Presidência da República: um debate presente para uma eleição distante

BOM DIA.

Mestre Dick foi embora. Reforça o imbatível time do céu. Impossível não gostar e agora não sentir saudades dos bons momentos sempre positivos e alegres. Bem lá trás, a dedicação com as fanfarras, época de um estudante mais responsável com os estudos e as escolas ensinando muito melhor. Anos dourados com tantas coisas inesquecíveis, entre elas o nosso carnaval inocente e brincalhão, com a Zoom Zoom ao lado de outras, deslumbrando na avenida. Festa do Divino tinha a presença do Mestre Dick, devoto de Nossa Senhora Aparecida. A despedida de uma geração inigualável se acelera e vamos dando o até breve a quem marcou nossas vidas e com muita facilidade garantiu lugar no coração de muita gente. Mestre Dick cumpriu sua missão e, como estamos de passagem, segue em frente de acordo com a vontade e planos de Deus.  Um bom dia para você.

O QUE
ELES DIZEM

Foto: Pablo Valadares/Agência Câmara

“Não é conveniente falarmos em eleição presidencial agora. Nem para mim e muito menos para o Brasil”.

Sérgio Moro (Ex-juiz e ex-ministro).

DESTAQUES

Com hasteamento de pavilhões a meio mastro, presenças do Tiro de Guerra, violinista Luiz Fernando Dutra, autoridades, servidores e convidados, a Prefeitura de Piracicaba prestou homenagem ontem (11), as vítimas fatais da Covid-19 de Piracicaba. Aconteceu exatamente às 12 horas com a canção Toque de Silêncio.

Países que fazem fronteira com o Brasil se mostram preocupados com a propagação do coronavírus em nosso país. A providência é aumentar a vigilância quando da entrada e saída de pessoas.

O futebol continua na mesma, ou seja, sem data definida para o reinício das atividades. Nem mesmo treino coletivo acontece.

Além da pressão para que Jair Bolsonaro torne público o resultado do seu exame para positivo ou negativo da Covid-19, agora o foco é também o seu cartão corporativo.

Prefeitura de Piracicaba trabalha já a mais de um mês em várias frentes, para resolver o problema do transporte coletivo na cidade depois da Via Ágil solicitar rescisão contratual.

Primeiros números do comércio para o prejuízo no Dia das Mães, apontam para no mínimo 60%. Floricultura foi uma das mais afetadas.

Sinal amarelo ou vermelho? Médicos alertam: se a cidade de São Paulo e consequentemente o estado não conseguirem uma taxa mínima de 55% de isolamento social, o caos será inevitável envolvendo leitos hospitalares e respiradores, no final de maio e começo de junho.

A gravação que o Poder Judiciário exige da reunião ministerial comandada pelo presidente Jair Bolsonaro, continua criando polêmica. Sugeriu-se apenas parte da mesma. Uns falam em segredos interno, enquanto outros apontam para discussões acaloradas. Não seria conveniente sua divulgação pública.  

Luiz Carlos Furtuoso (presidente da ACIPI), Reinaldo Pousa (presidente da CDL) e Carlos Beltrame (diretor executivo do Sincomércio), participaram de uma LIVE na noite de ontem (11), quando debateram a crise no comércio: onde vamos parar?

A economia dos Estados Unidos registrou a perda de 20,5 milhões de empregos apenas em abril por conta do coronavírus. Taxa de desemprego saltou de 4,4% para 14,7% na pior situação desde 1930.

Voltando as partidas de futebol, no mundo inteiro, até o final de 2020, os times poderão realizar até cinco (5) substituições durante um jogo. FIFA justifica lembrando que teremos excesso de disputas para completar o calendário da atual temporada.

Cofre do município: Piracicaba já perdeu 29% do ICMS (abril). Hoje, o prejuízo (impostos) para a Prefeitura Municipal estaria em torno de 100 milhões de reais.

André Kalil, médico infectologista, acredita que antes da vacina, o remédio mais eficiente para combater a Covid-19, será o Rendesivir, já liberado pelo governo norte-americano para caso grave.

Data de hoje, 12 de maio, lembra o enfermeiro (a): Dia da Enfermagem. Ao lado dos médicos, são heróis na luta para salvar vidas infectadas pelo coronavírus. Aplausos e mais aplausos para os corajosos (as) profissionais que fazem a diferença num momento triste vivido pelo planeta.

Parte dos preparadores físicos do futebol afirmam ser necessário três semanas de treinamentos para o reinício das disputas dos jogos oficiais. Outros defendem pelo menos duas semanas.

Os Estados Unidos viviam intenso debate eleitoral com eleições programadas para novembro próximo, quando explodiu a crise sanitária. Diante do inesperado, democratas e republicanos se uniram contra a pandemia e a China. Decidiram que voltam ao tema eleição, somnente depois de superado o perigo da doença.

Praticamente todos os dias perdemos ídolos do meio artístico. No final da semana, foi Carlos José (85 anos, paulistano) que consagrou a canção Guarânia da Saudade. Ontem (11), a primeira dama negra do teatro, Ruth de Souza (98 anos, carioca), se despediu.

Números apresentados ontem (11), às 16 horas, pela Secretaria de saúde de Piracicaba, sobre a Covid-19: um óbito (uma senhora de 86 anos, moradora do Bem Viver), 216 casos confirmados, 154 suspeitos, 564 descartados e 98 recuperados. Agora são 15 mortes.

Presidente Jair Bolsonaro assinou decreto ontem (11), incluindo academias e cabeleireiros como serviços essenciais em época de pandemia.

Governo paulista deve observar apenas maus uma semana. Se a taxa de isolamento social não subir em direção a 55%, medidas radicais serão anunciadas possivelmente sexta-feira (15).

INFORMAÇÃO

A Associação Comercial e Industrial de Piracicaba doou mais de meia tonelada de frangos congelados, enviados a entidades assistenciais do município. A iniciativa se soma a outras que a Acipi tem desenvolvido com o objetivo de auxiliar as entidades neste momento de pandemia. Foram entregues 220 unidades de frangos congelados, totalizando 562 quilos do alimento,ao Lar Betel, Lar dos Velhinhos, Lar Franciscano de Menores, Casa do Bom Menino e Centro de Apoio HIV/Aids e Hepatites Virais (Caphiv). O montante foi dividido conforme os atendimentos de cada local. No total serão beneficiadas cerca de 650 pessoas, que são assistidas diretamente pelas cinco entidades. O manuseio dos materiais seguiu todos os cuidados necessários, a partir dos protocolos de prevenção ao contágio do Coronavírus, recomendados pelos órgãos de saúde. A Acipi tem encabeçado diversas iniciativas de apoio às empresas e, também, à população em situação de vulnerabilidade, que enfrenta dificuldades neste período. Para o presidente Luiz Carlos Furtuoso,neste momento tão complexo vivenciado pela sociedade, é necessária a união de esforços de todos. “Estamos passando por um período de grave crise. A cidade conta com o importante trabalho assistencial de muitas instituições sem fins lucrativos. A Acipi, que cumpre também seu papel social no município, fez esta doação de mais de meia tonelada de carne de frango possibilitando um Dia das Mães mais feliz”. Recentemente, foram doados pela Acipi mais de 400 frascos, totalizam mais de 200 litros, de álcool em gel; 100 cestas básicas, além de R$ 30 mil para a confecção de 30 mil máscaras de tecido ao projeto “Máscaras Amigas”, do Rotary Club Piracicaba Luiz de Queiroz. Os itens e também o montante em dinheiro beneficiarão os pacientes e assistidos da Santa Casa Saúde de Piracicaba, Lar Betel, Lar dos Velhinhos de Piracicaba, Hospital Regional de Piracicaba “Dra. Zilda Arns”, Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba e Banco de Alimentos da Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social).

FIQUE SABENDO

Crimes políticos difíceis de lucidar se transformam em mistério. Muitas são as versões a ponto de confundir tudo e a todos. Toninho do PT foi assassinado em 2001. A morte de Celso Daniel provocou um enredo digno de cinema. Marielle Franco ganhou repercussão mundial. E, o caso Adélio Bispo? Ele foi preso em flagrante por tentar assassinar Jair Bolsonaro. E, dizem que um dos ressentimentos do atual Presidente da República, seria a passividade da Polícia Federal e de Sérgio Moro visando investigar o caso. Bolsonaro nunca aceitou a versão de que Bispo agiu sozinho e, agora surge o advogado Frederick Wassef dizendo (entrevista na TV Bandeirantes) que o PT mandou matar Bolsonaro em 2018, em Juiz de Fora (MG). Justifica o referido advogado, da defesa do atual presidente, que uma pessoa teria gravado Adélio Bispo, existindo duas testemunhas, mas caladas por causa do medo.  

PONTO FINAL

Tornou-se rotina a impaciência do brasileiro quando se fala em política.  Vamos as urnas e pouco depois começam os protestos. Embora Jair Bolsonaro ainda mantenha forte apoio das ruas, seu mandato já é bastante contestado. Menos de um ano e meio da última eleição presidencial, não tem lógica intolerância e radical agitação. De duas uma: somos azarados ou não sabemos votar, pois não é a primeira e nem a segunda vez que isso acontece em curto espaço de tempo. Impossível um país prosperar nesse ritmo. Já são vários os candidatáveis ganhando espaço na mídia. Entre vários, aparecem com maior insistência, João Doria, Ciro Gomes, Marcelo Freixo, Fernando Haddad e até Luiz Henrique Mandetta, além, naturalmente, de Jair Bolsonaro. Embora longa a estrada até outubro de 2022, o cenário teria indiscutível mudança com a inclusão do nome do ex-juiz e ex-ministro Sérgio Moro, para a maioria dos críticos, é o único com chances de acabar com a atual  polarização entre esquerda e direita. Se Podemos e Patriota pensam em Moro, outros partidos também estão de olho no ex-ministro da Justiça e Segurança, casos do Novo e até mesmo do PSL que já estaria internamente trabalhando o nome da atual deputada Janaina Paschoal. O antigo partido de Jair Bolsonaro se dá ao luxo de cogitar total liberdade para que Janaina e Moro decidam entre eles, quem seria o cabeça da chapa. Mas, ainda tudo é prematuro. Tanto assim que Sérgio Moro não quer falar desse assunto e Janaina Paschoal, uma defensora do voto individual, ou seja, sem a obrigatoriedade de pertencer a um partido, desconversa quando questionada.

VOLTO
AMANHÃ.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.