Vinte e dois de agosto

● Dia do Folclore ● Dia do Supervisor Educacional (Escolar) ● Dia de Nossa senhora Rainha ●

 

BOM DIA.

Todos perdidos. Não se sabe o que fazer. Assim estão os políticos em Brasília. Na verdade, com medo da eleição em 2018, com receio de não conseguir a reeleição, existe um consenso: é precisar mudar alguma coisa para fugir das consequências da Lava Jato. De certa forma, a famosa operação que combate a corrupção pode ou deve atingir não só os corruptos. Com o povo surpreso e revoltado, difícil saber exatamente o que poderá acontecer nas urnas no próximo ano. Tem gente mudando de partido e tem partido mudando de nome. Reforma. Essa palavra é bem vista. Não é de hoje que se fala na necessidade de reforma do Código Penal, Tributário, da Previdência, Política e por aí vai. Para os economistas, a mais necessária e urgente nestas alturas, com o Brasil vivendo grave crise financeira, é a da Previdenciária. Porém, está difícil. A Trabalhista deu uma dor de cabeça tremenda e muitos não gostaram. Enfim, é assim: reforma é indispensável, contudo não acontece pelo fato de cada um querer do seu jeito. Tudo envolve interesse. Uma reforma tem que ser feita com calma, com consultas, debates e repetimos, receosos quanto as urnas em 2018, existe a pressa. O presidente da Câmara dos deputados, Rodrigo Maia, hoje ou amanhã, quer colocar na pauta a votação da reforma Política. Ninguém tem certeza do que é melhor. Maioria diz que o ideal é pensar em 2020 ou 2022. Mas, o que fazer com 2018? Pior ainda é discutir o recurso financeiro para a campanha do ano que vem. Lideranças argumentam que o tal do fundo de financiamento no valor de 3,5 bilhões de reais não passa de jeito nenhum. Significaria um tremendo tiro no pé. Tá naquela base: se ficar o bicho come, se correr o bicho pega.

 

DESTAQUE

“A ACIPI quer estar presente sempre, estimulando as compras, ajudando o lojista e motivando o consumidor”.

Paulo Roberto Checoli (Presidente da ACIPI) sobre mais uma promoção (Liquida Pira) movimentando o comércio piracicabano.

Foto: Antonio Trivelin / Gazeta de Piracicaba

 

DATA
DE HOJE

Dia do Folclore

Folclore é a cultura de um povo, o conjunto das tradições culturais dos conhecimentos, das crenças, costumes, danças, canções e lendas dos indivíduos de determinada nação ou localidade. O termo folclore originou de um neologismo criado pelo britânico William John Thoms, que uniu as palavras inglesas folk (que significa povo) e lore (que quer dizer conhecimento). Assim, o folclore ganha o significado literal “conhecimento do povo” ou “aquilo que o povo faz”. O folclore brasileiro é muito rico seja pelas tradições populares, rituais, músicas, remédios, comidas típicas, festividades, lendas, etc., que são a base da cultura do povo brasileiro. O Dia do Folclore brasileiro foi definido oficialmente através do Decreto de Lei 56.747 de 17 de agosto de 1965 determinando a data de 22 de Agosto para a comemoração.

 

Dia do Supervisor Educacional (Escolar)

O supervisor educacional ou escolar, é o profissional responsável pela coordenação e apoio as atividades do corpo docente com o objetivo de promover o melhor desempenho o trabalho didático pedagógico. Este profissional pode atuar em instituições básicas de educação básica, no magistério do Ensino Superior e em pesquisa educacional.

 

Dia de Nossa Senhora Rainha.

Essa data é em homenagem a memória de Nossa Senhora Rainha e foi instituída pelo Papa Pio XII em 1954. Nossa Senhora da Rainha é considerada a rainha de todos os anjos e homens. A sua festa litúrgica acontece sempre oito (8) das após a Assunção de Nossa Senhora. A explicação para o fato de Nossa Senhora receber esse título está na tradição narrada no Segundo Testamento, onde a rainha não era esposa do rei, mas sim a sua mãe.

 

EVENTOS

É PRECISO O LUGAR CERTO

A Festa do Peão de Boiadeiro de Piracicaba gerou reclamações. Normal. Tudo porque a mesma se realiza num lugar impróprio. Muito trânsito, bastante gente, bebida, barulho, soim alto, enfim não tem como não perturbar quem reside nas imediações. É preciso que a Prefeitura Municipal consiga uma solução, do contrário, felizmente para uns e infelizmente para outros, o evento fica comprometido. Tudo muito claro e simples. Menos, evidentemente, para quem não reside perto.

 

ENCONTRO

SINDICALISTAS VÃO ATÉ A FIESP

Iniciativa de Paulo Skaf faz com que a Fiesp e Ciesp receba nesta terça-feira (22) sindicalistas brasileiros. Horário marcado: 13 horas. Empresários querem conversar com as centrais sindicais sobre uma forma de se encontrar o caminho para a retomada da economia e geração de emprego. Cá entre nós: muito difícil um diálogo normal ou simples. Por isso, a imprensa não vai poder acompanhar. Terá autorização para imagens antes e depois uma coletiva.

 

FIQUE SABENDO

LUZ COM VALORES DISCRIMINADOS

Distribuidoras de energia querem antecipar para janeiro de 2018 a mudança na conta da luz para que tragam informação de qual é o custo da energia e quanto foi pago pela infraestrutura para leva-la ao ponto de consumo. A explicação está mencionada na proposta do novo marco regulatório do sistema elétrico, mas só previsto para 2022. Cerca de 15% do valor das tarifas são a remuneração das distribuidoras.

 

 

CONVITE

MAIS UMA BRILHANTE OBRA

Cecílio Elias Netto estará nesta quinta-feira a partir das 10 horas no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, rua Santo Antonio 641, esquina com a rua 13 de Maio.  O jornalista e escritor piracicabano vai contar detalhes do seu novo livro “Piracicaba, Doçura da Terra”.  Trata-se da terceira e última parte da trilogia em homenagem aos 250 anos de Piracicaba. Cecílio Elias Netto é responsável por várias e brilhantes obras sobre a Noiva da Colina.

Foto: Amanda Vieira / JP

 

FOTO
DO DIA

O Centro de Referência da Assistência Social Jerubiaçaba recebeu doação de materiais de cozinha. Foi feita pela Associação Amigos e Moradores de Águas de São Pedro (Amas).  Na foto, representantes das duas entidades: Salete de Moura e Rosa Piacentini, mais Eliane Borroul e Franco Trapolin, representantes do Amas.

Foto: divulgação

 

RESPOSTA

BELTRAME CONTRA ATACA

Celso Cristofoletti, presidente do XV, abriu bateria contra o ex-presidente Luis Beltrame. Amigos no passado, mais uma vez a exposição pública mostra a facilidade para se acabar com boas e bonitas amizades. Acusações nada agradáveis e que podem acabar na justiça. Envolve dinheiro acima de tudo. Uma pena. O XV precisa de união e não de separação.

Foto: Fabrice Desmonts / Câmara Piracicaba

 

TRÊS TEMPOS

AQUI

Vamos ter promoção no comércio piracicabano. De 25 de agosto a 15 de setembro. É o Liquida Pira, iniciativa da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba. As lojas estarão identificadas e vão oferecer descontos reis.

 

ALI

Geraldo Alckmin ou João Dória. Um dos dois será o candidato tucano nas eleições de 2018.  Uma dúvida e uma preocupação: Dória vai passar Alckmin para trás? E, será que ambos estão notando que o PSDB se afunda devido as intermináveis confusões internas.

 

ACOLÁ

No Brasil ficou na base do protesto pacífico, mas na Venezuela teve muitas mortes, torturas e prisões. O perigo é os manifestantes perderem a vontade de protestar diante das decepções. Como aconteceu com o nosso povo. Cadê aquela multidão da Avenida Paulista de 2015?

 

FOLCLORE

PRIMEIRA FESTA DO SANTUÁRIO

Reta final de agosto. De todas as Marias. O bonito mês no Santuário Nossa Senhora dos Prazeres reserva para este sábado (26) uma grande e bonita festa que começará às 14hs30 e só terminará às 22hs30. Além de várias barracas (batata frita, cachorro quente, cuscuz, espetinhos, milho, pastel, doces e bebidas) teremos muita música e dança.   Presenças de Sandra Rodrigues, Adriana Paggiaro, Grupo Trentino, Ases da Dança, Congada, Unidos pela Dança, Laboratório da Dança, Danças da Catequese e um show imperdível com Craveiro e Cravinho com o melhor da música sertaneja raiz.

 

 

PIRACICABA

(Informação das obras do jornalista e escritor Cecílio Elias Netto).

A Estação da Paulista surgiu em 1922 em terreno doado por João Baptista da Rocha Conceição. A estrada de ferro começou a ser construída em 1916 nas imediações de Nova Odessa. Chegou em Santa Bárbara em 1917. Os trens pararam em 1976 e a estação foi desativada em 1990.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.