Prefeito Barjas Negri assinou decreto para a retomada gradual do comércio a partir de segunda-feira

BOM DIA.

Maio está terminando e chegamos na metade do ano. Junho nos traz o frio, as festas juninas, embora tudo aconteça num clima diferente em razão da pandemia. Contudo, a tendência é esse pesadelo começar a ir embora a partir da segunda quinzena de junho e, infelizmente, deixando uma marca terrível de medo e mortes. É a vida e não existe outro caminho a não ser a necessidade de lutar, acreditando sempre no melhor. Que Deus nos proteja e jamais nos falte o otimismo, a coragem e a Fé. Um bom dia para você.

O QUE
ELES DIZEM

 “Dá medo. Penso no perigo que todos enfrentam com a pandemia e também com a situação financeira. Já tive depressão e não gosto nem de pensar nisso”.

Projota (Rapper, compositor e ator).

OLHO NO OLHO

Infelizmente o momento político que o nosso Brasil vive não é bom. Existe sim motivo para preocupação. Até que as nossas autoridades em Brasília tentam se entender, mas não conseguem. Falam em paz, mas, a vontade dura poucas horas ou dias. Esta semana, azedou de vez. Farpas são trocadas a todo momento e, se um salvador não aparecer para mediar ou acalmar, tudo pode ou poderá acontecer. Esconder o sol com a peneira é se mostrar desligado ou ausente. Vemos ou ouvimos todos os dias, de todos os lados, acusações, numa ausência total de harmonia que deveria unir as instituições num momento crítico e perigoso. Repetimos: se não surgir alguém, possíveis rupturas se tornarão inevitáveis, num primeiro passo para a insegurança institucional.  É tudo o que o nosso país não precisa com o coronavírus matando mil pessoas por dia. Simplesmente inacreditável.    
  

FOTO
DA SEMANA

Até o dia 27 de junho você pode conferir a exposição virtual de humor gráfico organizada pelo Secretaria de Cultura e Turismo de Piracicaba. São 86 charges de artistas de vários países. “Antes Charge do que Nunca” você vê acessando https://isuu.com/salaodehumor.piracicaba/docs/mostra-virtual-2020-issuu. O link está disponível no site www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br.

PERGUNTAR
NÃO OFENDE

Por que inventar ou criar motivo para derrubar o presidente da República Jair Bolsonaro?  Aceitar o resultado das urnas não é respeitar a democracia?

PONTO FINAL

O prefeito Barjas Negri assinou o decreto Nº 18.297/2020 que institui a primeira etapa do Plano Piracicaba de Retomada das Atividades Econômicas durante flexibilização da quarentena, estabelecida para o enfrentamento da pandemia do coronavírus. A Administração segue o Plano São Paulo anunciado pelo governo do Estado, que também estendeu o período de quarentena até 15 de junho.

De acordo com o plano do Estado, Piracicaba se enquadra na Fase 2, que permite a abertura de atividades imobiliárias, concessionárias de veículos, escritórios, comércio em geral e shopping center, a partir do dia 1º até 15 de junho. Não haverá alteração no funcionamento da construção civil, indústria e óticas (já autorizados).

▪️ COMÉRCIO: As atividades de comércio, por exemplo, deverão funcionar com restrição de horários das 9h às 17h, de segunda à sexta-feira, e aos sábados, das 9h às 13h. Além disso, também com restrição de acesso simultâneo de 20% à capacidade do estabelecimento. Os lojistas deverão seguir o Protocolo Geral do decreto, que prevê a obrigatoriedade do uso de máscaras, disposição de álcool em gel (70%), uso de EPIs dos funcionários e empregadores, limpeza e desinfecção mais frequente das áreas comuns etc.

▪️ALIMENTAÇÃO: Restaurantes, lanchonetes, bares, padarias e similares continuarão funcionado em sistema delivery, como já determinado anteriormente pelo Estado.

▪️CONCESSIONÁRIAS: No caso das concessionárias de veículos, o atendimento aos clientes deve ser feito com controle de acesso ao showroom para evitar aglomeração. As visitas devem ser agendadas previamente, de preferência. As concessionárias também devem proteger áreas de manuseio comum pelo público em veículos de test drive e do showroom, como volante, câmbio, bancos, maçanetas, com película protetora descartável e higienizar a cada uso. Essas medidas também valem para veículos recebidos na oficina.

▪️SHOPPING: Entre as regras para os shopping centers, está o funcionamento com 20% da capacidade de pessoas definidas no AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) e horário de funcionamento das 10h às 21h, de segunda a sábado, também com restrição de acesso de pessoas. A abertura aos domingos está vedada. Outras regras serão a medição da temperatura corporal de cada pessoa que entrar no shopping, aplicação de antibactericidas nos tapetes de entrada para desinfecção dos calçados e instalação de dispositivos para garantir o distanciamento social, entre outras. Cinemas, academiais, áreas kids, praça de alimentação e outras atividades que possam gerar aglomeração, não funcionarão nos shoppings.

Além disso, a Prefeitura de Piracicaba criou um Termo de Responsabilidade para que os lojistas preencham, assinem e fixem na entrada de seus estabelecimentos, divulgando que conhecem e que vão respeitar o Protocolo Geral de recomendações sanitárias. As autorizações de funcionamento com restrições previstas nesta primeira etapa do Plano Piracicaba de Retomada poderão ser revogadas caso houver crescimento da taxa de transmissibilidade com impacto na rede de atenção à saúde.

VOLTO SEGUNDA.

BOM FINAL DE SEMANA.

Compartilhe este post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *