Secretaria da Cultura e Turismo abre inscrições para exposições em 2020

BOM DIA.

No PONTO FINAL da TRIBUNA PIRACICABANA desta terça (29), também comentamos a vitória de Alberto Fernandez nas eleições presidenciais da Argentina. Preocupação com o Mercosul, mas ao mesmo tempo a torcida para que os governos saibam diferenciar amizade dos interesses comerciais. Mas, intriga mesmo, é o detalhe já comum do povo ignorar fator negativo. Cristina Kirchner, mesmo com doze processos e envolvendo corrupção, seis deles com prisão preventiva decretada, mas salva por causa do foro privilegiado (ela é senadora), torna-se vice-presidente da Argentina. Realmente o mundo hoje é outro. Bem diferente. Valores (dignidade e moral),  que um dia era espelho ou exemplo, agora é descartável. Um bom dia para você.

O QUE
ELES DIZEM

“Deixei a Globo pela porta da frente. Sei que um dia posso voltar”.

Tiago Abravanel (Ator, dublador e apresentador de TV).

Foto: Divulgação / Gshow

INFORMAÇÃO

Diretores, coordenadores e gerentes de escolas particulares e públicas visitaram o Memorial do Empreendedorismo da Associação Comercial Industrial de Piracicaba.

A ideia dessas visitações, segundo o diretor cultural da ACIPI, Palmiro Romani, é mostrar a história do empreendedorismo e de Piracicaba. “O empreendedorismo é criação, é o que movimenta tudo. Os visitantes saem do Memorial com um olhar inovador, que é o de fazer as coisas por amor”, destacou. Participaram as instituições Ciee (Centro de Integração Empresa Escola), COC Piracicaba, Cotip (Colégio Técnico de Piracicaba), Etec Cel. Fernando Febeliano da Costa, Etec Ary de Camargo Pedroso, Instituto Formar, Senai (Serviço Nacional da Indústria) e Sesi (Serviço Social da Indústria). Pela primeira vez na Acipi, o coordenador dos cursos técnicos do Cotip, Marcos Roberto Bertanha, salientou a importância do ensino para a formação de novos empreendedores. “Muitos dos 300 alunos do colégio não conhecem a história e, com todos esses conhecimentos transmitidos no Memorial, poderão entender o passado da cidade. Será importante para compreenderem a contribuição histórica dos empreendedores para Piracicaba. A visita agregará bastante para eles”, disse. Esse aprendizado cultural, na visão da diretora do COC, Marta Zago, também é fundamental. “Hoje, os alunos são protagonistas. Visitas em museus propiciam momentos participativos que nunca são esquecidos. E os alunos adoram. Para o mês que vem, já vamos agendar para os ensinos fundamental e médio, acompanhados pelos professores de História”, salientou. O Memorial do Empreendedorismo é um espaço físico e sociocultural que remete aos fatos memoráveis do desenvolvimento econômico de Piracicaba, a partir do século XVIII até o presente. Com o compromisso de despertar a vocação empreendedora e valorizar os fatos passados, o espaço cultural tem como principal público estudantes do ensino médio, de escolas técnicas e faculdades. O Memorial adota de recursos tecnológicos nos painéis, piso e totens para auxiliar a capacidade cognitiva e estimular a participação dos visitantes. De 2012 a 2019, 8.312 pessoas passaram pelo Memorial do Empreendedorismo da Acipi, totalizando 348 visitas guiadas. Com duração de cerca de duas horas, essas visitações de grupos de até 40 pessoas são gratuitas e podem ser feitas por telefone: (19) 3417-1766, ramal 736, ou e-mail: lucas@acipi.com.br. Os agendamentos acontecem nos períodos da manhã, tarde e, eventualmente, à noite.

FIQUE SABENDO

A agricultura familiar perdeu seu espaço no campo brasileiro, nos últimos 11 anos, segundo dados do censo agropecuário divulgados pelo IBGE. De 2006 a 2017 o número de estabelecimentos ligados a agricultura encolheu em 9,5%. A explicação é simples, embora preocupante: as novas gerações estão gradativamente perdendo o interesse em seguir o trabalho iniciado pelos pais no campo.

BASTDORES

Embora o governo e também o Congresso Nacional já analisem uma reforma tributária, o Palácio do Planalto não esconde a necessidade de mudanças administrativas. Resta saber a força das alterações, ou seja, se profunda ou tímida. A princípio, vai atingir futuras servidores públicos que perderiam  a estabilidade absoluta.

PONTO FINAL

A Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo está oferecendo inscrições até o dia 20 de novembro para interessados em participar do projeto Exposições 2020. Aberto a artistas, instituições sem fins lucrativos, produtores e curadores de qualquer um dos campos das artes visuais, que pretendam expor suas obras nos espaços públicos da cidade, a partir do primeiro semestre do ano que vem. O Edital está disponível no www.semactur.piracicaba.sp.gov.br. As inscrições gratuitas devem ser feitas via correio postal ou diretamente na Pinacoteca Miguel Dutra, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O interessado deverá entregar/enviar um dossiê com envelope ofício, nome completo do remetente contendo imagens individuais de no máximo 10 trabalhos recentes do artista; identificação no verso, informações sobre o tipo de suporte a ser utilizado, técnica e dimensões das obras. As postagens via correio postal, deverão ser feitas até o dia 20, com chegada do material até 15 (quinze) dias após. Os dossiês serão analisados pela Comissão de Seleção formada por críticos, historiadores de arte e artistas experientes. Os resultados serão divulgados a partir de 10 de dezembro, quando os projetos não aprovados deverão ser retirados na Pinacoteca. Os artistas residentes fora do município receberão os dossiês pelo correio.

Foto: Imprensa SemacTur

VOLTO AMANHÃ.

ATÉ LÁ.

Compartilhe este post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *