Vinte e três de agosto

● Dia de Santa Rosa de Lima ● Dia da Injustiça ●

 

BOM DIA.

A melhor ou uma das melhores notícias do governo Michel Temer: a privatização da Eletrobrás. É até possível discutir se vale ou não a pena privatizar. Mas, com toda certeza, isso num país normal ou num governo sério. Impossível dar certo no Brasil. Aqui, todo dia tem notícia sobre corrupção e as chances de governos incapazes ou mal intencionados são grandes demais. Não é por acaso ou por sorte que o mercado financeiro reagiu bem a notícia. Nem é preciso auditorias ou mesmo simples balanços para se ter ideia da situação em que se encontram as estatais brasileiras. Estatal no Brasil, no dia de hoje, serve para duas coisas: cabide de emprego e prejuízo. É impressionante como se trata uma estatal. Pura moeda de troca. Por isso, no Brasil, enquanto defensores, participantes e beneficiários da corrupção estiverem soltos ou em altos cargos, somente a privatização pode proteger empresas importantes, estratégicas e de qualidade.

 

DESTAQUE

“A iluminação é um compromisso da Prefeitura Municipal para garantir a passagem de uma forma segura.”

Prefeito Barjas Negri sobre a instalação de iluminação pública na avenida Higienópolis.

 

DATA DE HOJE

Dia de Santa Rosa de Lima

O dia de Santa Rosa de Lima é celebrado hoje (23) em homenagem a santa padroeira do Peru, a primeira santa da América do Sul e padroeira também da América Latina. Rosa é um nome que a santa ganhou porque a achavam linda. Mas, o nome de batismo era Isabel Flores. Nasceu no Peru em 1586. Pertencia a uma família nobre espanhola. Era admirada por causa da sua humildade. Seus pais perderam toda a fortuna e ela não teve a mínima dificuldade ou constrangimento em trabalhar como empregada (tipo empregada doméstica) para ajudar no sustento da sua casa. Assumiu definitivamente o nome de Rosa quando ingressou na Ordem Terceira Dominicana.

 

Dia da Injustiça

Diz o texto correspondente a data, que ela existe para reflexo da sociedade: o perigo e as consequências da injustiça. Impossível listar todas as injustiças que vemos ou tomamos conhecimento.  Ela existe em uma escala muito maior que a justiça.  A ordem é combater a injustiça.

 

IMÓVEIS IRREGULARES

LEGISLATIVO PIRACICABANO PODE REGULARIZAR

A Prefeitura Municipal encaminhou ontem (22) à Câmara Municipal de Piracicaba, Projeto de Lei Complementar para regularização de imóveis em desconformidade com o projeto aprovado ou construídos de forma clandestina. Neste PLC não estão contempladas as edificações em locais com parcelamento de solo clandestino e irregular; locais que avancem em logradouros públicos; construções em áreas de proteção de mananciais ou que não atendam a legislação pertinente; que não respeitem normas de ocupação de solo; estejam em áreas tombadas; avancem em terreno de propriedade particular, entre outros critérios.

 

JURÍDICO

SINCOMÉRCIO TEM NOVO ADVOGADO

Assumiu a assessoria jurídica do Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba, o Dr. Luis Beltrame. Ex-presidente do XV de Piracicaba (também já passou pela Câmara Municipal quando vereador suplente pelo PPS), Beltrame recebeu convite da nova diretoria do Sincomércio presidida por Itacir Nozela. Beltrame já atende no sindicato patronal na rua Governador Pedro de Toledo.

 

FIQUE SABENDO 

EXPANSÃO DESACELERADA

A Tramontina, fabricante de produtos para casa, anunciou queda dos seus negócios no primeiro semestre deste ano. Crescimento registrado foi de 5% contra os 17% projetados e esperados. Em fevereiro, em especial, nenhuma das fabricas atingiu sua meta. A de pior resultado foi o setor de ferramentas. Neste segundo semestre, concentra-se esforços para ampliar a venda de panelas (inox). A Tramontina apresentou em 2016 receita total de R$ 4,75 bilhões. Tem 18 mil produtos no mercado e 10 fábricas, sendo uma nos Estados Unidos.

 

FOTO DO DIA

Teve início as obras para iluminação do último trecho da avenida Antonio Fazanaro, conhecida como avenida Higienópolis. A CPFL instala no momento os postes entre as avenidas Santa Catarina e Rio das Pedras. Serão 58 postes, com luminárias tipo convencional, com vapor de sódio 250 watts. O investimento é de 104 mil reais e o serviço deverá ser concluído num prazo de 30 dias.

Foto: Justino Lucente / CCS

 

OTIMISMO

A CAMPANHA FINANCEIRA PRÓ-XV

O vereador Capitão Gomes dá sequência ao seu trabalho de buscar recursos financeiros para o futebol do XV de Piracicaba. Tem mantido contatos frequentes com empresas estabelecidas em nossa cidade e com a ACIPI (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) que também realça a importância do time alvinegro para a cidade de Piracicaba. Capitão Gomes quer arrecadar uma quantia suficiente para dar condições do XV montar um bom elenco em 2018 e conquistar o acesso e consequentemente o retorno a divisão de elite do futebol paulista.

Foto: Gustavo Annunciato / Câmara Piracicaba

 

TRÊS TEMPOS

LI
Vários artigos e opiniões aprovam a venda da Eletrobrás pelo governo brasileiro. Na Bolsa de Valores não foi diferente: euforia. Ninguém tem dúvida de que a empresa vai se tornar bastante rentável. Endividada, sem capacidade para investimento, a privatização é a única saída.

 

VI

A exemplo do que acontece com o Real Madrid e o Barcelona, agora também as atenções da televisão mundial se voltam para o PSG por causa de Neymar. Dois jogos e transmissões para quase cem países. É muito bom ver Messi, Cristiano Ronaldo, Neymar, também Gabriel Jesus (no futebol inglês) e muitos outros. Espetáculos de qualidade.

 

OUVI

Prof. Marco Antonio Villa, crítico do Jornal da Manhã (Jovem Pan) também historiador, apresentou números que pesquisou sobre gastos (inclusive salários) do Poder Judiciário. Impressiona. Sinal de que as reformas precisam avançar e muito nesse nosso querido Brasil varonil.

 

CRÉDITO RURAL

APROXIMAÇÃO ENTRE PRODUTORES E BANCOS

Produtores rurais de Piracicaba foram convidados ontem (22) a visitar stands do Rancho de Crédito Rural, no Varejão da Paulista. Iniciativas da Secretaria Municipal de Agricultura e o Sebrae.  Presença do prefeito Barjas Negri, secretário Waldemar Gimenez e do gerente regional do Sebrae, Jardel José Bazarello. Com apoio da Coplacana, o objetivo é aproximar cada vez mais os produtores rurais de Piracicaba com os grandes bancos brasileiros que oferecem linhas de crédito disponíveis para custeio, investimento e comércio de empreendimentos rurais e produtos agrícolas.  Isso aconteceu pela quarta vez consecutiva na Noiva da Colina.

Foto: Justino Lucente / CCS

 

DUAS ÚLTIMAS

UNICAMP RECEBERÁ AMANHÃ O HOSPITAL REGIONAL

Prefeitura Municipal determinou para amanhã (24) quinta-feira, a entrega do Hospital Regional de Piracicaba para a Unicamp que assumirá a sua administração. No final da tarde de ontem (22) foi autorizada formação de uma força tarefa que hoje, durante todo o dia, realizará uma limpeza geral no local. Ordem é deixa-lo limpo e bonito para a entrega oficial.

 

GREVE NA UNIMEP: SAIU PROPOSTA DE ACORDO NO TRT

Representantes da Unimep mais professores e funcionários assinaram ontem (22) no TRT proposta de acordo para o fim da greve que teve início dia 7 de agosto último. Audiência foi conduzida pelo desembargador Edmundo Fraga Lopes e vários itens foram discutidos e colocados no acordo visando o encerramento do movimento de paralização na Universidade Metodista de Piracicaba. Entre muitas decisões, ficou estabelecido que não haverá punição a quem quer que seja, integrante ou participante do movimento grevista. Os salários terão que ser pagos todo quinto dia útil. FIM DA GREVE. Assembleia decidiu ontem (terça, 22) à noite pela volta das aulas nesta quarta-feira, dia 23, desde que haja condições normais para tanto.

 

PIRACICABA

(Informação das obras do jornalista e escritor Cecílio Elias Netto).

Em 1836, Piracicaba, ainda Vila da Constituição, se encontrava entre os principais produtores de açúcar para exportação no Estado de São Paulo. Com 78 engenhos, era superada apenas por Itu (93) e Campinas (83 engenhos e 9 fazendas). O café naquela época praticamente inexistia. A paisagem rural piracicabana era tipicamente canavieira.

Compartilhe este post:

Um comentário para “Vinte e três de agosto”

  1. Historiador Marco Antonio Villa também é comentarista do Jornal da Cultura às segundas. Prof conceituado . Anti petista ferrenho. Gosto muito dele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.