Saúde: continua a necessidade (indispensável) de cuidados permanentes

BOM DIA

Embora meio a muitas polêmicas, a Prefeitura Municipal de Piracicaba agiu (e age) com correção, cumprindo a lei, fiscalizando lojas comerciais e se necessário, obrigando o seu fechamento em tempos de crise sanitária. Dói. Fala-se muito em estabelecimentos que não mais voltarão a abrir e, o desemprego, sem freio, disparando. Medo agora com a doença e medo depois com a fome. O que fazer? Não existe outra saída a não ser a oração. Mas, é  preciso a humanidade fazer a sua parte. Preocupa não só a fata de conscientização, bem como a total desinformação. Por exemplo: quando você explica que não existe remédio para a doença, a pessoa assusta, porém, lembrando que, cientistas pesquisam incansavelmente muitas outras possibilidades, caso de sequelas (fígado, sangue, rim, etc.), o medo aumenta e muito. É preciso que nossas autoridades determinem fiscalização/orientação, com circulação permanente pelas ruas da cidade, visando principalmente a periferia, cobrando responsabilidade, principalmente quanto ao uso da máscara, aliás, uma exigência tardia. Guarda Municipal, Policia Militar, Semuttran, enfim, todas as entidades públicas possíveis, precisam interagir e participar. Do contrário, o isolamento será em vão. Fechar lojas comerciais é uma ação muito fácil. Vamos ousar e fazer mais. Um bom dia para você.  

O QUE
ELES DIZEM

Foto: Elaine Higa/Divulgação

“A pandemia não vai converter humanidade a solidariedade”.

Mário Sérgio Cortella (Filósofo, escritor, educador, um dos palestrantes mais requisitados atualmente no Brasil).

DESTAQUES

O Hospital dos Fornecedores de Cana realiza hoje (6), uma neurocirurgia com paciente portador da Covid-19. A intervenção de urgência se faz necessária para tratamento de hipertensão intracraniana, através de uma Derivação Ventrículo Peritoneal. O paciente tem 77 anos e a equipe do HFC será comandada pelo neurocirurgião dr. Gleyson Moraes Rios.

Mudança na lei (Orgânica do Município) discutida, votada e aprovada (em primeira discussão) pela Câmara de Vereadores de Piracicaba, segunda-feira (4), visando dar mais força e condições jurídicas a Prefeitura Municipal, por exemplo, no caso da abertura do comércio, pode ter influência zero. Cada pandemia tem suas características e no caso da Covid-19, valerá o item isolamento. Autoridades médicas e cientificas sustentarão que, se a taxa não for no mínimo de 50%, será inseguro, até impossível permitir a circulação de pessoas. Nesse caso, Piracicaba não terá amparo legal para reabrir seu comércio, pois o Poder Judiciário não irá contrariar a medicina.

Assessores próximos de Jair Bolsonaro preocupados. O chefe da nação se mostra cada vez mais intranquilo e intolerante. Sem paciência, vivendo a sensação de injustiçado e perseguido, o Presidente da República retruca com facilidade agressividade.

Centro de Comunicação da Prefeitura Municipal, informa que o prefeito Barjas Negri autorizou a reforma da USF (Unidade de Saúde da Família) do bairro rural de Ibitiruna, cujo atendimento alcança 500 pessoas.

Uma reclamação sem fim em Piracicaba, envolve as linhas de ônibus urbano. É necessária uma solução. Usuário e a Via Ágil sempre com versões divergentes.

Ronaldo Caiado (DEM) foi até o Senado Federal segunda-feira (4). Sabendo que o governador de Goiás estava lá, Jair Bolsonaro ligou para o presidente Davi Alcolumbre e convidou ambos para irem até o Palácio do Planalto. A conversa teria durado 60 minutos, o suficiente para que Bolsonaro e Caiado fizessem a paz. Será?

As coletivas diárias no Palácio dos Bandeirantes (12hs30), sobre a Covid-19, sofreu uma mudança: o governador João Dória que a comandava, só terá participações nas segundas, quartas e sextas-feiras. Ontem (5), e amanhã (quinta), a  (apresentação) será do médico David Uip.

Iniciadas em janeiro, foram concluídas as obras de um pacote de iluminação pública providenciada pela Prefeitura Municipal de Piracicaba que beneficiou onze bairros, somando noventa e dois pontos, em parques, áreas verdes, praças, pistas de caminhadas e centro de lazer. O município investiu R$ 115.432,17.

Especialistas em eleição nos Estados Unidos afirmam: o presidente Donald Trump, que tinha reeleição praticamente garantida graças a ótima fase da economia, enfrenta no momento outra situação. Caso a eleição ocorresse hoje, por conta da pandemia mundial, uma derrota não estaria fora de cogitação. Lembramos que, lá, a eleição acontecerá em novembro.

Ontem (5), em Piracicaba, mais 11 casos confirmados do coronavírus (6 homens, dois abaixo de 60 anos, com 21 e 39 anos) e 5 mulheres, (2 com idade inferior a 6o anos, 38 e 39 anos). O dia fechou (16 horas), com 163 casos confirmados, 146 suspeitos, 426 descartados, 65 recuperados, 85 em tratamento e 13 óbitos.

O acontecido com o ministro Alexandre de Moraes, que vetou a nomeação do diretor-geral da Polícia Federal, por parte do presidente Jair Bolsonaro, não deve mais se repetir. O STF toma providências para que todos os onze ministros participem de uma decisão ou caso semelhante.

A exemplo do transporte público em Piracicaba, sempre envolvido em reclamações, também o Semae se vê sempre em evidência. Muitos bairros continuam reclamando da falta da água, principalmente no final da tarde.

Comenta-se, que, caso Bruno Covas não se apresente em condições de vencer a eleições para a Prefeitura de São Paulo, o PSDB pensaria em Davi Uip, atual responsável pelo Centro de Coordenação de Combate a Covid-19 no estado de São Paulo.

No início desta semana, o estado de São Paulo não conseguiu chegar a taxa de isolamento de 50%. Nem mesmo a cidade de São Paulo (47%). Autoridades preocupadas, pois, sem atingir a meta mínima necessária de isolamento, o governo paulista não terá o apoio dos médicos para flexibilização do comércio.

Covid-19 apresentando saldos catastrófico: médicos e enfermeiros (as) são constantemente afastados por estarem infectados e policiais se apresentam bastante afetados psicologicamente, provocando até mesmo suicídios.

Acredite: taxa de isolamento no Rio de Janeiro apontou para apenas 15%. Na conhecida Cidade Maravilhosa, palco de prisões de governadores, deputados, desvios, corrupção e superfaturamento, agora falta tudo para a saúde: médicos, leitos e equipamentos. Aliás, como sempre.

Avaliação de muitos: num Brasil onde Jair Bolsonaro é culpado por tudo, está fácil justificar incapacidade administrativa. Manaus, é mais um estado que joga a culpa pelo caos no atual Presidente da República.

Outra vez, um bebê, desta feita com um (1), mês, engasgado, foi salvo por policiais militares. A família reside no Monte Líbano.

A Rede Drogal, em Piracicaba e Região, já está aceitando a receita médica digital, conforme lei sancionada pelo governo federal. Ao apresentar o certificado digital no padrão ICP, através do celular (aplicativo ou SMSD), o farmacêutico (a) fará a conferência determinada, principalmente quanto a assinatura digital. Também é possível você ter o medicamento entregue em sua casa: ao fazer o pedido, envia pelo celular a receita digital.

Sérgio Moro não concorda com o segredo de justiça: quer que o seu e todos os demais depoimentos sobre o episódio envolvendo sua saída do Ministério da Justiça e Segurança, sejam tornados público.

Regina Duarte disse ontem (5) pela manhã, que  começava a se ver fora da Secretaria de Cultura. Ela teria dito que o presidente Jair Bolsonaro já está tratando de afastá-la, ao nomear Dante Mantovani, presidente da Funarte. Mantovani tido como olavista, foi dispensado dois meses atrás pela própria Regina Duarte. Olavo de Carvalho, personalidade influente no governo Bolsonaro, é crítico de Regina Duarte. Última: nomeação durou horas, pois no começo da noite de ontem (5) mesmo,  Dante Mantovani outra vez foi destituído. Em São Paulo, desde o início da quarentena, Regina Duarte é esperada entre hoje (6) e amanhã (7), em Brasília.

Secretaria de Saúde do estado de São Paulo aguarda para ainda esta semana, 500 respiradores. Foi adquirido um total de 3000 que devem ser entregues na sua totalidade até o final de maio.

Conhecido no final da tarde de ontem (5), o depoimento de Sérgio Moro a justiça de Curitiba, a avaliação é de alívio para o Palácio do Planalto: nada de grave. O teor mais forte, é sobre a denúncia da pressão que sempre teria recebido de Jair Bolsonaro para trocar o Superintendente da Polícia Federal do Rio de Janeiro. Ontem (5), no final da tarde, o Presidente da República contestou de forma veemente as declarações do seu ex-ministro.

FIQUE SABENDO

Com as famílias em casa, os árabes decidiram reforçar estoque de alimentos. Solicitaram ao Brasil, mais especificamente aos frigoríficos, através da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, aumento (substancial) da carne de frango. A resposta: sim, mas é preciso um tempo de até 60 dias. O nosso país é o maior exportador de frango do mundo.

PONTO FINAL

A pandemia continua. Mais presente do que nunca. E, acredite: ainda, com facilidade, você vê e encontra gente caminhando tranquilamente pelas ruas, entrando e saindo de estabelecimentos comercias sem máscara. Sempre fica a dúvida: ignorância ou não acredita mesmo. Como fazer uma pessoa acreditar? Mortes e mais mortes, todos os dias gente com resultado positivo para a Covid-19, hospitais lotados e, muitos seguem sua rotina como nada de anormal estivesse acontecendo. Maio vai caminhando e o clima mudando, com o outono começando a se misturar com o inverno. A dengue jamais deve ser descartada, bem como as gripes ou resfriados comuns   que podem começar a apavorar ou no mínimo intranquilizar, pois, imediatamente se lembrará da pandemia, bastando uma simples febre. Mais do que nunca é hora de cuidar da água parada nos quintais das residências e evitar se expor a qualquer risco. Voltando a pandemia, ela continua e vai continuar com sinal vermelho para maio e junho. Um perigo enorme a pessoa acreditar que nada acontecerá ou que o perigo já passou. Por isso, se mostre responsável, e entre várias providências, não esqueça da máscara.          

VOLTO AMANHÃ.

ATÉ LÁ.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.