Todos os cuidados para com o uso do álcool em gel

BOM DIA.

Uma eterna luta dos hospitais, é com o estoque do banco de sangue. Sempre é preciso lembrar a necessidade de não esquecermos da doação, sem dúvida, um ato de amor, pois salva vidas. As dificuldades existem, principalmente em época de férias, estação do inverno e agora, a pandemia é o ponto central da preocupação. São muitos os bancos que enfrentam dificuldades em razão do estoque reduzido, caso do Hemonúcleo de Piracicaba que necessita e muito da colaboração e generosidade dos piracicabanos e de todos os doadores. Um outro detalhe que se tornou frequente, e mais uma vez por causa da Covid-19, são as dificuldades para outros procedimentos dentro dos hospitais em razão da alta ocupação de leitos e UTIs. Lembramos que isso não está acontecendo em Piracicaba, mas é comum por esse Brasil afora. Bom dia para você.

O QUE
ELES DIZEM

Foto: Carlos Moura / STF

“A nossa maior preocupação é garantir a segurança para todos os eleitores, mesários e servidores que irão trabalhar nas eleições de novembro”.

Luís Roberto Barroso (Presidente do Supremo Tribunal Eleitoral preocupado com ausências em razão da pandemia).

CURTAS&MISTURADAS

● PREFEITURA de Piracicaba não se conforma por estar (atualmente) na faixa vermelha, exigindo a laranja: comunicou seu descontentamento ao governo do estado, mas não obtendo resposta, decidiu recorrer junto a justiça. SENADOR Flávio Bolsonaro saiu em defesa do procurador-geral da República Augusto Aras no caso das críticas a lava-jato: faz sentido. ● DECISÃO errada no Santos: saiu Jesualdo Ferreira quando o “demitido” (substituído) deveria ser o presidente José CarlosPerez: venha quem vier, com certeza, em pouco tempo terá problemas com o máximo mandatário santista. ● APESAR da vontade das autoridades do ensino, dificilmente as aulas presenciais retornarão este ano: pais e responsáveis demonstram absoluta insegurança antes da chegada da vacina. ● EXPLOSÃO em Beirute (área portuária do Líbano) foi ouvida numa distância de 200 quilômetros, tamanha a quantidade absurda de produtos químicos armazenados sem o devido cuidado e numa região próxima de residências. ● CANAL Viva não tem dúvida: a reprise da novela “A Viagem”, a partir de dezembro, baterá os recordes de audiência. PARABÉNS ao piracicabano Guto pela conquista do título da copa do Nordeste comandando o Ceará. CANDIDATO a prefeito em São Paulo, Jilmar Tatto, quer Haddad e o ex-presidente Lula na campanha. ● NANCY Thame, vereadora, questiona a Prefeitura Municipal (secretaria da Saúde) com 16 itens sobre a Covid-19 em Piracicaba: sempre lembrando que Nancy vai disputar a vaga no executivo com Barjas Negri.  ● PONTE Preta tirou cinco jogadores do Mirassol, entre ele o Zé Roberto, destaque na reta final do Paulistão. ● CERCA de 40% daqueles que vão resgatar o FGTS afirmam que usarão o dinheiro para quitar dívidas. ● AUDIÊNCIA de Renata Fan (TV Bandeirantes) no Jogo Aberto teria despencado na fase da ausência do futebol, mas mesmo assim seu contrato é renovado até 2022: relações entre Renata e a Band são ótimas baseadas em amizade e profissionalismo. ● GOVERNO quer diminuir de 8 para 6% o recolhimento do FGTS por parte das empresas e como sempre, mais uma vez, o prejudicado será o trabalhador: por que não tirar das grandes fortunas? ● CONMEBOL anuncia que vai bancar as viagens dos clubes na Libertadores da América. CARRO da Hyundai (HB20) fabricado em Piracicaba é exportado para a Colômbia: mais de 300 unidades embarcaram no porto de Santos. ● SBT muda sem parar sua programação e, não consegue definir uma grade segura. ● COVID-19 em Piracicaba: ontem (5), registro de 133 casos (67 homens e 66 mulheres), três óbitos (homens com 52 e dois com 80 anos), somando 215 mortes, 8.535 positivados e 7.026 recuperados.     

PONTO FINAL

Em tempos de pandemia, máscara, álcool, água e sabão, mais o álcool em gel, tornaram-se indispensáveis para quem quer se prevenir. Qualquer manuseio ou toque, obriga-se ao imediato uso dos referidos produtos, difíceis e caros em março e abril, mas atualmente com produção, comercialização e preço regularizados. Por outro lado, é preciso saber usá-los para evitar problemas. Médicos tem relatado acidentes domésticos, quando se usa o álcool em gel e em seguida se aproxima do fogo: fogão, churrasqueira ou lareira. A orientação é para o uso do álcool somente fora de casa, em trânsito. Na residência, o certo, é água com sabão. Também é perigoso a manuseio do álcool liquido, utilizado para limpar mercadorias ou produtos que entram na casa após a compra, principalmente junto aos supermercados. Para evitar complicações, existem várias recomendações que podem e devem merecer a atenção. Uma delas é para evitar o uso do álcool em gel nas roupas e também como produto de limpeza, que sempre devem ser substituídos por produtos como o hipoclorito de sódio. Outro perigo é o álcool em gel com o risco de queimaduras na boca e olhos, nesse caso atingindo a córnea, sem contar a intoxicação por ingestão. Portanto, realmente todo cuidado é pouco quando do uso de produtos inflamáveis, notadamente dentro de casa e ao alcance das crianças que costumam repetir ato dos pais ou adultos.

VOLTO AMANHÃ.

ATÉ LÁ.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.