Oito de maio

BOM DIA.

Uma semana com o tempo e a temperatura, a princípio, sem grandes alterações. Teremos máxima entre 27 e 30 graus, com mínima entre 17 e 19. Meteorologistas dizem que não chove com pequena possibilidade de alguma alteração no sábado ou domingo quando poderemos ter chuva localizada. Uma semana com o comércio mostrando-se otimista em razão do Dia das Mães (13). O ideal (e isso todos sabem) é não deixar as compras para a última hora, embora seja quase impossível o brasileiro evitar. As lojas do comércio de rua vão abrir na sexta (11) até às 22 horas e no sábado (12) até às 18 horas.

 

DATA DE HOJE

Dia Internacional da Cruz Vermelha

Dia do Profissional de Marketing

Dia Internacional do Turismo

Dia do Artista Plástico

Dia da Vitória.

 

TEMPO EM PIRACICABA

(Terça-feira)

Máxima: 28ºC. Mínima: 16ºC

Sol nasce às 6hs33. Pôr do sol às 17hs42.

Umidade: 52%

Vento: 11 km/h

Chuva: zero. Nuvens durante o dia e noite.

 

NOTÍCIA

Faltam oito dias para a Festa das Nações (16 a 20 de maio), em Piracicaba, no Engenho Central. É claro que a gastronomia é um dos principais atrativos do grande evento, em 2018 vivendo a sua trigésima quinta edição. Mas, quem gosta e acompanha essa festa solidária, sabe que os shows de música e dança são outros pontos fortes. A programação cultural também está imperdível: vai da música clássica, passa pelos grandes sucessos do cancioneiro caipira, do choro, até chegar ao jazz, com especial valorização dos músicos e conjuntos piracicabanos. Na quarta (16), primeiro dia da festa, a abertura ficará com a Orquestra de Cordas, formada por músicos da Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP), que se apresentam às 19hs., antes da abertura oficial do evento (20 horas), com a presença de autoridades e das Rainhas. As Rainhas (representantes das nações) se apresentarão todos os cinco dias da festa. Na quinta (17) entre os destaques está a Orquestra Paulistana de Viola Caipira, às 19hs. O grupo, sob formação orquestral, executa unicamente a viola de 10 cordas, a viola caipira, tão amada pelos piracicabanos. Seu repertório eclético vai da música caipira de raiz a incursões geniais e inusitadas na música erudita, MPB, world music e new age. Na mesma noite haverá choro, MPB e jazz, entre outros ritmos. Na sexta (18) o grupo de Violas da Orquestra Sinfônica de Piracicaba abre a noite de shows, às 19hs., com clássicos da música internacional e popular brasileira. Na mesma noite ainda tem a formação de Metais e de Madeiras da OSP. No sábado (19) os shows começam ao meio-dia, com a apresentação do grupo de Metais da OSP, seguido do Grupo de Danças Folclóricas de Piracicaba, às 13hs. Também no sábado o público poderá acompanhar o tradicional Grupo de Congada do Divino Espírito Santo de Piracicaba, às 15hs., seguido do de Samba de Lenço, às 15hs30, duas das principais manifestações culturais, artísticas e religiosas de Piracicaba. Os shows seguem até as 23hs., com música indiana, maracatu, jazz, dança coreana, viola caipira e samba-rock, entre outros. Finalmente no domingo (20), último dia de festa, é o Grupo de Danças Folclóricas de Santa Olímpia quem abre o evento, às 12hs., seguido do Grupo de Madeiras, do Grupo de Metais e do Grupo de Cordas da OSP. Às 17hs., o grupo Água de Vintém, a nova geração do choro, faz o encerramento da programação musical com composições autorais e clássicos do gênero.

 

BASTIDORES

A crise que recentemente afetou toda a economia brasileira não poupou nada e ninguém. Clubes sociais e recreativos também entram na lista. Piracicaba que durante longo tempo mostrou clubes bastante ativos, ainda sofre as consequências. É verdade que essa queda teve início lá trás com mudanças dos costumes, mas os últimos anos foram determinante. Conversando com dirigentes dos mesmos é fácil a constatação. Dois argumentos principais: muitos condomínios surgindo com piscina e quadras esportivas, facilitaram a vida das pessoas que nem precisam mais sair de casa para o lazer e, com o desemprego, o corte de despesas é inevitável, e a mensalidade paga aos clubes é um dos alvos principais. Clubes encerram atividades, perdem sócios e a inadimplência se acentua. A saída é cortar despesas e até mesmo discutir a venda de parte do imóvel. Contudo, tudo é  analisado e votado com extrema cautela. A expectativa e a recuperação da economia.

 

PERGUNTAR
NÃO OFENDE

Juros (cartão e cheque especial) absurdamente altos. Que autoridade ou Poder pode resolver?

 

FIQUE
SABENDO

Já se encontra na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro um lote de 37 gravuras do século 19 enviado pelo Instituto Itaú Cultural. As gravuras passarão por vistoria técnica para identificar se foram furtadas da Biblioteca Municipal em 2004 quando centenas sumiram de sus acervos. Isso acontece mediante um acordo entre as instituições.  Esse é o primeiro de um total de três lotes.

 

RÁPIDAS&MISTURADAS

NESTE meio de semana (sem o Campeonato Brasileiro) teremos jogos da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana. EDIFÍCIOS abandonados também em Piracicaba chamam a atenção da população e preocupam autoridade depois da tragédia no centro de São Paulo. PRESIDENTE da Câmara Municipal de Piracicaba, Matheus Erler (PTB), se mostra critico contra a secretária da Educação, Maria Angela C.J. Correa, por causa da superlotação nas salas de aulas. SEMUTTRAN chama a atenção para “Maio Amarelo”, que tem como objetivo alertar todos sobre mortes e feridos no trânsito. ACIPI prepara eleições para a mudança da sua diretoria executiva e conselheiros tendo o empresário Luiz Carlos Furtuoso como candidato único. PREFEITURA de Piracicaba enviou projeto (104/2108) a Câmara Municipal com objetivo de disciplinar comercialização de produtos nos varejões.  VICE PREFEITO José Antonio de Godoy programando viagem internacional para o final de maio. HOSPITAL dos Fornecedores de Cana realiza a “Semana do Profissional de Saúde” com o objetivo maior de capacitar e valorizar seus profissionais e colaboradores.  PREOCUPAÇÃO da Fran TT: massificar o tênis de mesa. DESDE a última sexta-feira (dia 4) na Pinacoteca Municipal de Piracicaba, a sua disposição, mais uma edição da Mostra Almeida Junior com 70 obras.

Pinacoteca recebe 30ª Mostra Almeida Júnior

 

O QUE ELES DIZEM

“O Brasil precisa acabar com feudos públicos e privados. Tem que começar no próximo governo urgentemente”.

Rodrigo Maia/DEM-RJ (Presidente da Câmara dos Deputados).

 

 

PONTO FINAL

O Padre Jorge Simão Miguel comemorou nesta segunda-feira (7) mais um aniversário. Comemorou com restrições: estava (e está) triste com o falecimento do seu irmão, em Londrina, na semana passada, Dr. João Eduardo Miguel, que foi Promotor Público em Piracicaba. Padre Jorge: pessoa conhecida e querida, ele segue sua vida num ritmo normal e rotineiro. Faz parte do seu dia a dia, as missas, leituras, visitas e conversa com os amigos. Não abre mão de falar do esporte e nunca esquece do seu Corinthians. Caridoso, ensina sempre a atender o necessitado e ouvir o desesperado ou injustiçado. Lúcido, as celebrações que o têm na condução, se mostram sempre agradáveis. A voz clara, as palavras objetivas, reforçam a Fé e enaltecem com imenso carinho e admiração Maria, José e Jesus. Conhecemos o Padre Jorge quando trabalhando pelo antigo “Diário de Piracicaba” , fomos até Águas de São Pedro e lá estava o nosso amigo conversando em frente o Grande Hotel, com o lateral corintiano Zé Maria. O Timão estava concentrado lá para jogar contra o XV.  Viveu momentos difíceis quando de um acidente automobilístico e ainda ao ser colhido por um carro quando atravessava a rua ao lado da sua residência e da igreja Imaculada Conceição. Porém, os momentos felizes foram e são muitos, como do encontro com o Papa João Paulo. Sempre ao lado dos amigos, mostra-se feliz pela vida e eternamente agradecido a Deus. E, nós, a família católica, também agradecemos a Deus e rezamos pelo privilégio de contar com a presença do sempre presente Monsenhor Jorge Simão Miguel. 

Padre Jorge – Foto: Diocese de Piracicaba

 

REFLEXÃO

”Uma mentira estraga mil verdades”

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.