Dezoito de agosto

● Dia de Santa Helena ● Dia Mundial da Libertação Humana ● Dia da Revolução Cultural ● Dia do Estagiário ●

 

BOM DIA.

Partidos políticos se movimentam para mudar seus nomes. Ou denominações. Não existindo mais a obrigatoriedade da palavra partido, surgem Patriotas, Podemos e o famoso MDB da época de Ulisses Guimarães quer voltar. Pelo menos é a vontade do comando do atual PMDB. Fernando Henrique Cardoso, tucano ex-presidente da República, disse ontem (17) no Rio de Janeiro, que todos os partidos estão condenados depois do grave momento atual quando a Lava Jato não poupa ninguém. Enquanto uns dizem que nada vai resolver se os culpados não forem afastados, outros argumentam que, na verdade, os “caciques” estão na verdade preocupados com as eleições de 2018 e querem de uma certa forma tentar mudar a imagem. Ou seja, muda-se apenas a “roupa”.  Vantagem e desvantagem é quase impossível avaliar netas alturas, contudo, de fato, as chances de sucesso mantendo-se o atual quadro é nula. Terça-feira, a Câmara dos Deputados quer começar a votar mudanças nas regras eleitorais, mas as dúvidas são muitas e as propostas estão longe de um consenso. Depois do Distritão cogita-se o Distritão Misto. Enfim, a confusão se estabelece e, o pior, é que querem que as novas leis passem a valer já no próximo ano e para isso seria preciso votar e sancionar até final de setembro.

 

DESTAQUE

“A Santa Casa de Misericórdia não tem mais condições de atender o SUS caso não receba pelos serviços prestados. A Prefeitura Municipal de Piracicaba nos deve 14 milhões de reais”

Dr. João Orlando Pavão (Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba).

Foto: divulgação

 

 

DATA DE HOJE

Dia de Santa Helena

Flávia Julia Helena conhecida também como Helena Augusta ou Helena Constantinopla, nasceu no século III, ano 255. De família pobre, ela se casou com Constâncio Cloro, um militar romano e deste casamento nasceu Constantino em 285.  Com a morte do esposo de Helena (Constâncio) seu filho (Constantino) tornou-se o líder do Império Romano após ter vencido uma importante batalha. Voltando a viver na Corte, Helena ganhou um novo nome do filho (Imperador) e passou a ser conhecida como Augusta. Constantino e Helena se converteram ao Cristianismo e o Imperador proibiu perseguições aos Cristãos. Batizada, Helena passou a viver as obras de Deus. Ajudava os pobres e construía igrejas ao redor da Europa. Santa Helena é representada carregando uma cruz e isso se deve ao fato de ela ter ajudado a localizar o local do Santo Sepulcro e ter encontrado a verdadeira cruz, aquela onde Jesus foi crucificado.

 

Dia Mundial da Libertação Humana

Assinala-se hoje, o Dia Mundial da Libertação Humana, uma chamada para uma nova escravidão muito mais por auto-flagelação do que por imposição. O humano quer tudo e tudo tem. Todos querem tudo, com saciedade, perdendo o bem para deixar-se arrastar pelo mal. Palavras do pensador Fredicht Horn: “A Libertação Humana não está no dizer não, mas em dizer sim com confiança e esperança. O fácil é o oposto do difícil e isso quer dizer que devemos sempre pensar muito antes de decidir para não cairmos facilmente nas malhas da ilusão”.

 

Dia do Estagiário

Estagiário é tão apenas um estudante que precisa e deve estagiar. Sua única preocupação é aprender, ganhar experiência e terminar o estudo em condições imediatas de trabalhar. O Dia 18 de agosto é consagrado ao estagiário com o intuito de homenagear o estudante preocupado com sua qualidade e futuro.

 

Dia da Libertação Cultural

A Libertação Cultural foi um acontecimento ou feito que os chineses trouxeram para o Brasil. O movimento aconteceu na China entre 1966 e 1976 com mobilização da classe de jovens estudantes chineses liderados por Mao Tsé Tung. O movimento visou integrar o trabalho ao intelectual e com isso queria-se atacar a burocracia partidária e governamental.

 

RÁDIO AM

EDUCADORA É HOMENAGEADA: 50 ANOS

No programa “Comentaristas da Educadora” (12 às 13h30) a Rádio Educadora de Piracicaba (AM)  receberá nesta sexta-feira (18) Moção de Aplausos aprovada (unanimidade) pela Câmara Municipal de Piracicaba, de autoria do vereador Paulo Serra-PPS. A Educadora está completando neste mês de agosto 50 anos de existência. Paulo Serra considera a emissora uma formadora de opinião contribuindo de forma decisiva para o crescimento educacional e cultural da Noiva da Colina. As homenagens são endereçadas aos diretores Ana Maria Meirelles de Mattos e Jairo Ribeiro de Mattos. “Comentaristas da Educadora” hoje, excepcionalmente será apresentado (ao vivo) direto do seu futuro novo endereço (Rua São José) prédio avançado e moderno. A equipe comandada pelo Jairinho Mattos tem também as presenças de Waldir Guimarães, Homero Carvalho, Ivan Galvão, Paulo Eduardo e Laiane Gastaldelo.

Jairinho Mattos – Foto: Facebook

 

PINACOTECA

CONTINUA O SALÃO DE BELAS ARTES

Permanece à disposição dos piracicabanos e visitantes, o Salão de Belas Artes.  Tradicional, o mesmo representa neste ano de 2017 a edição de número 64 e estará aberta até o dia 16 de setembro. Definição do Salão de Belas Artes:  salão figurativo de linguagem acadêmica tradicional. Horário segunda a sexta (9 às 17 horas) e sábado (14 às 18 horas). A Pinacoteca Municipal de Piracicaba “Miguel Dutra” fica na Rua Moraes Barros 233 (entre ruas Vergueiro e Luiz de Queiroz).

Foto: Semac

 

FIQUE SABENDO

UMA FELIZ COINCIDÊNCIA

Ontem (17) foi comemorado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico. Uma coincidência em nossa cidade: no mesmo dia, aniversário do diretor do Departamento de Patrimônio e Documentação e Arquivo da Câmara Municipal, Fábio Bragança. Chegou em Piracicaba em 2003 para fazer o curso de História na Unimep. Nasceu em São Paulo e ingressou no legislativo piracicabano em 2003 como estagiário. Na sequência seria auxiliar na biblioteca quando do afastamento de Lino Vitti por questões de saúde. Em 2015 com a criação do Departamento de Documentação e Arquivo assumiu o comando do setor por iniciativa do atual presidente da Câmara Municipal Matheus Erler. Com o passar dos tempos, o setor de Documentos e Arquivos do legislativo vai se aperfeiçoando e se modernizando. Fotografias serão catalogadas, existindo hoje a videoteca, lembrando ainda que também artes ficam sob responsabilidade do referido departamento. Profissional capacitado e respeitado, Fábio Bragança, 35 anos completados nesta quinta-feira, com certeza tem um belo futuro pela frente.

Foto: Laura Leite – Câmara Piracicaba

 

GUARDA CIVIL

AULAS COM ESPECIALISTAS

A Guarda Civil Municipal de Piracicaba dividiu seus policiais em quatro turmas para aulas em sua sede no bairro Verde. Antes mesmo do executivo enviar projeto de lei para a Câmara Municipal propondo aprovação para que os mesmos atuassem na fiscalização do trânsito, os agentes já recebiam orientações. A Guarda Civil contratou uma empresa especializada de São Paulo visando uma formação de qualidade. Aulas seguem na próxima semana. Aprovado em primeira discussão (20 votos favoráveis) ontem (17) a noite aconteceu votação em segunda discussão e o resultado final (19 votos favoráveis) foi proferido às 23h05.

 

 

DOIS TEMPOS

CERTO

O CERTO é você inscrever seu filho (a) no concurso de bolsas que o Colégio PoliBrasil promove amanhã (sábado) às 10 horas para alunos do ensino fundamental II, ensino médio e pré-vestibular. Prova com vinte questões de conhecimentos gerais. Tem descontos de 50 e 10%. Inscrições na rua Moraes Barros 422. Informações: 3417-5200.

 

ERRADO

O ERRADO é você NÃO participar da grande festa esportiva neste domingo. No Engenho Central, acontece a já famosa Corrida da Gazeta com apoio das rádios Onda Livre FM e Jovem Pan News. Largada às 8h e 8h10. Uma dica: chegue cedo. Tempo para curtir a manhã diferente que todos os anos reserva alegria e confraternização.

 

FOTO DO DIA

Neste domingo (20 horas) em sua sede, no bairro Areião (avenida Santa Lídia 548) a Associação Guarantã vai lançar o DVD Paixão de Cristo. O vídeo eterniza a vigésima oitava edição do espetáculo assistido por 12 mil pessoas no Engenho Central. Amanhã (19) a entrada é gratuita. Na oportunidade, vai ser anunciada a direção do espetáculo de 2018.

Foto: Engenho da Notícia

 

COMPETIÇÃO

BAJAS É A GRANDE ATRAÇÃO

Pelo segundo ano consecutivo acontece nas dependências da EEP (Escola de Engenharia de Piracicaba) a partir de hoje (18) até domingo (20) mais uma etapa da competição Baja-SAE Brasil  (etapa sudeste). O salão nobre da Fumep recepcionará esta noite (19 horas) 660 alunos de 31 instituições do ensino superior dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo). No sábado (19) apresentações teóricas dos projetos avaliando segurança, motor, conforto e frenagem. Domingo, o dia aguardado com a competição do enduro da resistência que acontece a partir das 10 horas em terreno acidentado ao longo de três horas. Nesse dia, é permitida a presença do público.

Foto: Comunicação FUMEP

 

GENTE NOTA DEZ

● André Cunha ● Edson Angeli ● Ana Maria Domingues Ferreira ● Erica Fernandes Possebon ● José Inácio Mugão Sleiman ● Kátia Mesquita ● Rosa Nicolau ● Leonardo Moniz ● Ruth Baggi ● Julia Tonin ●

 

ÚLTIMA

Celso Cristofoletti, presidente do XV de Piracicaba, fez seríssimas acusações ao ex-presidente quinzista Luiz Beltrame. Ele prepara sua defesa e vai se defender. Vai contra atacar? Isso pode acontecer ainda hoje (19). Nossa preocupação: não respingar na instituição Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba.

 

PIRACICABA

(Informação das obras do jornalista e escritor Cecílio Elias Netto).

A tradição do escotismo em Piracicaba vem de longa data, embora durante décadas, especialmente entre os anos 50 e 90, tenha praticamente esquecido. Mas, no início do século, suas iniciativas chegaram a ser reconhecidas em toda a região. Em 1966, Rio Claro saudou os escoteiros piracicabanos que foram a pé até a vizinha cidade. O grupo foi recebido e saudado na entrada da cidade e aproveitaram a oportunidade para palestras nas escolas sobre o escotismo.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.