COVID-19: HOJE (25) TEM VACINA PARA 17 ANOS OU MAIS. ADOLESCENTE SEM PRESENÇA DO RESPONSÁVEL PRECISA APRESENTAR AUTORIZAÇÃO.

(Leia no PONTO FINAL).

BOM DIA.

A terça-feira, ontem, 24 de agosto, foi um dia especial para o município de Piracicaba. Bem diferente de duas décadas atrás, a Noiva da Colina virou metrópole e vê pela frente chances reais de continuar o seu desenvolvimento, só que agora contando com mais apoio e estrutura. Com Piracicaba metropolitana, “puxando” 24 outras urbanizações, as oportunidades para a região se destacar são bem maiores, provavelmente sem tanto sofrimento político. Toda a nossa torcida e expectativa para o crescimento e progresso de uma importante região paulista, e tudo de forma mais planejada e organizada. Crescer é diferente de inchar e na mesma proporção que se agiganta é preciso que os municípios se preocupem com todo tipo necessário de estrutura. Mais uma vez, parabéns ao deputado Roberto Morais. Muitos, anos atrás, achavam tudo isso impossível, mas o tempo mostrou (e mostra) que vale (e muito) sonhar e ao mesmo tempo trabalhar. Prefeito Luciano Almeida participou da solenidade de ontem (24) ao lado do deputado Roberto Morais, mais o governador João Dória, vice Rodrigo Garcia, presidente da Alesp Carlos Pignatari e o deputado federal Arnaldo Jardim. Um bom dia para você.

O QUE ELES DIZEM

Foto: Sérgio Lima/Poder360

NÃO QUERO ME INDISPOR COM O PRESIDENTE DA REPÚBLICA. FUI ELEITO PARA GOVERNAR MEU ESTADO E BRIGA COM O GOVERNO FEDERAL SÓ PODE ATRAPALHAR”.

Romeu Zema Neto/Novo (Governador de Minas Gerais se recusando a participar de movimento contra Jair Bolsonaro).

OLHO NO OLHO

Quais as chances de sucesso de um encontro entre os governadores de estados e o atual Presidente da República? Qualquer um sabe que não se discutirá apenas política administrativa. Porém, caso se determine regras e fique proibido sob pena de suspender o diálogo, caso alguém esqueça da pauta pré-determinada, é possível entendimento. E, isso seria bom para todos. E, a paz entre o Supremo Tribunal Federal e Jair Bolsonaro? É sabido que o STF não suporta Jair Bolsonaro e este quer ver bem longe determinados ministros do Poder Judiciário. Mas, tem quem garanta que nesse clima não dá para continuar e alguém teria que botar o pé no freio, ou ambos os lados baixarem a bola. Publicamente, impossível. Quem sabe um anjo da guarda, secretamente, consiga colocar as partes frente a frente para lavar a alma ou a roupa suja. Dizer ser impossível é arriscado.

OPINIÃO

Com a mesma intensidade que se fala numa terceira dose da vacina contra o Covid-19, se trata de esquecer a obrigatoriedade do uso da máscara. Impossível e por muitas razões. A doença, por ser facilmente transmitida, exige de todos, sem exceção, o máximo cuidado possível quanto e procedimentos determinados por protocolos. Na maioria das vezes, quando alguém descobre estar infectado, já teve convivência com familiares, amigos e colegas. E, quando aos assintomáticos? Baixar a guarda, apenas quando de uma erradicação, pois nem mesmo as vacinas de hoje garantem 100% de segurança. Então, os riscos são totalmente possíveis. E, o passaporte sanitário? Você teria quem mostrar no bar, restaurante ou qualquer outro lugar público, que está imunizado. Mas, como, se a vacina não garante totalmente sua saúde? E, como exigir comprovante se a vacina não é obrigatória? Enfim, são muitas as dúvidas e discussões. Sendo assim, não corra risco desnecessário: use máscara e não se aglomere.

PONTO FINAL

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), abriu ontem (24), a agenda para vacinar contra Covid-19 com a 1ª dose pessoas com 17 anos. Também reabriu a agenda para vacinar pessoas com 18 anos ou mais. Esses grupos devem fazer o agendamento no site VacinaPira https://vacinapira.piracicaba.sp.gov.br/cadastro/blk_inicial/. Para receber a vacina no dia e horário agendados, o adolescente que não estiver acompanhado de um responsável deverá apresentar autorização impressa, assinada pelos pais ou responsável legal em duas vias, em acordo com o disposto no artigo 142 do Estatuto da Criança e do Adolescente. O documento está disponível no VacinaPira. Além da autorização, o adolescente deve apresentar RG, CPF e comprovante de residência (não necessariamente em seu nome). Nos casos em que os adolescentes estejam acompanhados, os pais ou responsável legal poderão autorizar de forma verbal que eles recebam o imunizante, desde que comprove-se o vínculo. A SMS lembra que a vacinação contra Covid-19 para pessoas na faixa etária de 12 a 17 anos no Estado de São Paulo é feita com o imunizante Pfizer, que é aplicado em duas doses, sendo 12 semanas o intervalo entre as doses.
De acordo com o estoque de doses recebidas do Ministério da Saúde e a logística para aplicação dessas doses no município, as vagas disponibilizadas serão para as pessoas serem vacinadas com a 1ª dose a partir de hoje, quarta-feira, dia 25 de agosto. O agendamento é feito automaticamente pelo sistema. Desta forma não é possível escolher o dia. Vale ressaltar que a pessoa só será vacinada se estiver devidamente agendada no grupo ao qual pertence. Após as vagas disponibilizadas ontem (23) serem preenchidas, a previsão de nova abertura de agendamento para 1ª dose é para a sexta-feira, depois de amanhã, dia 27 de agosto. Para agilizar a aplicação da dose no ato da vacinação, a população já deve ter cadastrado o CPF no site VacinaJá, do governo do Estado de São Paulo, com antecedência. Link Vacinajá: https://vacinaja.sp.gov.br/. Vale ressaltar que o VacinaJá é um cadastro e é necessário fazer o agendamento da vacinação no VacinaPira, do município.

VOLTO AMANHÃ.

ATÉ LÁ.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.