Nove de maio

BOM DIA.

Na semana passada, a notícia sobre bilhões de lucro dos bancos privados. Ontem (8) a Petrobrás anunciou seu lucro líquido de quase 7 bilhões, a maior já vista depois de uma fase terrível, quando a estatal só não fechou graças a sua extraordinária força e capacidade.  Tudo bem. Estão certos em comemorar. Mas, e daí? O sofrimento do povo continua. Como disse dias atrás um economista: “De que adianta inflação baixa se o povo não tem emprego e dinheiro? No caso da Petrobrás temos uma gasolina caríssima e o gás de cozinha foi reajustado de forma absurda. Em se tratando dos bancos, por que juros tão abusivos envolvendo cheque especial e cartão de crédito? Tudo as custas do povo brasileiro, vítima de muitos e muitos tributos e pesados. EM TEMPO: hoje (9), às 19hs30, o Monsenhor Jorge Simão Miguel celebra às 19h30, na Matriz Imaculada Conceição (Vila Rezende), Missa de 7º dia pelo falecimento do dr. João Eduardo Miguel. Promotor Público em Piracicaba no passado, foi sepultado em Londrina, onde vivia. Conversamos ontem (8) com o Padre Jorge que lamenta a morte de irmão. “Uma grande pessoa, um irmão querido”.

 

DATA
DE HOJE

Dia da Europa (União Europeia)

 

TEMPO EM PIRACICABA
(Quarta-feira)

Máxima: 28ºC. Mínima: 17ºC

Sol nasce às 6hs33. Pôr do sol às 17hs40.

Umidade: 57%

Vento: 7 km/h

Chuva: zero. Poucas nuvens.

 

NOTÍCIA

Pesquisa encomendada pela Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) aponta que 68,3% dos piracicabanos devem comprar presentes neste Dia das Mães. O levantamento foi realizado pela CW7 Pesquisas, nos dias 3 e 4 de maio, com 400 moradores de Piracicaba acima dos 16 anos. O resultado aferido apresenta progressões na comparação da intenção de compras para o Dia das Mães nos últimos três anos: 2017 (60,4%); 2016 (52%) e 2015 (64,5%). O consumo no Dia da Mães 2018 também promete a ser 10,5% melhor do eu à última data comemorativa, o Natal do ano passado (61,8%). “O Dia das Mães é uma das datas mais esperadas pelo comércio e, com o cenário econômico mais favorável às vendas, se comparado aos últimos anos, as expectativas são positivas”, aponta o presidente da Acipi, Paulo Roberto Checoli. O presidente da Acipi completa afirmando que o comércio de Piracicaba supre as necessidades do consumidor. “Sabemos que o comércio local é forte, diversificado e que está pronto para atender as mais variadas necessidades dos clientes. O consumidor não precisa se deslocar a grandes centros para realizar as compras. Além do comércio, outro setor que deve se beneficiar com o Dia das Mães é o de serviços, sobretudo, o gastronômico. Muitos aproveitam a data para comemorar e almoçar fora de casa, movimentando os estabelecimentos”, explicou. Para Walton Pousa Neto, da CW7 Pesquisas, este Dia das Mães pode ser o melhor dos últimos quatro anos. “Se confirmada essas informações, 2018 promete ser de melhora nas vendas para os comércios de Piracicaba, o que ajudará muito a retomada da economia e, consequentemente, na queda do desemprego em Piracicaba”, concluiu. A pesquisa aponta, ainda, que a maioria (48,4%) deverá gastar entre R$ 51 e R$ 100. Quanto aos segmentos, os com maior destaque foram perfumaria/cosméticos e vestuário, com 34,8% e 34,4% da intenção entre os entrevistados, respectivamente. Os consumidores podem aproveitar o Dia das Mães para comprar ou consumir nas empresas participantes do Mega Sorteio da Acipi. A primeira grande campanha é válida até o dia 12 de agosto e sorteará duas viagens com acompanhante para o Nordeste brasileiro e outros 60 prêmios. Para participar, basta que o cliente compre em uma das empresas participantes de Piracicaba, Saltinho ou Charqueada e preencha corretamente os cupons. O regulamento e a lista das empresas.

Foto: comunicação ACIPI

 

BASTIDORES

Contagem regressiva para a Festa das Nações. Exatamente uma semana. Nesses 35 anos já á vimos a bela festa acontecer num clima de muito frio e também com a chuva presente. Tudo por causa do rio Piracicaba. Mas, com o passar dos anos, mais se aprende e se aprimora. Para o evento que começa na próxima quarta, dia 16, teremos novidades e uma delas é a cobertura da grande área onde se encontra o palco dos shows musicais e onde também se encontram muitas barracas. O objetivo é oferecer sempre mais segurança e conforto as milhares de pessoas que para o Engenho Central se deslocam. Pode ter certeza: teremos cinco dias de muita alegria.

 

O QUE ELES DIZEM

“Nos anos 70, quando um professor era indicado para uma vaga na USP, a ordem era levantar a vida dele. Se tivesse alguma participação em atividades terroristas, ou tivesse passado por Cuba ou China, era imediatamente vetado”.

Krikor Tcherkesian (Empresário).

 

DICA

De acordo com estudo realizado na Noruega, na Universidade de Bergen, a ingestão regular de vitamina D pode diminuir o risco de morte em pessoas que sofrem de doenças do coração em até 30%. Explicação do cirurgião Marcelo Sobral, colaborador da revista Ana Maria: “A vitamina D auxilia no controle das contrações do músculo cardíaco, permitindo o relaxamento dos vasos sanguíneos aumentando a perspectiva de vida”. Detalhe: para avaliar se a reposição é necessária, é preciso passar por uma avaliação.

 

FIQUE
SABENDO

Em 2009, 18% dos entrevistados afirmaram não se interessar pela Copa do Mundo, mas agora, em 2018, esse número subiu para 42%. Interesse pelo futebol: em 2010, 31% dos brasileiros entrevistados disseram não ligar. Hoje, são 10 pontos a mais que garantem não se preocupar com o famoso esporte que sempre encantou. Só um quinto dos brasileiros  se dispõe ir a um estádio para ver um jogo. Enfim, são dados que não agradam aqueles que não ficam longe da bola. Será que, com o passar dos tempos, o futebol deixará de ser uma paixão para o brasileiro?

 

 

PONTO FINAL

Joaquim Barbosa desistiu. Surpresa nenhuma. Aliás, surpresa seria vê-lo numa campanha eleitoral. Não tem o mínimo perfil para a política, principalmente visando cargo executivo. Paciência zero. Facilmente se irrita. Deixou o STF alegando complicções com a saúde (coluna). Como então participar de uma agitada campanha? Já imaginou pressionado ou questionado num debate? Impossível imaginar. Ninguém conhece suas ideias, intenções e muito menos capacidade administrativa. Por isso sempre se escondeu e refletindo facilmente chegou a conclusão que não daria certo.

Foto: Ueslei Marcelino/REUTERS

 

REFLEXÃO

“É preciso coragem para ser diferente e ter competência para fazer a diferença”.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.