A volta do futebol: uma nova realidade com muita cautela

BOM DIA.

Quando chegou a pandemia? Quando começou o isolamento social? Dias passando, marcados pela angustia, e as autoridades continuam discutindo o que é melhor fazer para conter a doença. Dois detalhes: não existe uma coordenação nacional e uniforme, e muito menos consenso. Cada cabeça, estado ou município pensa a seu modo ou o que lhe convém.  A mesma regra para uma metrópole com 12 milhões de habitantes e para uma cidade de 20 ou 10 mil habitantes está correta?  Lá fora, países ironizam dizendo que o Brasil está mais preocupado em encontrar o remédio do que uma solução para o momento. E, em São Paulo?  O isolamento aparentemente não funciona, pois não é alcançada a taxa mínima necessária de isolamento social e as decisões, tipo rodízio de carro, são contestadas a partir da verificação do aumento de pessoas no transporte público. Enfim, muitas dúvidas e tudo isso acaba influenciando no dia-a-dia da população que resolve fazer aquilo que acredita ser o melhor. Concluindo: use máscara, não participe de aglomerações, na rua não fique próximo de ninguém e não esqueça da higiene das mãos. Um bom dia para você.  

O QUE
ELES DIZEM

“Florais são remédios vivos que fazem florir a saúde”.

Joel Aleixo (Alquimista).

DESTAQUES

Finalmente ontem (13), a Prefeitura Municipal conseguiu fechar acordo emergencial (seis meses) com a empresa que substituirá a Via Ágil a partir de sábado (16), às 5 horas. Muitas dificuldades foram enfrentadas, pois cerca de 25 empresas do setor encerraram suas atividades, alegando impossibilidade de acordos que atendam seus interesses quando se trata de transporte   público. A Trans Acreana Ltda. (Acre) se compromete a iniciar seus trabalhos na cidade com 300 funcionários, sendo 190 motoristas e outros 110 para a área de administração e manutenção. Até meados de novembro, a administração municipal de Piracicaba terá que providenciar a empresa que assumirá definitivamente.

Presidente Jair Bolsonaro insiste: “É fácil ficar em casa para quem tem estrutura financeira. E, quem não tem dinheiro e nem trabalho? Como alimentar os filhos?”.

STF decidiu que os estados e municípios tem autonomia para decidir sobre a aplicação do isolamento social. Mas, parece que na prática, a lei vale apenas para os governadores, ou seja, para os estados.

A construção da sede do Jardim Botânico de Piracicaba, no bairro Santa Rita, será iniciada na semana próxima, dia 18 de maio (segunda-feira). A Sedema assume a responsabilidade com um investimento de 189 mil reais para uma obra de 100 metros quadrados.

Grupo de empresários foram até Paulo Guedes para reclamar sobre a demora na liberação de crédito por parte do governo e também dos bancos públicos. O ministro da Economia prometeu reunião imediata com os bancos estaduais. O BNDES já colocaria a disposição 20 bilhões a título de empréstimo.

Impressiona as reclamações da população, principalmente pelas emissoras de rádios de Piracicaba, sobre a inoperância do famoso 156. A maioria diz que liga, acumula protocolos, mas nada se resolve.

Embora timidamente, clubes de futebol da Europa ensaiam a volta na segunda quinzena de maio e principalmente em junho. Técnicos argumentam: “Quero ver como vamos colocar essa gente para jogar”.

A Unicamp concluiu levantamento que aponta para 35 mil casos de coronavírus por dia em São Paulo em junho. Para os responsáveis pelo estudo, será inevitável o lockdown caso não se consiga taxa de isolamento social de 55 a 60%.

O Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) em parceria com a Emdhap, Simads e Secretaria de Saúde, está instalando lavatórios nas comunidades carentes da Noiva da Colina. Objetivo é aumentar o aceso dos moradores à água corrente para higienização das mãos em época de pandemia.

Ministério da Cidadania empenhou 922 milhões de reais para repassar a governadores e prefeitos. Agora, já sairia R$ 600 milhões e o restante entre julho e setembro.

O Santo André imagina ser proclamado campeão paulista de 2020 pela FPF, caso não seja concluído o campeonato estadual de 2020 que foi paralisado em março. Também já planeja seu futuro: os atletas irão para Sorocaba onde existe um complexo esportivo, conforme acerto feito através do técnico Paulo Roberto.

Em Piracicaba, a atual diretoria do IPASP, comandada pelo presidente Antonio Carlos Gonçalves Alves (Kaká) e o vice Marcel Gustavo Zotelli, completou 100 dias. A preocupação maior é cumprir o que foi colocado na proposta de gestão quando das eleições. Por conta da pandemia, os atendimentos presidenciais foram suspensos, mas continua o trabalho interno. Uma equipe cuida das mudanças previdenciárias, estudando as reformas e sua melhor aplicação. Pagamentos sendo mantidos em dia é outra missão.

O esperado: o governador João Doria anunciou que o estado de São Paulo não vai liberar academias e salões de beleza, conforme decreto do governo federal, pelo menos até o dia 31 de maio.

Deu no Jornal de Piracicaba: a CPFL demorou cinco dias para retirar galhos de árvore, após poda, em pleno centro da cidade. Imagine caso aconteça na  periferia.

Mais um dia (ontem) e a taxa de isolamento social na capital paulista e no estado de São Paulo novamente não chegou aos 50%. Lockdown é possível. Governo estadual não descarta caso a ocupação de leitos hospitalares em municípios atinjam o limite de 90%.

Exame (três no total) para a Covid-19, do presidente Jair Bolsonaro, apresentaram resultado negativo. O jornal “O Estado de São Paulo” recorreu ao STF depois do STJ não autorizar a divulgação. Sorteado para analisar e julgar o processo, o ministro Ricardo Lewandowski decidiu pelo fim da proibição. Bolsonaro utilizou nomes fictícios por questão de segurança, contudo, o Poder Judiciário conferiu CPF e RG, além da data de nascimento. Os três exames foram encaminhados ao STF pelo Hospital das Forças Armadas através do seu diretor Rui Yutaka Matsuda.

Hospital dos Fornecedores de Cana se vestiu de verde  durante a noite de ontem (13), e projetou frases de gratidão em homenagem aos profissionais da saúde, mais do que nunca eficientes e dedicados na atual difícil fase pela qual passa o planeta, época de pandemia.

Secretaria de Saúde de Piracicaba comunicou ontem (13), a constatação de mais uma morte por conta do coronavírus. A vitima é um homem de 78 anos, então, morador do Lar Betel. Anunciou ainda a confirmação de mais 22 casos, sendo 13 mulheres e 9 homens, apenas 2 pessoas com idade acima de 60 anos.

A produção de veículos em março, apontou para 1.800 unidades, registrando uma queda histórica de 99,4%, segundo a Anfavea. Trata-se de um número igual ao registrado em 1957.

Depois do resultado negativo dos exames (Covid-19) do presidente Jair Bolsonaro, agora seus inimigos vão insistir na divulgação do Cartão Corporativo. Inacreditável imaginar que muitos ficaram decepcionados. Pior:  inconformados. Pobre Brasil ou pobre povo?

FIQUE
SABENDO

A Fogo de Chão, uma das mais procuradas e conceituadas redes de churrascarias, é um dos muitos exemplos da situação vivida por empresários na fase da pandemia. Resistiu ao sistema delivery, contudo lembrou de clientes pontuais e da necessidade de não paralisar totalmente suas atividades. Foi obrigada a demitir 400 dos seus 580 funcionários e, para manter a qualidade do produto (carne assada) pesquisou embalagens, trocando o fornecedor em duas oportunidades e ainda busca aprimorar. A empresa quer que a carne siga assando dentro da embalagem enquanto estiver “viajando”.     

PONTO FINAL

Como qualquer outra atividade, o futebol precisa voltar. O mais rápido possível. Mas, quando e como? A preocupação é grande, pois movimenta uma quantidade enorme de profissionais e muito dinheiro. Interesses vários, desde o desemprego até altos investimentos. Logicamente mais cedo ou tarde, voltará e, tenha uma certeza, bem diferente. É verdade que tanto a FIFA, como confederações, federações, clubes e até mesmo atletas e outros muitos profissionais que movimentam o famoso esporte, se mostram indecisos e inseguros. O retorno se mostrará tímido e até com insegurança. Programa-se treinos individuais, primeiramente físicos, com cuidados extremos, testes, avaliações diárias, pois no caso da Covid-19, a contaminação é rápida, invisível e pode chegar não são a colegas e amigos, mas também a familiares. Deverá ser proibido ou solicitado, (dependendo de cada situação), desde o ato de cuspir no granado, até comemorar em grupo um gol. Pelo menos nessa fase aguda da crise sanitária, a troca de camisa não será permitida. Também o aperto de mão será vetado. E, as viagens com a necessidade do uso frequente dos aeroportos? Pior situação no caso dos jogos internacionais. A CBF conversa com as federações sobre uma data de consenso visando o retorno, porém, cada vez mais surgem dúvidas que se transformam em indecisões. Grande preocupação ainda com o lado financeiro dos clubes, atletas, arbitragem e muitos outros segmentos profissionais que caminham com o futebol.

VOLTO AMANHÃ.

ATÉ LÁ.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.