Abre ou fecha? Fica ou sai? Dúvidas que confundem

BOM DIA.

O ministro Dias Toffoli fez um pronunciamento correto e oportuno: pediu harmonia. É o que temos dito aqui, o presidente do STF sentenciou num momento de discórdia, do qual nenhum ou poucos segmentos se salvam. Atualmente, todos se julgam no direito de dizer alguma coisa. As redes sociais fazem parte do contexto e ela é hoje, a imagem real de um Brasil marcado pela intolerância, fruto não apenas da falta de educação ou instrução, mas também da maldade. Porém, nosso foco é o recado de Dias Toffoli e ele reservou elogios para todos, lembrando o que seria desnecessário, ou seja, o momento difícil e perigoso que vivemos, com uma pandemia não poupando ninguém. Com toda sinceridade, infelizmente, não acreditamos que será ouvido. A amargura, definitivamente, tomou conta. Existem naturalmente exceções, porém, elas preferem se manter afastadas, talvez pela vergonha do mundo que vivem. Um bom dia para você.

O QUE
ELES DIZEM

Foto: divulgação

“EU ACREDITO EM DEUS E POR ISSO RESPEITO E OBEDEÇO. ESSA PANDEMIA VEIO PARA NOS ENSINAR ALGO. FELIZ QUEM APRENDER”.

Alcione (cantora).

DESTAQUES

COMÉRCIO

Amanhã, quinta-feira, Dia de Corpus Christi, feriado municipal, o comércio de Piracicaba não abrirá. Já no sábado (13), Dia de Santo Antonio, as lojas atenderão das 9 às 13 horas.

NOVIDADE

Ministro Onyx Lorenzoni (Ministério da Cidadania), estuda mudanças no Bolso Família e também informais passarão a ter direito. Até o nome será outro: Renda Brasil. Mais: valor será bem maior.

EXTERIOR

Governo brasileiro, através da sua embaixada nos EUA, manifesta preocupação com procedimentos de deputados americanos, que fazem seguidamente objeção ao comércio brasileiro. A intenção é informar os políticos de Washington, considerados desinformados.

DENUNCIAS

Através das emissoras de rádio e redes sociais, piracicabanos diariamente denunciam supermercados lotados e bares abertos, com direito a festa, principalmente nos bairros.

CONVENCEU

Ministro Eduardo Pazuello, um general com elogiável folha de serviço, competência administrativa reconhecida, continua recebendo muitas criticas pela condução do Ministério da Saúde. Ontem (9), porém, foi arguido na Câmara Federal e saiu-se muito bem. Negou intenção de esconder números da Covid-19. Alegou querer aperfeiçoar os dados que para ele não são confiáveis.

ALERTA

Aumento seguido dos casos do coronavírus em Piracicaba não deixam nossas autoridades em paz. Os hospitais da cidade atingem quase 90% de suas capacidades. Essa tendência crescente pode permanecer nos próximos 10 ou 15 dias.

ENSINO

Sem data para o retorno das aulas, o governo segue debatendo o assunto e planejando a volta. As autoridades afirmam que a decisão final dependerá de uma posição cientifica. A princípio, as escolas voltariam a funcionar presencialmente com 20% da sua capacidade, passando para 50% numa segunda fase, para depois chegar a 100%.

ALVINEGRO

O XV de Piracicaba planeja o reinicio dos treinos coletivos, mas aguarda o aval da FPF. Fora do campo, a diretoria não deixou de trabalhar e fechou o elenco (24 jogadores) para terminar o Campeonato Paulista de 2020. Com titulares e reservas para todas as posições, apenas uma (lateral esquerda) preocupa. De ofício só ficou com Rubens Carvalho, contando com Robertinho para uma possível improvisação.

VIVO

Reunião ministerial ontem (9), em Brasília, comandada pelo presidente Jair Bolsonaro, foi transmitida ao vivo. Vinte e dois ministros presentes, e doze se pronunciaram. O assunto predominante foi a pandemia provocada pelo coronavírus.

PANDEMIA

Números da Covid-19, ontem (9), em Piracicaba, apontaram para o registro de mais 30 casos (16 mulheres e 14 homens). Infelizmente, 3 óbitos: 2 mulheres (82 e 79 anos) e 1 homem (82 anos). Agora são 1.074 casos, 594 recuperados e 1.8881 descartados. Mortes chegam a 43. 

LEI

Congresso Nacional deve votar projeto de lei que tornará obrigatório o uso de máscara em todo território nacional. Ninguém tem mais dúvida quanto a necessidade, um fato que durante um bom tempo foi ignorado.

SHOPPING

O Shopping Piracicaba abrirá normalmente nos dois feriados municipais desta semana, ou seja, na quinta (amanhã) e sábado (13). Horário sempre o mesmo: das 16 às 20 horas.

FOTO
DO DIA

Fotos: Felipe Ferreira/CCS e Divulgação

A obra do último trecho da avenida Higienópolis está na sua fase final, ligando as avenidas Rio das Pedras e Pompéia. Nos dias de hoje, os trabalhos se concentram na execução das calçadas e plantio de grama. Trecho de 450 metros, trará várias facilitações, entre elas, acesso ao Hospital Regional. Uma obra de R$ 1,487 milhão, com conclusão prevista para este final desta semana ou no início da próxima, dependendo das condições climáticas.

PONTO FINAL

Na pandemia, o STF deu aos governadores dos estados brasileiros, toda a autoridade para a condução da crise sanitária. Isolou a Presidência da República e ignorou os prefeitos. Instalou-se dúvidas, confusões e descontentamentos. Viu-se uma mistura de absurdos e incoerências. E, elas seguem e a vitima é o povo que a todo instante pergunta: mas, isso pode ou não pode? Os equívocos ou incoerências começam muito cedo, no ônibus, com as superlotações. As lojas comerciais não podem abrir, mas, nos bancos, entram quantos quiserem. A igreja, não é possível frequentar, mesmo organizando o aceso, contudo, manifestações, com aglomerações nas ruas e avenidas, são liberadas.   Fique em casa: será que se tem a real noção de quantas consideradas casas existem com um ou dois cômodos, onde falta o mínimo, muitas vezes tudo,  e compartilham espaço, talheres, prato, toalha e outras coisas mais? Shoppings pode, provocando enorme filas, mas salão de beleza, onde é possível um por vez, está proibido. Enfim, impossível num país continental, sem comando nacional, dar certo, com cada estado impondo seu critério, com peso igual para município com 1 milhão ou 20, 50 mil habitantes. Insistimos: quem conhece melhor o governador ou o prefeito? Num clima de angustia e mortes, o cenário é perfeito para quem torce para o quanto pior, melhor.

VOLTO AMANHÃ.

ATÉ LÁ.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.