A nova vida nos bares e restaurantes

BOM DIA.

Dias difíceis. Atualmente, por conta da Covid-19, muitos perdem todos os dias, parentes e amigos. Mas, também nos despedimos de gente não vítima da pandemia e que vai embora depois de cumprir sua missão. Zé Mineiro que defendeu com brilhantismo a música sertaneja se reencontra com Waldemar Billia, Ary Pedroso, Atinilo José, Idalício Castelani, Zé Butinudo, Benedito Hilário, Xilmar Ulisses, Nadir Roberto, Domingos Garcia, Rubens Lemaire de Moraes, Márcio Terra, Dalgo Migliolo, Orlando Muirilo, Garcia Neto, Duarte Filho, Dario Correia e tantos outros que conhecemos, com eles convivemos e que nos ensinaram muito, fazendo do rádio piracicabano uma mídia rica em qualidade e amizade. Fica a dor e a saudade. Um bom dia para você. 

O QUE
ELES DIZEM

Foto: Adriano Machado / REUTERS

“Bobagem ou política maldosa procurar culpados. O mundo foi surpreendido pela pandemia e ninguém estava ou está preparado. Não conseguimos enxergar nada a nossa frente. Impossível imaginar o amanhã”.

(Nelson Teich (Médico e ex-ministro da saúde).

DESTAQUES

PANDEMIA

Na última segunda-feira (1), muitos assustaram com o número de pessoas infectadas pela pandemia em Piracicaba: 76. A explicação: foi liberada uma lista com os nomes daqueles que realizaram testes e aguardavam resultados.

ALERTA

Jair Bolsonaro pediu aos seus apoiadores, para evitem ir para a rua quando houver a certeza de encontro com opositores. Disse o Presidente da República ser impossível manifestação da esquerda sem confusão.

INIMAGINÁVEL

Depois de tantos políticos (governadores, deputados e secretários) detidos ou presos no Rio de Janeiro, era impossível imaginar em mais casos de corrupção. E, eis que o atual governador Wilson Witzel se envolve em provável irregularidade.

FIM

Reabrindo o comércio em Piracicaba, são dezenas de estabelecimentos (shopping e rua) que não retornam. É o amargo preço da crise. Centenas de trabalhadores, na indústria e comércio, perdem seus empregos ocasionando um impacto social preocupante.

NEGADO

Partidos políticos foram até o STF pedindo para que a justiça apreendesse o celular do presidente Jair Bolsonaro. O ministro Celso de Mello resolveu dar um fim na polêmica: disse não e anunciou o arquivamento do processo.

RECUPERAÇÃO

O ministro Paulo Guedes trabalha para iniciar a imediata retomada da economia tão logo seja possível, após a pandemia. Disse que a recuperação passará por reformas e privatização de estatais.

NARRADOR

Ninguém esquece Gerson Mendes, que marcou época por mais de duas décadas na rádio Difusora. Roberto Morais e o saudoso José Roberto Soave o trouxeram para Piracicaba e aqui se consagrou com narrações emocionantes e a frase “se tem futebol no rádio, tem alegria do povo”. Aposentado, Gerson Mendes, ao lado da esposa Vilma, vive hoje em Petrópolis ao lado de seus familiares. Mantém contato diário com amigos em Piracicaba através do Face e WhatsApp.

SEPARADO

Governador João Dória comunicou a proibição de  manifestação na Avenida Paulista reunindo grupos opostos. Disse que todo protesto é válido, não interessando contra ou a favor, contudo, depredação e violência não será permitido.

EXPLICAÇÃO

A Câmara Municipal de Piracicaba mostra preocupação com compras sem licitação. O presidente do legislativo, Gilmar Rotta (Cidadania), já pediu explicações a Rubens Françoso que comanda o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto).

GP

Começa no próximo mês o Mundial de Formula 1 de 2020. O calendário foi refeito e será rápido. Primeira prova, na Europa, aliás, local das oito primeiras disputas, na Austrália, dia 5 de julho.

AUMENTO

Projeto de executivo majorando a alíquota de contribuição do servidor público de Piracicaba ao IPASP de 11% para 14%, foi aprovado em primeiro e segundo turno pela Câmara Municipal na noite da última segunda-feira (1).

ÓBVIO

Torcidas organizadas de futebol não podem ir para as ruas.  Essa opinião é unânime entre políticos, pois, o Brasil inteiro conhece o histórico das mesmas. A confusão domingo (31, na avenida Paulista, não foi surpresa.

ANIVERSÁRIO

A Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” completa 119 anos. Por conta da crise sanitária, a festividade se dará virtualmente nesta quarta-feira (3), a partir das 10 horas. O diretor Durval Dourado Neto é o responsável pela programação comemorativa.

ENSINO

Heloisa Bolsonaro, mulher do deputado Eduardo Bolsonaro, está grávida de uma menina. Disse estar tudo bem e que, no futuro, sua preocupação é com a educação da filha. Para ela, o grande problema é a qualidade do ensino, cada vez pior, mesmo em se tratando do ensino superior.

PERIGO

O Centro de Vigilância Epidemiológica de Piracicaba alerta sobre o período da raiva. Lembra da necessidade de vacinar cães e gatos. O aviso se deu após a constatação do terceiro caso de morcego com doença. Os morcegos foram encontrados nos bairros Orlanda e Jupiá. 

SAIU

Leonor Corrêa, irmã do apresentador Faustão (Globo), deixou o SBT após 11 anos na casa. Ela mesmo esclareceu que tudo aconteceu de comum acordo, deixando portas abertas. A emissora explicou que foi suspenso o projeto de novelas, daí, a diminuição do quadro de funcionários. Leonor, nos anos 90, dirigiu o programa do irmão por sete anos.

MEDICINA

Para Tarcísio Pugliese, a volta do futebol não é um assunto para o esporte, mas para a medicina. Considera o momento crítico, com infectados e mortes todos os dias. O técnico quinzista defende retorno seguro, sem riscos e considera que o Ministério da Saúde ou secretarias de saúde do estado ou de Piracicaba, é quem deve dar a palavra final.

ADIADO

O Senado Federal decidiu suspender ontem (2), a discussão sobre projeto de lei que impõe regras para a Fake News. A verdade é que o tema causa muita polêmica, pois existe receio tanto por uma lei que não atenda o real interesse, até possível confronto com a Constituição Federal que é taxativa no seu artigo 5.o, quanto ao direito da liberdade de expressão.

MORTES

Em Piracicaba foi registrado ontem (2), o maior número de mortes num único dia por conta da pandemia: cinco (5), sendo três mulheres (85, 75 e 70 anos) e dois homens (61 e 57 anos). Também foram confirmadas mais vinte e cinco (25) casos: dezoito (18) mulheres e sete (7) homens.

DINHEIRO

Graças a um Projeto de Lei do senador José Serra (PSDB), aprovado por unanimidade, hospitais do país receberão mais recursos neste mês de junho. A Santa Casa de Piracicaba e o Hospital da Cana terão direito a R$ 1,7 milhão, receita que só poderá ser gasta em medicamentos, suprimentos, insumos, produtos hospitalares e contratação de profissionais para combate ao coronavírus.

FOTO
DO DIA

Unidades do Cras (Centros de Referência de Assistência Social) estão distribuindo gratuitamente para pessoas em vulnerabilidade social, kits com duas (2) máscaras mais instruções de uso e conservação. Interessados devem comparecer ao local munidos de documento com foto, podendo retirar para toda a família, evitando aglomeração. Quem não possui o Cadastro Único deve apresentar também CPF e comprovante de residência. As máscaras são confeccionadas por voluntários (as) do Rotary Club Luiz de Queiroz. O Cras se faz presentes nos bairros Mário Dedini, Novo Horizonte, Piracicamirim, São José e Vila Sônia.

PONTO FINAL

O comércio voltou e com a expectativa de se recuperar o mais rápido possível, pois o prejuízo para patrão e funcionário é grande. O próximo segmento a retomar suas atividades, sempre de forma gradual, acompanhado de muitos cuidados, é bar e restaurante. No estado, na faixa 3, cinco cidades foram liberadas segunda-feira última (1): Presidente Prudente, Bauru, Barretos, Araraquara e São Carlos. Proprietários dos estabelecimentos acreditam num retorno tímido, com muita desconfiança, devendo apresentar uma frequência satisfatória apenas num espaço de 60 a 90 dias.  O reinício gradual determina a ocupação de 20% do limite do recinto, ou seja, se na casa é para 100 clientes, somente 20 terão acesso num mesmo momento. Cada bar e restaurante se organiza de acordo com sua necessidade e costume. Um deles decidiu manter todas as mesas, porém, colocando cadeiras apenas nas mesas disponíveis, com as demais servindo para isolamento, evitando a proximidade que não pode ser inferior a dois (2) metros. O álcool em gel estará sempre ao alcance do cliente (na mesa) e, na entrada, poderá existir funcionários para orientação, entrega de folhetos com as regras da casa e também para conferir a temperatura do cliente.  Em Piracicaba, comerciantes esperam voltar a abrir bares e restaurantes a partir do dia 15 próximo.  

VOLTO AMANHÃ.

ATÉ LÁ.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.