Dezessete de agosto

● Dia de São Jacinto ● Dia do Patrimônio Histórico Nacional ●

 

BOM DIA.

Visível como o Governo federal está perdido ou no vazio. Anunciou o inacreditável rombo fiscal com    absoluta insegurança e agora é obrigado a correr atrás daquilo que não vê nem sabe onde está. Pode ter certeza: vai novamente penalizar o povo e desta feita em especial o servidor. Pensa-se no congelamento dos salários; no aumento do valor da contribuição previdenciária (de 11% para 14%); definição de teto salarial (5 mil reais) e pasmem, até tirar 5 ou 10 reais do salário mínimo. Impossível de acreditar. E, os salários altíssimos? Como explicar tantos ministérios? Como justificar o Fundo Partidário de 3,6 bilhões de reais? Fora isso, pode ter certeza absoluta que existem muitos e muitos outros gastos governamentais altos e desnecessários. Não se corta nada que envolva diretamente o governo, mas apenas a população, como o corte de 60 mil cargos vagos. Inacreditável. Uma única saída: o voto em outubro de 2018. O brasileiro vota com responsabilidade ou será inevitável o caos.

 

 

DESTAQUE

“O Correios vai ampliar sua área de atuação em Piracicaba. Atenderemos mais bairros e verificaremos a falta de CEPs”.

Wilson Abadio de Oliveira (Diretor Regional da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos).

 

DATA DE HOJE

Dia de São Jacinto

Segundo relatos dos calendários disponíveis, pouco se sabe sobre São Jacinto. A justificativa é de que sua vida só passou a ser contada a partir da sua canonização no século XVI. Jacinto nasceu em 1185, na cidade de Cracóvia, na Polônia. De uma família religiosa, seu nome original era Jacó ou Jacek. Pertenceu a Ordem dos Dominicanos onde conheceu São Domingos de Gusmão e ganhou a denominação de Frei Jacinto. Atualmente ele é considerado o Apóstolo da Polônia. Foi canonizado em 1594 pelo papa Clemente VIII.

 

Dia do Patrimônio Histórico Nacional

Foi o espírito incansável do historiador e jornalista mineiro Rodrigo Melo Franco de Andrade como defensor do patrimônio cultural brasileiro que provocou a criação do Dina Nacional do Patrimônio Histórico Nacional.  Isso aconteceu em 1988 quando a primeira diretoria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional completaria 100 anos. A data é um marco incentivando a preservação dos patrimônios históricos dos municípios, dos estados e do país.

 

EMPREGO

PIRACICABA REGISTRA AUMENTO

O mês de julho registrou novos 591 postos de empregos na Noiva da Colina com carteiras assinada. Os setores que mais empregaram foram da indústria de transformação, comércio e serviços.  Segundo a Prefeitura do Município de Piracicaba os números representam o início da retomada do crescimento da empregabilidade, mesmo que ainda de forma tímida. Segundo o prefeito Barjas Negri, Piracicaba é uma das cidades que mais se esforça com conjunto de medidas para estimular o emprego.

 

XV

CONSELHO DEFINIU TRÊS DATAS

O atual Conselho Deliberativo do XV de Novembro de Piracicaba trabalha com datas antecipadas. Com dias definidos para as reuniões, é possível organizar pautas e a medida facilita iniciativas dos conselheiros no sentido de estudar e organizar seus debates e opiniões. O Conselho Deliberativo quinzista tem a próxima reunião marcada para o dia 28 de agosto. Na sequência, 27 de setembro e 26 de outubro.

 

FIQUE SABENDO

A LUZ PRIVATIZADA

A venda de ativos da Eletrobrás pode ajudar a reduzir a conta de luz dos clientes residenciais em 11,7%. Consultoria especializada aponta para essa realidade. O governo publicou uma proposta de mudanças no setor de energia que prevê que um terço dos valores obtidas com os desinvestimentos da estatal sejam destinados a Conta de Desenvolvimento Energético. Ela serve para subsidiar usuários de baixa renda e expandir a rede que é financiada em parte pelas tarifas dos consumidores.

 

FOTO
DO DIA

O Fundo de Segurança de Piracicaba (Funseg) esteve reunido Na manhã de ontem (16) na Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi). Criado em 2006, o órgão tem a missão de dar apoio financeiro a segurança da cidade. Ontem (16) debateram furto de veículos, principalmente nos bairros e mais a situação dos moradores de rua.

Foto: ACIPI

 

EDITAL

PREFEITURA PUBLICOU RESULTADO

Foi divulgado oficialmente ontem (16) no Diário Oficial do Município, o resultado do curso de formação inicial e continuada e a classificação final do concurso que tem como objeto o provimento de quatro vagas de agente comunitário de saúde. Prazo para recurso é hoje (17) e amanhã (18).

 

TRÊS TEMPOS

LI

Na página da jornalista Mônica Bergamo (Folha de S.Paulo) um gostoso papo com a grande e incomparável atriz Fernanda Montenegro. Ela, a Fernanda, fala do extraordinário Paulo Autran que faleceu em outubro de 2007. Um não perdia a peça do outro no teatro. Na TV fizeram uma novela juntos: “Guerra dos Sexos”.

 

VI

Provavelmente a Prefeitura Municipal de Piracicaba venha a se preocupar com as nossas praças em 2018 quando a economia do país e consequentemente da cidade estará melhor. A Praça José Bonifácio é uma que precisa de uma cara nova. A imagem daquela fonte de água sem água é o retrato da realidade.

 

OUVI

Acompanhamos o evento promovido pela Jovem Pan São Paulo com presenças do juiz Sérgio Moro e da ministra Carmen Lúcia. Perfeito. Em tudo. Explanações, perguntas e respostas oportunas e esclarecedoras. Sérgio Moto é o nome e personalidade do momento. Carmen Lúcia uma autoridade que se expressa com rara clareza e sinceridade.

 

APROVAÇÃO

LEGISLATIVO VOTA OUTRA VEZ

Foi votado e aprovado (20 votos favoráveis) segunda-feira (Primeira Discussão) projeto de lei do executivo que dá poderes a Guarda Civil Municipal para fiscalizar e multar no trânsito de Piracicaba. Hoje (17) (Segunda Discussão) passa sem problemas e vai para o prefeito Barjas Negri sancionar. No mais esta noite, tradição da casa de leis, pacote de moções, congratulações e denominações de nomes de ruas. Na Tribuna Popular, a presença do advogado Homero de Carvalho (Violência Doméstica).

 

PIRACICABA

(Informação das obras do jornalista e escritor Cecílio Elias Netto).

Dezesseis anos atrás (2001) uma pesquisa solicitada pela Prefeitura Municipal (Secretaria de indústria e Comércio) junto a Unimep, pedia um quadro do comércio piracicabano. Naquela época, a população mostrava sua preferência pelo centro. Quando se tratava de shopping, buscava cidades vizinhas. Hoje pode ser diferente, pois o shopping mudou muito com a sua ampliação e reforma.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.