O outono com cara de inverno

BOM DIA.

Um dia especial pra os católicos de Piracicaba. Também de Capivari. O Monsenhor Jorge Simão Miguel, nascido na vizinha cidade, filho de Simão e Adélia, está aniversariando nesta quinta-feira (7), completando 92 anos. Impossível contar a história da igreja católica, especialmente da Imaculada Conceição (Vila Rezende), sem falar sobre o Monsenhor Jorge. Apreciador do futebol, confesso corintiano, só se trancou em casa por causa da pandemia. Mas, as missas diárias, às 6hs15 (internet/facebook da Imaculada Conceição), continuam e mais do que nunca, com muita Fé, em tempos de crise. Querido pela comunidade, vai sentir hoje (7), a falta da presença dos amigos para o tradicional corte do bolo. Ele, no entanto, não será esquecido, pois será homenageado com uma carreata a partir das 20 horas, com saída da Praça Parafuso. Grande abraço ao Monsenhor Jorge. Que Deus o proteja. Um bom dia para você.

O QUE
ELES DIZEM

Foto: Diocese de Piracicaba

“Em tempos de pandemia, do terrível coronavírus e também de medo, precisamos nos aproximar de Deus”.

Monsenhor Jorge Simão Miguel (Pároco emérito da Paróquia Imaculada Conceição/Vila Rezende).

DESTAQUES

Como não poderia deixar de ser, a ação policial de fechamento de lojas do comércio em Piracicaba, divide tantos comerciantes como consumidores. As autoridades e até mesmo os policiais explicam apenas cumprirem decreto lei estadual.

Quando verificados os saldos da Covid-19, a região sudeste melhorou sua eficiência no combate a doença. Porém, mesmo assim, os números ainda preocupam. Ontem (6), a cidade de São Paulo ultrapassou a marca de 3000 mortes.

A cultura, a exemplo de tantos outros segmentos, seja turismo, gastronomia, aviação, comércio, indústria, esporte, também sofre com a crise da pandemia. Por isso, a secretaria Rosangela Camolesi (Cultura e Turismo de Piracucaba) pede que os trabalhadores do setor não sejam esquecidos, pois também dependem do trabalho para sustento de famílias. Solicita ajuda dos governantes e fez chegar documento a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo através do deputado Roberto Morais.

A votação para ajuda (superior a 100 bilhões reais) a estados e municípios brasileiros, vai e volta, numa disputa de emendas entre deputados e senadores em Brasília. Cada alteração no texto obriga a outra casa legislativa a novamente votar. A ideia inicial é começar a repassar os recursos a partir de 15 de maio. Seria na base de 60% para estados e 40% atendendo municípios.

Expectativa amanhã (7): governo paulista vai anunciar os novos rumos da quarentena no estado de São Paulo. Importante aviso do coordenador do Centro de Gerenciamento da Covid-19, David Uip: “O isolamento é um dos itens que levamos em consideração. Também conta a ocupação de leitos, respiradores e equipamentos em geral, além de outros detalhes que contribuem no combate a pandemia”.

Com fusão entre Disney e Fox, a ESPN poderá transmitir jogos da Libertadores. O CADE aprovou junção dos canais, mas a Fox Sports permanece até 2022 devido contrato em vigor.

Quem fiscaliza e exige o comércio fechado nos municípios, é a Guarda Municipal. Prefeitura pode até convocar reforços, porém, sem a presença da Policia Militar.

Depois de onze cortes nos preços dos combustíveis em 2020, a Petrobrás anunciou reajuste de 12% nesta quinta-feira (6).

Dra. Sofia Furlan, médica piracicabana atuando em São Paulo, participou (por telefone) do Jornal da Manhã, na Jovem Pan News. Entrevistada por Roberto Morais e Adriana Passari, explicou o comentado pico da pandemia: “Fica difícil o acerto quando o isolamento não acontece de forma satisfatória. No momento, o pico aponta para final de maio e começo de junho, mas lembrando que a taxa atual de participação da população é baixa”.

Demissões e reduções de salários obrigam pais a trocar as escolas dos filhos.  Em São Paulo existe fila de espera para mensalidades abaixo de 800 reais.

Anuncia-se movimento contra aulas a distância nas escolas. Justiça estaria sendo acionada por pais, professores e alunos.

Em tempos de pandemia, o XV de Piracicaba a espera por novo pronunciamento por parte da FPF que espera pela CBF que espera pela FIFA que espera pelas autoridades da medicina. Quanto aos clubes, a maioria não tem mais receita, principalmente no interior.

Prefeitura de Piracicaba já emitiu comunicado: cemitérios permanecerão fechados neste domingo (10), Dia das Mães.

Sem óbitos, a quarta-feira (6) apresentou aumento de casos de coronavírus em Piracicaba:  foram 18, sendo 9 homens e 9 mulheres, uma de 4 anos, uma com 36 e outra 45 anos.  Números fechados no dia (16 horas): 181 casos confirmados, 147 suspeitos, 457 descartados, 67 recuperados e 101 pessoas em tratamento. Óbitos: 13.

O governador João Doria confessa receio de São Paulo virar o próximo epicentro mundial da Covid-19. Destaca que a doença avança rapidamente, principalmente no interior e litoral. Insiste: o isolamento é a única solução e, se a população não assim entender, o sofrimento será grande.

Município de Piracicaba recebeu 200 mil máscaras cirúrgicas triplas que serão utilizadas por profissionais da Secretaria de Saúde.  No total, foram investidos 420 mil reais na aquisição de infraestrutura, testes rápidos e produtos de limpeza.

Marcel, um dos jogadores e ídolos do basquete brasileiro, hoje médico (dr. Marcel Ramon de Souza) em Jundiaí, com 63 anos, atuando numa clínica de ultrassom, ajuda tirando dúvidas da Covid-19. Não participa diretamente do combate a doença por pertencer ao grupo de risco. Sobre a volta das competições esportivas, em particular o futebol, ele declara: “´É como tomar uma decisão: viver ou morrer. Nestas alturas, nem mesmo treinar. Treinar para que? Em casa, cuida da parte física, pois não é possível nem mesmo pensar na data da volta”.

Prefeitura de Piracicaba deu o sinal verde para a pavimentação de 19 ruas nos bairros Santa Rita e Vila Maria. Investimento de R$ 6,1 milhões.

No Rio de Janeiro, com a quarentena, a redução de passageiros nos trens foi de 70%, sendo fechadas nove estações que ligam a baixada fluminense. Contabilizado o prejuízo até aqui, o montante é de 40 milhões de reais.

 O lockdown não é mencionado publicamente por governantes, porém, tem quem garanta que, se cidades muito ameaçadas pela pandemia, casos de São Paulo e Rio de Janeiro insistirem em não atender pedido para o isolamento, a medida poderá ser acionada.

Alta recorde e histórica: ontem (6), o dólar no Brasil fechou em R$ 5,70. Outra decisão inédita: Banco Central reduziu a taxa básica de juros de 3,75% para 3%.

FIQUE SABENDO

Os empresários Sebastião Bonfim (proprietário das lojas Centauro) e Edgard Corona (Smart Fit e Bio Ritmo/academias de ginástica) deixaram o grupo de empresários Brasil 200 depois que o porta-voz do grupo Gabriel Kanner criticou Jair Bolsonaro após a saída de Sérgio Moro. Os dissidentes preferem nada comentar e Kanner, sobrinho de Flávio Rocha (dono da Riachuelo) diz que o instituto defende os princípios de uma agenda econômica liberal e não se considera chapa branca governista.

PONTO FINAL

E, o frio bate a porta. Nada de anormal. Aproximando-se meados de maio, chegando junho, também se apresenta o inverno, embora ainda estejamos no outono. Com verão e calor acima dos 35 graus média de 30 nos últimos dias, já sentimos as madrugadas frias. Ontem (6), o dia começou com sol tímido, mas, no período da tarde o céu ficou nublado e uma chuva fina chegou. Para hoje (7), é anunciado uma máxima de 20 graus no estado de São Paulo. Como sempre, tem quem deteste e goste do frio, contudo, desta feita, em tempos de crise sanitária, a temperatura baixa preocupa. Gripe e resfriado já é uma característica conhecida, porém, além da dengue, o drama é a Covid-19. Considerando que a doença que apareceu em novembro na China e em fevereiro no Brasil ainda é tratada como desconhecida, sem remédio ou vacina, preocupações e consequências podem ou devem aumentar. Lembrando que o inverno só termina em setembro, a ordem é estar atento, não esquecendo da prevenção. Não existe mais espaço para pouco caso, negligência ou irresponsabilidade.  

VOLTO AMANHÃ.

ATÉ LÁ.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.