A crise une saúde e jornalismo

BOM DIA.

Nada mais gostoso e reconfortante que o lar. É onde você descansa e relaxa. Também busca carinho e apoio. Então, é fácil entender que a moradia é o nosso principal refúgio. Mas, só que atualmente vivemos uma situação inacreditável, que jamais poderíamos imaginar. Nem mesmo em sonho. Só que agora, lembrando as brincadeiras quando dizemos que ninguém é de ferro, todos querem ir para a rua. Uns falam da saudade de parentes e amigos, e, outros, confessando tédio, reclamam a falta do passeio, do barzinho e dos encontros.  Muito tempo dentro da casa e sem poder sair. Por que tudo isso acontece, é possível debater, contudo, pode levar a algumas direções.  O tempo de clausura está servindo não só para boas leituras, organizar gavetas e arquivos, assistir bons filmes e documentários, mas também para maior aproximação da família e dos seus dilemas. Logicamente a colocação não serve para todos. Contudo, é possível uma reflexão: pessoas importantes não teriam ficado em segundo plano? Quem sabe tanto sofrimento pode ajudar a reencontrar um caminho esquecido. Um bom dia para você.

O QUE
ELES DIZEM

Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil

“Nosso gasto com a Olimpíada este ano seria de 40 milhões de reais. Com a mudança para 2021, teremos que nos reorganizar lembrando que o dólar em alta é a nossa maior preocupação”.

Paulo Wanderley (Presidente do Comitê Olímpico do Brasil).

DESTAQUES

Prefeito Barjas Negri se reuniu com os comandos da Guarda Municipal e Policia Militar para debater o cumprimento do decreto estadual que determina a quarentena até o dia 22 de abril.

Alunos da rede municipal de escolar começaram a receber os kits de alimentação suplementar que beneficiam 36.689 crianças matriculadas no ensino infantil e fundamental.

Começa a funcionar hoje (8), o Varejão de Pescados na rua Santa Cruz ao lado do Terminal Central. Até domingo (12).

 Dando continuidade a montagem de estrutura para o combate ao cornavírus, o Governo de Piracicaba comprou 890 mil reais em Equipamento de Proteção Individual (EPI). São milhares de máscaras cirúrgicas e de proteção (N95). Também a Prefeitura adquiriu banners, óculos de proteção, mais aventais, macacões e produtos de limpeza.

Prefeitura de Piracicaba agiu com rapidez e eficiência, conseguindo com ajuda da Procuradoria Geral do Município comprar sete respiradores (ventiladores pulmonares) direto do fabricante. Serão usados na UPA Vila Cristina, aumentando reforço para o combate a Covid-19.

Adriana Nunes se filiou ao PSL e Gilmar Rotta, presidente do legislativo, antes do MDB, mais o vereador Wagner Oliveira passaram para o partido do deputado Roberto Morais, o Cidadania, que agora tem cinco representantes na Câmara de Vereadores. É o segundo partido em número de membros na Casa, atrás do PSDB, partido do prefeito Barjas Negri.

Funcionários da Ambiental realizam higienização no Lar Betel e Lar dos Velhinhos em tempos da Covid-19.

Em ritmo acelerado, a UPA Vila Cristina começou a receber concretagem na sua área externa.

Rotarianos doaram ao Fundo Social de Solidariedade 40 mil máscaras descartáveis que chegarão a população em vulnerabilidade social. A Santa Casa doou tecido e também terá 10 mil máscaras.

Junho ainda está longe, mas o Nordeste já anunciou que estão canceladas a festas de São João.

Covid-19: Ministério da Saúde comunica a distribuição de 53 milhões de equipamentos de proteção.

Em São Paulo, a Justiça mandou a Sabesp abastecer as favelas com água.

Mortes se aceleraram no Brasil e o dia terminou ontem (8) com 667 óbitos e 13.717 casos confirmados de coronavírus.

Amanhã, quinta, dia 9, o Governo começa a pagar através da Caixa, 600 reais para trabalhadores sem carteira assinada.

PROCON (Piracicaba) autuou quatro (4) distribuidoras e revendedoras de gás de cozinha. Foram várias as denúncias sobre preços abusivos. Por outro lado, a população também reclama dos valores alterados nos supermercados.

OLHO NO OLHO

O médico Luiz Henrique Mandetta continua. Sua demissão seria um erro e com grandes riscos. Mas, existe um sentimento praticamente unânime: o Ministro da Saúde continuará enfrentando o perigo de cair. Impossível permanecer. Questão de dias ou tempo? No final da pandemia? Afinal, o presidente Jair Bolsonaro não aceita opinião contrária. Até o idolatrado Sérgio Moro já viveu essa situação. Como bom e zeloso militar, o presidente já avisou: “Eu tenho a caneta”. Contudo, também é verdade que um comandante precisa confiar no seu subordinado e acima de tudo respeitá-lo. Mandetta tem sua forma de trabalhar e agir, com direitos indiscutíveis. Por outro lado, não é  correto  buscar possíveis falhas ou erros ao longo da carreira e vida do ministro com objetivo de fritá-lo. Toda e qualquer pessoa, sem exceção, errou e erra, e julgamento maldoso, ação premeditada,  é antiética, incorreta e injusta. Difícil a paz que o Mandetta pede e quer.

SERVIÇO

PONTO FINAL

Ontem, 7 de abril, o dia foi consagrado a saúde e ao jornalismo. Ambos em evidência. A saúde mundial sofre o seu maior golpe, com a Covid-19 deixando não só autoridades e comunidades apavoradas, mas também colocando em xeque a capacidade dos cientistas e médicos. Já o jornalismo, cumpre uma função nobre e a missão indispensável de informar e orientar. O Dia Mundial da Saúde é lembrado quando mais sofre o planeta e, ao contrário de outras oportunidades, existe um vírus poderoso e desconhecido atacando. A ciência, de plantão, busca uma milagrosa salvação. Já o jornalismo, para uns profissão, para outros missão, tem um papel preponderante. Ela pode, precisa e deve ajudar. O profissional da mídia, com toda certeza, deve se considerar privilegiado. Com chance ímpar de contribuir, diariamente relata episódios que misturam necessidades, obrigações e sentimentos. O jornalismo que sempre brilhou, já não encanta e por uma razão simples: se antes tinha como alicerces a ética e a imparcialidade, hoje só lembra da liberdade. E, a liberdade, embora seja um direito, é um perigo quando não vivida com seriedade. E, infelizmente, hoje, o jornalismo, além de profissão e missão, também serve como ferramenta de interesses, sem o comprometimento com a verdade e a justiça. Outros tempos. 

VOLTO AMANHÃ.

ATÉ LÁ.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.