO”.

João Dória (Governador do Estado de São Paulo).

OLHO NO OLHO

O Presidente da República Jair Bolsonaro mandou publicar no Diário Oficial de quarta-feira (28), decreto determinando ESTUDOS sobre privatização de unidades de saúde. Foi um Deus no acuda. Críticas o dia todo. No final do mesmo dia, o presidente Bolsonaro resolveu revogar o decreto e ficou o dia pelo não dito. Qual o problema em solicitar ESTUDOS? Crescemos, atravessando gerações, vivendo décadas com sucessivos ataques ao SUS considerando-o incapaz e, agora, por conta da sua brilhante atuação no combate a pandemia, opiniões mudaram de lado. Repetimos: por que não, pelo menos uma noção sobre possível nova gestão de saúde pública? Não seria uma boa oportunidade para termos uma ideia de como ficaria ou se apresentaria? APENAS ESTUDO, ou seja, conhecimento, uma opção, podendo ou não ser implementada, hoje, amanhã ou no futuro.  Contudo, o mundo de hoje é feito de polêmicas. Postura de derrotistas. 

FOTO DO DIA

Segunda-feira, dia 2 de novembro, Finados, o comércio de Piracicaba (rua) permanecerá fechado, de acordo com o estabelecido entre o Sinconércio (patronal) e Sincomérciários (empregados). O Shopping Piracicaba atenderá com seu horário especial, com as lojas atendendo das 12 às 20 horas.

ÚLTIMA

Números da vacinação contra a pólio, em Piracicaba, na semana passada, mostravam resultados decepcionantes: abaixo dos 20%. Esta semana reagiu e fecha a Campanha Nacional contra a Poliomielite com 34,73%: foram vacinadas 6.456 crianças de 1 a 4 anos de um total de 17.660 (até ontem, dia 29). Mesmo assim, a  presença de crianças nas unidades de saúde é muito baixa e isso ocorre em todo o país, preocupando autoridades médicas e governos municipais.

PONTO FINAL

Discussão ou debate sem fim: quando voltam as aulas em época de pandemia (Covid-19)? Impossível acordo. Cada um com seu ponto de vista, sua opinião, seja aluno (a), pai, mãe ou professor (a). Meses se passam e fica uma única constatação: sem a vacina, a segurança ou tranquilidade inexiste. É possível entender ou compreender uma situação: planos para o retorno envolvendo adultos as aulas presenciais tem sentido, contudo, trazer crianças com possíveis aglomerações, é um risco que corre quem está disposto a arcar com as consequências. Já é possível verificar unidades de saúde (pediatria) com aumento de crianças após a volta das aulas, nem sempre por causa da pandemia, mas também consequências de doenças rotineiras ou comuns. Segundo os médicos, difícil a criança sofrer com a pandemia, porém, ela leva a doença para dentro da casa, colocado em risco pais, avós e outros adultos. Com os mais variados segmentos buscando a normalidade, é compreensível adultos nas salas de aula, naturalmente tomando todas as precauções, aliás, as mesmas quando frequentam o comércio, trabalho, praias, bares, ou viagens turísticas. Em se tratando da criança, lembra educadores, ser difícil evitar aglomerações por conta da inocência, alegria e descontração. Mas, uma pergunta continua sem resposta: quando teremos a vacina? Mais: qual será o seu grau de eficácia? Já é possível verificar empresas, principalmente as multinacionais, estabelecendo que o sistema home office continuará em 2021 e até mesmo aulas a distância terão sequência. Especialistas acreditam que respostas seguras só serão possíveis a partir da segunda quinzena do próximo ano.

VOLTO TERÇA.

ATÉ LÁ.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.