Prefeitura de Piracicaba amplia horários para atendimento no comércio

BOM DIA.

Foi um bom final de semana para quem gosta de futebol. Com a volta do Campeonato Brasileiro, sempre temos clássicos, e vimos o Atlético Mineiro do badalado Sampaoli perder mais uma e o Flamengo jogando um futebol previsível, longe daquele conjunto eletrizante de 2019 sob o comando de Jorge Jesus. Palmeiras bateu o Santos, mas milhões ficaram de olho na decisão da Copa dos Campeões da Europa. Deu Bayern: nenhuma novidade. Em grande fase, era o favorito, possuidor de um conjunto fantástico, ótimos valores individuais, começando pelo excelente Moya. Para se ter uma ideia, foram onze jogos do time alemão e onze vitórias, pela sexta vez o melhor europeu. O PSG não jogou mal, teve chances, porém, o título ficou com o time certo, realmente superior a todos os demais. Um bom dia para você.

O QUE
ELES DIZEM

“Vamos apresentar um projeto social mais abrangente e eficiente do qual faz parte o Renda Família.”

Jair Bolsonaro (Presidente da Republica).

OLHO NO OLHO.

Horários comerciais em Piracicaba são ampliados, o que significa, pelo menos teoricamente, mais movimento, mais gente na rua. A verdade, é que atualmente, poucos ficam em casa, a não ser os mais idosos e uma pequena parcela precavida. Não tem mistério ou segredo: todos devem, obrigatoriamente, circulando pela cidade, usar a máscara, pois a Covud-19 pode até estar em processo de desaceleração, contudo, continua infectando. Triste (e lamentável) é a constatação de ser muito fácil encontrar gente sem a máscara.  A fiscalização precisa se preocupar mais com o cidadão teimoso e menos com o comerciante que já se doou demais para ajudar a combater a pandemia.

FOTO
DA SEMANA.

Foto: Catturarefotoevideo

Nos dias 27 e 30 de agosto e, 4, 5 e 20 de setembro, os Varejões Municipais do Nova Piracicaba, Piracicamirim, Parque 1º de Maio e Nova América contarão com programação musical. Os músicos selecionados no Edital FAC terão seus projetos financiados pelo Fundo de Apoio à Cultura para executarem ações que promovam bens, produtos e serviços culturais através de música erudita, instrumental, popular ou canto. Ao todo, onze projetos nas áreas de música e artes cênicas (teatro, dança e circo/mímica) foram aprovados pela Comissão de Seleção do Conselho Municipal de Política Cultural (ComCult). Nesta primeira etapa, cinco apresentações musicais serão realizadas no Drive Thru dos varejões. Cada projeto contemplado receberá R$ 1.500,00 e poderá ser apresentado até o mês de dezembro.

PONTO FINAL

O grupo de combate ao coronavírus da Prefeitura de Piracicaba reuniu-se  para discutir as novas ações divulgadas pelo governo do Estado a partir da permanência de Piracicaba no Fase 3 (amarela). Ficou decidido que o horário de funcionamento das atividades comerciais e de serviços será ampliado de 6 para 8 horas. Piracicaba está na fase amarela desde o dia 8 de agosto. Na quarta-feira (19), o vice-governador e secretário de Governo, Rodrigo Garcia, já havia anunciado a autorização para que todas as atividades permitidas na fase amarela do Plano São Paulo pudessem funcionar mais 2 horas por dia (de 6 para 8 horas), em estabelecimentos comerciais e de serviço. Mesmo assim, a administração municipal piracicabana decidiu por precaução, esperar o anúncio do Governo, que ocorreu sexta-feira (21). A medida é válida para todos os setores: imobiliárias, concessionárias de veículos, escritórios, comércio e shopping center, além de bares, restaurantes, salões de beleza e academias. Os clubes também serão autorizados a funcionar por 8 horas, a partir desta segunda-feira (24). Durante a reunião, o grupo sugeriu uma jornada contínua para o comércio, com limite de 8 horas, das 10 às 18  horas e, aos sábados, das  8 às 16 horas. As lojas do shopping vão atendcer das 12 às 20 horas. O decreto prevê que bares e restaurantes comecem com o novo horário a partir de terça-feira (amanhã), com a opção de fracionar das 11 às 15 horas para o almoço e das 18 às 22 horas para o jantar – inclusive a Praça de Alimentação do Shopping Center Piracicaba. A Procuradoria-Geral editou decreto que permitirá o funcionamento dos clubes, também por oito horas. Além disso, será autorizado a abertura dos parques aos sábados e domingos, das 6 às 16 horas. Houve mudança no horário da venda de bebidas geladas nas conveniências dos postos. Fica proibido a comercialização das 22 às 6 horas. Com a ampliação do horário das atividades flexibilizadas, a Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) aumentará o número de veículos nas ruas. Esse aumento será feito à medida em que os passageiros retornarem ao sistema. Antes da pandemia, eram transportados, em um dia útil, uma média de 90.000 passageiros com 219 ônibus, sendo 199 ônibus + 10% de frota reserva. Atualmente, a média está em 36.000 passageiros por dia útil, e uma frota 131 ônibus sendo 119 ônibus + 10% em frota reserva.

VOLTO AMANHÃ.

ATÉ LÁ.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.