Vinte e um de junho

BOM DIA.

O inverno começa nesta quinta-feira (21), às 7h08, trazendo dias mais frios, mais claros, a noite mais longa do ano, redução das chuvas e aumento das noites propícias à observação do céu. De acordo com o coordenador do OAPES (Observatório Astronômico de Piracicaba Elias Salum), Nelson Travnik, o fenômeno, conhecido como Solstício, significa estacionário porque o Sol atinge sua maior declinação ao norte e a partir daí retorna na esfera celeste em direção ao sul, rumo a posição que marca a primavera. O inverno irá durar 93 dias, 15 horas e 43 minutos. É a mais longa das estações do ano. E, a noite desta quinta-feira será a mais longa do ano. “Para a astronomia, o inverno possibilita noites mais propícias para observação do céu. Além de notáveis objetos siderais. Este mês estamos tendo uma oportunidade excepcional de observar dois planetas: Júpiter e Saturno. Também constelações notáveis como Cruzeiro do Sul, Sagitário, Centauro, Carina, Virgem e Balança podem ser admiradas”, explicou Travinik. Ele lembrou ainda que é comemorado hoje o Dia Internacional do Sol, que será lembrado no OAPES no sábado, que ficará aberto para visitação a partir das 16h. Fica na Rodovia Piracicaba-Rio Claro Km 3.

Foto: Fernanda Schmidt

 

DATA DE HOJE

Dia de São Luiz Gonzaga

Dia Universal Olímpico

Dia do Aperto de Mão

Dia do Intelectual

Dia da Mídia

 

TEMPO EM PIRACICABA

(Quinta-Feira)

Máxima: 28ºC Mínima: 14ºC

Sol nasce às 6hs50. Pôr do sol às 17hs34

Umidade: 49%

Vento: 9 km/h

Chuva: zero.

Dia com poucas nuvens.

 

MANCHETES
DO DIA

COTIP promove hoje no salão nobre da Escola Municipal de Ensino, das 9 às 12 horas, a Mostra de Talentos. Projeto movimenta alunos, professores e funcionários com bandas de música, artes marciais e coreografias, incentivando a criatividade e revelando talentos.

 

 

Prefeitura Municipal reforma e amplia a EM Vicente de Paulo na rua Visconde do Rio Branco. Vagas para berçário, maternal e jardim tiveram um aumento de 56%. Passaram de 239 para 373.

 

Escolas de Samba de Piracicaba promoverão nos dias 30 de junho e 1 de julho, a 14ª Festa Pira Caipira com entrada gratuita.

 

CASE (Centro de Atendimento Socioeducativo de Piracicaba) realiza hoje, às 8hs30 e às 13hs30, festa junina movimentando seus usuários na Associação Educando pelo Esporte.

 

Companhia Estável de Dança de Piracicaba se apresenta esta noite no Teatro do Engenho Central com o espetáculo Com’Vida. Participação de bailarinos de clubes, grupos, academias e escolas. Início às 20 horas com entrada gratuita.

Foto: Nanh D’Luize

 

BASTIDORES
DA COPA

Joseph Blatter foi eterno na presidência da FIFA. Como todos, todo poderoso. E, mesmo praticamente banido, parece que não perdeu poder e prestígio. Por conta dos escândalos na entidade maior do futebol mundial, o dirigente foi suspenso por oito anos. Ou seja: não pode participar de nada relacionado ao futebol comandado pela FIFA. Só que Blatter apareceu na Rússia. Imediatamente deu-se a agitação. Foi quando se anunciou que ele lá estava por conta de um convite pessoal por parte de Vladimir Putin, presidente da Rússia. Pelo que se sabe, pelo menos até agora, ninguém contestou.

Foto: Getty Images

 

O QUE
ELES DIZEM

“O incômodo foi grande. Prejuízo também. Para se ter uma ideia, a produção de leite só volta ao normal no ano que vem”.

Rubens de Melo Vaz (Gerente da Associação dos Produtores de Leite do Sudoeste de Minas Gerais).

 

DICA
SAÚDE

A incontinência urinária é um problema que incomoda e preocupa. Na maior parte, acontece devido ao enfraquecimento da musculatura pélvica. Também excesso de peso, traumas na coluna, doenças crônicas, casos neurológicos, tabagismo e mudanças hormonais na menopausa. Tudo isso pode causar incontinência. O avanço da idade é um outro fator porque diminui a capacidade de controlar a vontade de urinar. Ao menor sinal do problema, o correto é procurar um especialista. O diagnóstico e o tratamento precoce aumentam as chances de sucesso.

 

PERGUNTAR
NÃO OFENDE

Você confia na Justiça Brasileira?

 

PAUTA JOVEM

PAN NEWS PIRACICABA

Hoje (21), no JORNAL DA MANHÃ, às 8 horas, presença de Roberto Previde, presidente do Sincomerciários (Sindicato dos Empregados no Comércio de Piracicaba). É o convidado desta quinta-feira de Roberto Morais e Adriana Passari.

 

PONTO FINAL

Na noite da última terça-feira (19), na Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (ACIPI), o prefeito Barjas Negri e o jornalista Miromar Rosa autografaram o livro que ambos escreveram citando exemplos do governo de Piracicaba quanto ao desenvolvimento e a sustentabilidade. Presenças dos amigos e daqueles que apreciam a leitura e informações. Os autores fizeram se acompanhar de seus familiares. Na foto, Larissa Rizzo, José Mário (filho), Fátima, Miromar, Sandra e Barjas Negri.

 

ATÉ
AMANHÃ

 

Oitavo dia da Copa do Mundo da Rússia. Continuam os jogos da fase classificatória que vão até o próximo dia 28. Até aqui, facilidade mesmo, só os russos encontraram. Ontem (20) por exemplo, Espanha, Portugal e Uruguai sofreram para ganhar. Hoje (21): Dinamarca x Austrália (9hs.), França x Peru (12hs.) e Argentina x Croácia (15hs.).

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.