O XV e os seus próximos desafios: Copa Paulista e eleição

(Leia no PONTO FINAL).

BOM DIA.

Alta temperatura com as já conhecidas preocupações. E, para cuidar do corpo, já existem orientações repetitivas: evitar sol das 9 às 17 horas e tomar muito líquido. Caminhadas são bem vindos ao amanhecer e anoitecer, podendo em casa providenciar exercícios, substituindo presença numa academia. Ar condicionado e ventiladores são acionados e é preciso estar atento as condições do ambiente da casa, principalmente ao deitar. Sendo possível, é bem-vindo o umidificador de ar, lembrando que, bacia com água e pano úmido trata-se de uma providência que ajuda. Outro lado: rios secando e reservatórios baixando. Falta chuva. Nesse caso, a conscientização é o caminho. Do contrário, sérios problemas a vista. Um bom dia para você.

O QUE
ELES DIZEM

Foto: Leonardo Moniz / Líder Esportes

“NÃO VOU DISPUTAR A PRESIDÊNCIA DO XV.  MAS, SE CONVIDADO, ACEITAREI PARTICIPAR DA NOVA DIRETORIA”.

Arnaldo Antonio Bortoletto (Presidente do XV).

OLHO NO OLHO

Nos últimos tempos, nada mais ameaçador e preocupante que a Covid-19. Uma doença terrível e surpreendente. Cobrar é até possível, mas, ao mesmo tempo, impossível definir responsabilidades. Sucumbiu o planeta independente de raça ou credo, sem fazer distinção entre primeiro ou terceiro mundo, pobre ou rico. Oportunistas se aproveitaram com discursos políticos como se, com um outro governo, seria diferente. A Europa, com países tidos como avançados, já sofre pela segunda vez num mesmo ano. Dor sem fim, medo real, contudo, tem um lado positivo, pouco explorado ou esquecido propositalmente:  se o vírus mortal, que apavorou (e ainda apavora) os mortais terrestres já matou mais de um (1) milhão de pessoas, mostra milhões de recuperados graças a tratamentos bem sucedidos, fruto da capacidade e dedicação de médicos e enfermeiros (as) e outras providências ignoradas.

ÚLTIMA

Faleceu Zuza Homem de Mello. Aos 87 anos. Teve um sábado (3) normal, jantar tranquilo, noite calma e na madrugada de domingo (4), aconteceu o infarto (fulminante) agudo do miocárdio quem lhe tirou uma vida marcada pela sabedoria, especialmente dedicada a música. Entendia e muito. Notável. Sempre respeitado, foi um crítico jamais contestado. A cultura, no caso a música brasileira, perde um dos seus grandes nomes. Mais um, que o Brasil, principalmente no passado, construiu um formidável elenco de talentos.

PONTO FINAL

O futebol profissional (no Brasil) nunca teve um calendário racional. Inúmeras reclamações e jamais se cogitou mudanças. Agora, as temporadas 2020/21 mostram-se   prejudicadas. Convivemos com uma pandemia e pela frente, muitas competições nacionais e internacionais se misturando, obrigando clubes a trabalharem com 40 atletas no seu elenco. O XV de Piracicaba, bem saiu do Paulista (A-2) 2020, já se vê obrigado a pensar na Copa Paulista (em novembro e dezembro), de olho na próxima temporada (2021) com novos campeonatos. No próximo mês (novembro), tem eleição no clube. E, a receita? Como administrar um clube com deficiência financeira, pressionado a voltar a elite do futebol paulista, ganhar a Copa Paulista e conquistar um calendário nacional? Com a falta de público no estádio, como se programar?  Ainda o XV: pode se dizer que um dos seus maiores patrimônios é a sua fiel torcida, porém, como explicar um eterno quadro reduzido de sócios para um município com 400 mil habitantes? A cidade ajuda ou não? O que pensar se for tomado como exemplo a conta do Semae? O nosso alvinegro da famosa camisa zebrada, conhecida em todos os rincões, orgulho incontido, dona de uma história centenária extraordinária, não tem seu estádio ou CT próprio. Sempre o clube depende de um presidente abnegado. Cada ano que passa, mais difícil se torna parcerias financeiras e, se o voluntário não tiver coragem, o sofrimento é infinito. Mas, mesmo com tudo isso, o mais emocionante, é que esse XV sobrevive no campo e no coração. Só a alma alvinegra para explicar: na vitória ou na derrota, está em nosso coração. Amor incondicional.

VOLTO AMANHÃ.

ATÉ LÁ.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.