EVENTO HISTÓRICO: PIRACICABA COMANDA REGIÃO METROPOLITANA.

(Leia no PONTO FINAL).

BOM DIA.

No final desta semana que está começando, já estaremos atingindo a metade de maio. A vida está a cem por hora. Tudo muito rápido. Para recuperarmos nossa tranquilidade e rotina, com reuniões, eventos, passeios e abraços, é preciso que a pandemia vá embora, e isso, parece distante. Na verdade, está unicamente nas mãos de Deus. E, a chuva? Probabilidades para quarta e quinta. Temperatura mais amena nos próximos dias, com a máxima girando em torno de 25 a 27 graus. A mínima, nas madrugadas, oscilando entre 11 e 15 graus. Um bom dia para você.

O QUE
ELES DIZEM

Foto: Davi Negri / Câmara Piracicaba

PIRACICABA É A ÚNICA NO ESTADO COM POTENCIAL DE REGIÃO METROPOLITANA”.

Rodrigo Garcia/Democratas (Vice governador do estado de São Paulo, na ACIPI, na solenidade de Audiência Pública. Para Rodrigo Garcia, é preciso que regiões metropolitanas sejam autossustentáveis e, segundo ele, Piracicaba possui esse perfil).

OLHO NO OLHO

Só não reconhece quem não quer: o deputado Roberto Morais deixa (outra vez) sua marca para a eternidade piracicabana. A nossa cidade (Piracicaba) passa a ser Região Metropolitana. Você tem a noção do que isso significa? Pois bem, com certeza, um enorme passo num mundo acelerado onde não é mais possível estagnar. Nos tempos do avanço vertiginoso da tecnologia, ficar parado faz com que se perca o bonde da história, com poucas chances de recuperação. É preciso avançar, se atualizar, uma necessidade para quem pensa ou sonha com o futuro. Parabéns Roberto Morais que prova (novamente) saber usar da melhor forma possível sua vontade e força política. Todas as autoridades presentes, da capital e do interior, reconheceram a capacidade de Piracicaba e Região em evoluir, e isso ficou constatado de 2021 para cá, quando se tornou Aglomerado Urbano (outra vez com decisiva presença política de Roberto Morais) confirme demonstra o crescimento do PIB da região.

OPINIÃO

Toda a atenção atualmente está voltada para a Covid-19. Com razão. Contudo, não se pode esquecer de outras doenças ou prevenções que podem ser evitadas com exames e vacinas. Por exemplo: dengue. É indispensável cuidados simples, mínimos dentro das próprias residências, notadamente nos quintais. Não é possível deixar de lado preocupações como o câncer, pois sabemos o enorme risco caso seja descoberto em estado avançado. Pressão alta, diabetes, arritmia, enfim, são muitos os motivos para estar constantemente alerta. Crianças recém nascidas, até um (1) ano de idade, obrigatoriamente, tem que ter sua Carteira de Vacinação em ordem. Jamais descuidar do sarampo, poliomielite e outras doenças perfeitamente curáveis, no caso de imunização. E, para terminar, a partir de hoje, segunda-feira, 11 de maio, começa a vacinação contra a influenza (gripe) para 60 anos ou mais e professores. Dois avisos: todas as unidades de saúde atenderão diariamente, de segunda a sexta, das 8 às 17 horas, e é solicitado um espaço de 14 dias entre as duas vacinas: contra a Covid-19 e a gripe (influenza).

PONTO FINAL

Um evento histórico: solenidade no anfiteatro da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba na manhã do último sábado (8), marcou a Primeira Audiência Pública que cria a Região Metropolitana de Piracicaba, evento, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional do estado de São Paulo. Presenças de autoridades de Piracicaba, da região e da capital do estado paulista, entre elas o vice governador Rodrigo Garcia (Democratas), Marco Antonio Vinholi, secretário do Desenvolvimento Regional de São Paulo, prefeito municipal de Piracicaba Luciano Almeida, mais, prefeitos e vereadores de vinte e quatro municípios, e os anfitriões Luiz Carlos Furtuoso, presidente da ACIPI e o deputado estadual Roberto Morais, autor da iniciativa que torna a Noiva da Colina metrópole (Lei Complementar de fevereiro de 2014), lembrando que é do mesmo parlamentar o trabalho quando Piracicaba virou líder da Aglomeração Urbana (Lei Complementar de junho de 2012), reunindo vinte e três municípios. O vice governador Rodrigo Garcia e o secretário de Desenvolvimento Regional elogiaram Piracicaba e Região pelo potencial econômico, destacando que a mesma reúne todas as condições para um crescimento auto sustentável graças a geração de riquezas: serviços (52,2%0, indústria (35,95), mais administração pública e agropecuária. Segundo a Fundação Seade, agora, com vinte e cinco municípios, a RMP soma uma população de 1.529.737 habitantes, que possuí um grau de urbanização de 96,4%, com PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 76,92 milhões. Atualmente existem mais três regiões metropolitanas: Campinas criada no ano 2000, Sorocaba em 2014 e Ribeirão Preto em 2016. O evento foi transmitido pela TV Câmara/Assembleia, mais redes sociais. Participações ainda de várias autoridades por videochamada, com destaque para Sebastião Misiara (União de Vereadores de São Paulo), Fred Guidolin (Associação Paulista dos Municípios) e o Promotor de Justiça, dr. Ivan Carneiro Castanheiro. As cidades que farão parte da nova região Metropolitana do Estado de São Paulo: Piracicaba, Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Capivari, Charqueada, Conchas, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Leme, Limeira, Mombuca, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra, São Pedro, Pirassununga e Santa Cruz da Conceição.

VOLTO AMANHÃ.

ATÉ LÁ.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.