Quatro de setembro

● Dia de Santa Rosália ● Dia da Lei Eusébio de Queiroz ●

 

BOM DIA.

O tempo passando e já estamos vivendo setembro. Muito festejado. Mês da Bíblia, início da estação Primavera e o histórico 7 de Setembro. Falemos do livro mais importante da humanidade. São Jerônimo, a pedido do Papa Dâmaso (366 a 384) fez a tradução da Bíblia em latim. Foram 35 anos de estudo concluídos num 30 de setembro. Jeronimo disse, então: “Impossível conhecer Jesus sem conhecer o Evangelho”. A Primavera e as flores. Lembramos da rosa, do ipê, orquídea, lírio, violeta, girassol, azaleia, enfim, são muitas. Para todos os gostos. A rosa é exuberante. O Ipê roxo, branco, azul, todos lindos, mas o amarelo virou um símbolo, pois realmente se impõe. É a cor mais cultivada, a preferida. E, saiba que o Ipê amarelo é uma planta medicinal. Feriado quinta-feira, embora, passe para muitos uma imagem de que festejar o Dia da Pátria é coisa do passado. Errado. Não tenha nenhuma dúvida quanto a necessidade e satisfação de celebrar a liberdade e a democracia. Também não tenha dúvida quanto essa terra é abençoada. Um presente que Deus nos reservou. Uma ótima semana para você.

 

DESTAQUE

“Fiquei impressionado. O hospital é grande, bonito, bem planejado e com uma infraestrutura incrível. Confirmada a parceria, será um dos melhores projetos no qual a Unicamp vai se inserir”.

Marcelo Knobel (Físico, pesquisador e reitor da Unicamp) conhecendo o Hospital Regional em Piracicaba.

Foto: Ricardo Lima

 

DATA DE HOJE

Dia de Santa Rosália

Nome de nascimento: Rosália Simbaldi. Nasceu em Palermo (Itália) em 1125 e faleceu em 1160 com apenas 30 anos de idade. De família rica, o pai,  tinha muitas posses, mas ela, com 14 anos, resolveu deixar a casa, a família, dizendo que gostaria de servir a Deus. Documentada desde l196 tornou-se Padroeira de Palermo. Diz a história que ela salvou a cidade em 1624 de uma terrível epidemia. Apareceu num sonho a um operário e lhe indicou seus restos mortais. Ele encontrou e a epidemia simplesmente acabou. Uma santa popular para os italianos.

 

Dia da Lei Eusébio Queiroz

Seu nome completo: Eusébio de Queiroz Coutinho Matoso da Câmara. Político brasileiro nascido em Angola. Nasceu em 1812 e faleceu em 1869. Era ministro quando do segundo reinado do império brasileiro e depois de muitas pressões por parte da Inglaterra sobre os portugueses, ele assinou a Lei 581 em 4 de setembro de 1850 proibindo o Tráfico Atlântico de Escravos. Escravos deixavam a África a caminho do Brasil. A Inglaterra tomou essa decisão cinco anos antes: em 1845 através de Bill Aberdeen.

 

COMEMORAÇÃO

PÁTRIA LIVRE

Reunindo esta manhã (a partir das 7h30) seus diretores, funcionários, mais amigos, convidados, estudantes e o Tiro de Guerra, a Associação Comercial e Industrial de Piracicaba comemora a Semana da Pátria com o tema “Pátria Livre”. Começa com hasteamento das Bandeiras. A ACIPI oferecerá bandeirinhas do Brasil, que aliás será fornecida gratuitamente as escolas públicas e privadas interessadas.

 

DIA DO CORAÇÃO

DATA MUNDIAL SERÁ LEMBRADA

Vereador Paulo Serra (PPS) que é médico cardiologista se reúne esta semana com autoridades médicas e políticas no sentido de organizar mobilização para o dia 29 de setembro, quando a Associação Brasileira de Cardiologia comemora o Dia Mundial do Coração. Detalhes devem ser divulgados na próxima semana com participações da secretaria Municipal de Saúde, Câmara Municipal e empresas privadas da área de saúde.

Foto: Fabrice Desmonts / Câmara Piracicaba

 

 

FIQUE SABENDO

ALERTA SOBRE AS GORDURAS

O STJ deve julgar esta semana um processo da Associação Nacional dos Restaurantes contra uma regra da Anvisa que obriga a publicidade no sentido de alertar sobre alimentos com altos teores de gordura, açúcar e sódio. Os restaurantes defendem a tese de que a Anvisa não tem competência para determinar como deve ser a propaganda. Na primeira instância, em São Paulo, no Tribunal Regional Federal, os restaurantes venceram. A Anvisa recorreu.

 

TAXI

UBER É REGULAMENTADO

A Prefeitura Municipal de Piracicaba através do decreto 17188/2017 regulamentou em Piracicaba o Uber e outros aplicativos de transporte em Piracicaba chamados de PRCs (Provedoras de Redes de (Compartilhamento). Decisão aconteceu após reuniões envolvendo a Semutran, Procuradoria Geral, Sindicato dos Taxistas e Conselho Municipal de Mobilidade. Procurador Sérgio Bissolli explicou que, em vários municípios, após a proibição, o Uber conseguiu vencer no Tribunal de Justiça. Segundo a Prefeitura Municipal, a partir de agora, o Uber segue a mesma legislação dos táxis, ou seja, está sob égide da legislação municipal vigente.

 

FOTO DO DIA

Fran Camargo acompanhou neste último domingo uma apresentação do Grupo de Capoeira raízes de Angola comandado pelo mestre Zequinha Almeida. Fran buscou o melhor ângulo e conseguiu (como sempre) uma bela imagem: os capoeiristas tendo ao fundo a beleza do salto do rio Piracicaba.

 

APM

ELEITO O NOVO PRESIDENTE

Ricardo Tedeschi Matos foi eleito o novo presidente da Associação Paulista de Medicina – Regional de Piracicaba.  Com mandato até 2020, o escolhido é cirurgião geral e endoscopista. Nascido em Araçatuba, 43 anos, casado com Roberta Blanco Orlando, o dr. Ricardo Matos é mestre em gastroenterologia, especializado em endoscopia e diretor da Clínica Focus. Solenidade da pose acontece no dia 27 de outubro.

Foto: Roberta Blanco Orlando

 

TRÊS TEMPOS

AQUI

Quem sabe com a presença da Guarda Civil Municipal na área central fiscalizando e multando no trânsito os roubos de carros diminuem. E é justamente neste setor que tem bastante gente olhando carro: as agentes da zona azul, mais os flanelinhas.

 

ALI

Geraldo Alckmin enfrentou sozinho o PSDB para bancar o nome de João Dória para prefeito de São Paulo. Eleito no primeiro turno, menos de um ano depois, Dória já ameaça enfrentar seu padrinho. Nada resiste ao Poder.

 

ACOLÁ

Governo dos Estados Unidos trabalha para liberar (emergencialmente) US$ 7,8 bilhões para ajudar a reconstrução do Texas, atingido pela tempestade tropical Harvey. O governador Greg Aboott calcula que a recuperação total do estado vai demorar anos e custará 125 bilhões de dólares.

 

ÚLTIMA

MOMBUCA ELEGE PREFEITA

Com a candidatura de Marcos Poletti impugnada (eleito em 2016) a Justiça Eleitoral determinou novas eleições em Mombuca, cidade próxima de Piracicaba. Eleitores (3.318) voltaram as urnas ontem (3) e elegeram Maria Ruth Bellanga (PR) que obteve 52,04% dos votos derrotando Rogério Aparecido Alcaide (Formiguinha) que conseguiu 47,96%. Segundo autoridades de Capivari, local da apuração, 2.749 votaram: 95,42% votos válidos, 1,36% brancos e 3,20% nulos. Resultado deve ser homologado até 15 de setembro.

Foto: Cidade Brasil

 

PIRACICABA

(Informação obras do jornalista e escritor Cecílio Elias Netto).

A casa onde viveu Prudente de Morais (Rua santo Antônio esquina com 13 de Maio) tornou-se Museu Histórico e Pedagógico em 1956. Após a morte do ex-presidente da República, sua esposa dona Adelaide lá morou até o fim da sua vida ao Lado da filha Julia. Antes de museu, a casa abrigou o médico e político Samuel de Castro Neves, a Faculdade de Odontologia, a Escola Dr. Prudente de Morais e a Delegacia de Ensino.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.