Cinco de setembro

 ● Dia do Oficial de Farmácia ● Dia da Amazônia ● Dia da Raça ● Dia dos irmãos ●

 

BOM DIA.

Os episódios envolvendo Alckmin e Dória vão se sucedendo e com uma rapidez incrível. E, cada dia um detalhe mais surpreendente que o outro. Ontem (4) João Dória, prefeito de são Paulo (porque Alckmin quis e bancou) disse que não disputa a prévia do PSDB com o atual governador. Ele sabe que perde. Então, está resolvido. Se o PSDB não deixar Dória disputar a Presidência da República em 2018, com certeza muda de partido ainda em setembro. No PSDB, os amigos de Alckmin estão bravos, porém, não querem perder Dória sabendo das suas chances de vir a se eleger no próximo ano. O difícil para não dizer impossível, seria convencer Alckmin. Tem também entre os próprios tucanos aqueles que acreditam que o governador não se elege presidente. A ideia dessa turma: Dória para Presidente e Alckmin no Senado. Contudo, ainda tudo muito confuso. Acredita-se que nos próximos dias comece a haver uma definição.  Esperar para ver.

 

DESTAQUE

“Serão quase cinco mil desfilando. Teremos gente a pé e também motorizados que encerrarão o evento. Com certeza será uma grande festa cívica”.

Alex Garcia (Presidente da Comissão Municipal de Eventos Cívicos) falando a respeito do desfile de 7 de Setembro, quinta-feira, nas ruas centrais de Piracicaba.

 

Dia do Oficial de Farmácia

As atividades relacionadas à farmácia tiveram origem por volta do século X, com as boticas ou apotecas. Nesse período, a medicina e a farmácia eram uma só profissão. Era função do boticário conhecer e curar as doenças, mas ele deveria cumprir uma série de requisitos e ter local e equipamentos apropriados para a preparação e armazenamento dos medicamentos. Com a propagação da lepra, Luís XIV, rei da França, amplia o número de farmácias hospitalares. E em 1777, Luís XV determina a substituição do termo apoticário por farmacêutico. No século XVIII, a profissão farmacêutica se separa da medicina e fica proibido ser médico e proprietário de botica. Mais adiante, em 1813, foi publicado o primeiro tratado de toxicologia, dando início à moderna farmacologia. No Brasil, a profissão de boticário surgiu no período colonial. O boticário manipulava os produtos na frente do paciente e de acordo com a farmacopéia e a prescrição médica. Trazido de Portugal pelo governador geral, o primeiro boticário no Brasil foi Diogo de Castro. Isso só foi possível após a coroa portuguesa detectar que no Brasil, o acesso aos medicamentos só acontecia quando novas expedições apareciam com suas esquadras. A partir de 1950, a sociedade passa a dispor dos serviços das farmácias e da qualificação do farmacêutico.

 

Dia da Amazônia

O Dia da Amazônia é celebrado anualmente em 5 de setembro. Esta data foi criada com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a importância da maior floresta tropical do mundo e da sua biodiversidade para o planeta. A data escolhida faz referência ao dia 5 de setembro de 1850, quando o Príncipe D. Pedro II decretou a criação da Província do Amazonas (atual Estado do Amazonas). Não há muitos motivos para comemoração e sim para preocupação. A floresta amazônica atualmente está ameaçada pelos constantes desmatamentos ilegais, afetando diretamente a fauna e a flora da região, causando desequilíbrios e crises ambientais a nível global. Com uma área de aproximadamente 5,5 milhões de quilômetros apenas de floresta, a Amazônia está presente em oito estados brasileiros: Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Roraima, Rondônia, Tocantins e parte do Maranhão e Mato Grosso. Na América do Sul, compreende os seguintes países: Suriname, Bolívia, Guiana, Guiana Francesa, Venezuela, Colômbia, Peru e Equador. O clima na região amazônica é predominantemente equatorial/quente e úmido.

 

Dia da Raça

O Dia da Raça é celebrado na data de 5 de Setembro dois dias antes da data em que comemoramos a Independência do Brasil, no dia 7 de Setembro. A proposta existente por trás da proclamação dessa data é a do povo brasileiro celebrar a sua identidade cultural, formada por uma miscigenação constante, graças a um movimento imigratório forte que ocorreu desde que fomos descobertos há 517 anos. A data é comemorada com uma série de desfiles e celebrações de ordem cívica, muito semelhante às comemorações referentes a Independência do país, que ocorre logo dois dias depois. É curioso ressaltar inclusive que a data de 5 de Setembro, reservada ao dia da Raça não era oficial no calendário nacional, não antes da proclamação da nossa independência. Nesse dia os estudantes do nosso país são memorados, assim como todos os povos que colaboraram para a formação étnica e social do Brasil como um todo, desse o período colonial, até a chegada dos europeus e asiáticos, já na primeira metade do século XX. O sentimento de nacionalidade é naturalmente muito forte nas celebrações que lembram esse dia, da mesma forma que também é grande o nacionalismo em datas como a da Proclamação da República (15/11) e a Inconfidência Mineira (21/04).

 

Dia dos Irmãos

O Dia do Irmão é comemorado anualmente em 5 de setembro. Quando se fala de irmão, podemos nos referir tanto ao filho dos nossos pais – nosso irmão consanguíneo – como também aquela pessoa especial, considerada um grande amigo e que você sente como se fosse um membro da sua família. No universo cristão, os “irmãos” são todos os nossos “próximos” que, diante da doutrina divina, são “filhos” de um mesmo Pai: Deus.

 

COMÉRCIO

TUDO FECHADO. MENOS NO SHOPPING

O Sincomércio anunciou oficialmente ontem (4) que as lojas centrais e dos bairros não abrirão no Feriado Nacional de quinta-feira (7) Dia da Pátria. O sindicato patronal lembra que essa decisão faz parte do acordo coletivo com o Sindicato dos Empregados no Comércio (Sincomérciários). Lembram ainda as autoridades que os supermercados possuem escala própria de funcionamento. Já no Shopping Piracicaba horário especial. Lojas, das 14 às 22 horas e área de alimentação, das 11 às 22 horas.

Foto: BR Malls

 

AQUI

CONTRA UM BOM ADVERSÁRIO

O XV ganhou e bem em Rio Claro. Foi 3×0 contra o Velo para um estádio vazio: menos de 200 pessoas pagaram ingresso. Pior: um adversário fraquíssimo. Com os próprios atletas rioclarenses reclamando falta de planejamento e seriedade por parte dos dirigentes, a equipe do Velo entrou em campo com atletas sub-17 e sub-20, os mesmos que estão nos planos para a Copa São Paulo de Juniores em 2018. Presa fácil. Neste próximo sábado (9) às 16 horas no “Barão” um adversário de verdade: Ferroviária.

Foto: Site XV de Piracicaba

 

FIQUE SABENDO

POLÊMICA: OS SUPLEMENTOS VITAMÍNICOS

Mais uma vez especialistas se manifestam com respeito a venda dos suplementos vitamínicos. Para eles, existe riscos para a saúde quando comercializados livremente. Médicos argumentam que os mesmos podem trazer benefícios, porém, desde que receitados da forma correta. Existe também a defesa quanto a presença de nutricionista nas farmácias. A alegação é de que esse profissional está em condições de atender essa demanda.

 

 

PÁTRIA

COMEMORAÇÃO COMEÇOU ONTEM

A Rua do Rosário (entre 13 de Maio e Prudente) foi fechada no começo da manhã desta segunda-feira (4) para as comemorações de 7 de Setembro. O tema “Pátria Livre” foi escolhido para uma bonita festa com estudantes (escolas Fernando Febeliano e Moraes Barros) Tiro de Guerra e o Canil da Policia Militar, além de diretores e funcionários da ACIPI e SicoobCocre. Atiradores do TG conduziram as bandeiras (Brasil, São Paulo e Piracicaba) para o hasteamento. Presidente da entidade, Paulo Checoli, falou da necessidade do povo participar das festas cívicas e lembrou que a ACIPI estará sempre aberta para a população.

Foto: Comunicação ACIPI

 

TRÊS TEMPOS

VI

Cesar Luís Menotti com 78 anos, consagrado técnico argentino campeão do mundo, numa entrevista disse que Maradona e Messi se equivalem, mas com toda certeza Pelé é incomparável, seguramente de um outro Planeta.

 

VI

Diariamente a TV nos mostra as injustiças que são cometidas contra a sociedade. Decisões no mínimo constrangedoras e que estão colocando definitivamente o Poder Judiciário numa tremenda “saia justa”. Tudo caminha para perderem a confiança e respeito da população brasileira.

 

OUVI

Padre Edivaldo Nascimento, no Santuário Nossa Senhora dos Prazeres, explicando um lindo momento do Evangelho: “Toda vez que você for fazer alguma coisa ou se dirigir a algum lugar, deve se perguntar se Jesus participaria e lhe faria companhia”.

 

FOTO DO DIA

Já a sua disposição no Shopping Piracicaba (no corredor do Ponto Frio) a loja Maria Gabriela Moda Infantil Menina. Especializada em looks infantis feminino, a nova atração do comércio piracicabano tem como proprietárias Camila Presotto e Adriana Suzuki Yamamoto.

Foto: Engenho da Notícia

 

ÚLTIMA

Câmara Municipal de Piracicaba realizou na noite de ontem (4) uma rápida sessão ordinária. Trabalhos terminaram às 21h40. Na pauta dos trabalhos nenhuma matéria polêmica.

 

PIRACICABA

Informação das obras do jornalista e escritor Cecílio Elias Netto).

Vários foram os piracicabanos voluntários que participaram da Guerra contra o Paraguai a partir de 1865. A Câmara local registrou em sua ata a decisão de oferecer o prêmio aos primeiros oito que se apresentassem. Consta que três voltaram e receberam cada um, 800 réis.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.