Acervo do Monte Alegre e Engenho Central é doado à Prefeitura Municipal

BOM DIA.

A semana se apresenta com chances de chuva todos os dias. Temperatura mínima cai pouco, chegando no máximo a 18 graus. A máxima, com uma média de 30, hoje (10) e amanhã’ (11), pode cair para 25 a 27 graus. O comércio piracicabano está atendendo no período noturno (até às 22 horas) desde ontem (9). Futebol dá uma parada, faltando o Mundial de Clubes. E, todos estranharam o Flamengo sendo goleado pelo Santos. Opinião unânime: o Mengo deu uma relaxada. A resposta virá no Catar. Um bom dia para você.

O QUE
ELES DIZEM

“O XV FAZ PARTE DA MINHA VIDA. JAMAIS O ESQUECEREI”.

André Cunha (Ex-jogador deixando o XV de Piracicaba).

Foto: Michel Lambstein

INFORMAÇÃO

O Museu Prudente de Moraes promove hoje (10) e quinta (12), às 9 horas, o Encontro Rememorar, voltado aos idosos. A ação faz parte da campanha Sonhar o Mundo, realizada pelo SISEM-SP, em celebração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos. A iniciativa é da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. A participação é gratuita. A ação será composta por dinâmicas sensoriais relacionando a memória, as lembranças e os cinco sentidos – olfato, paladar, visão, tato, audição, e visitas mediadas na exposição permanente, com interação de objetos e saberes e experiências partilhadas pelo grupo visitante. O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes possui acesso a pessoas com deficiência motora, dificuldades de locomoção e ostomizados, além de visita monitorada com intérprete de Libras, para pessoas com deficiência auditiva. (Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes (Rua Santo Antonio, 641, Centro). Entrada gratuita. Informações: (19) 3422-3069).

FIQUE SABENDO

A emissão de cartões pré-pagos, cresceu e continua crescendo: mais de 50% só no primeiro semestre de 2019. Segundo a VISA, a razão foi o avanço das contas digitais mais os serviços de assinatura online, como a Netflix. Além dos aplicativos de transportes que costumam oferecer cartões pré-pagos aos motoristas, o produto vem sendo bastante usado pelas empresas de alta rotatividade visando oferecer agilidade as contratações.

BASTIDORES

André Cunha deixou o XV. Definitivamente. Uma pena. Gente como ele, é importante por uma simples razão: amor ao clube. André se identifica com a cidade e com a torcida, entende de futebol, conhece vestiário, bastidores e, estranha-se a falta de acordo para que viesse a ter uma função no alvinegro piracicabano. Faz muita diferença o profissional motivado unicamente pelo dinheiro e aquele que tem ligações afetivas com o clube.

PONTO FINAL

A Prefeitura de Piracicaba por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo, assinou oficialmente, na tarde de ontem (9), o termo de doação do acervo composto por documentação referente ao Monte Alegre e Engenho Central. A massa documental conta com objetos bidimensionais e tridimensionais, plantas e fotografias da Usina Refinadora Paulista de Açúcar (Usina de Monte Alegre, Guatapara e Tamoio) e Usina Brasileira de Açúcar S/A (Engenho Central, Rafard e Lorena). O acervo será patrimoniado. Os documentos acondicionados em salas do Armazém 14A, no Parque do Engenho Central, serão transferidos para a casa 03, localizada próximo à sede da SemacTur, onde foram realizadas melhorias na cobertura, portas, janelas, rede elétrica e pintura. A documentação poderá ser pesquisada após catalogação. Durante quatro meses, estagiários do curso de História, da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) trabalharam na triagem, limpeza dos materiais e adequações necessárias, com dedetização no local de armazenamento. Os documentos foram triados de acordo os recortes: temporal – documentos datados até década de 1980, período em que as usinas deixaram de funcionar; temático – documentos diretamente relacionados às usinas; e temático – documentos indiretamente relacionados às usinas como insumos, elementos da produção, produto e serviços. Para o inventário, os dados foram sequenciais, por lote, com informações essenciais como número de documento, tipo documental, título, resumo, data, caracteres externos relevantes com número de páginas, formato e dimensão quando houver. Dados gerais sobre o estado de conservação, fotografia do documento e a informação sobre a destinação do documento, não foram realizados em decorrência de tempo. Todo o processo de triagem e inventário foi orientado pelas técnicas Renata Gava e Amanda Caporrino. O acervo está em processo de tombamento a nível estadual pelo Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo e já é tombado peloo Codepac – Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba.

Foto: Rafael Bitencourt

VOLTO AMANHÃ.

ATÉ LÁ.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.