Dois de maio

BOM DIA.

Ontem (1 de maio), mais um dia bonito de outono. Aliás, foi um final de semana prolongado com muito sol, temperatura nos 30 graus, mas num ambiente fechado, um clima agradável. Com a chegada da noite e da madrugada a temperatura cai pela metade e o sono pode ser tranquilo. Nada de chuva e segundo as previsões, continuaremos nesse ritmo por vários dias. Existe uma rotina anual de possíveis mudanças a partir da reta final de maio e naturalmente com a aproximação de junho e do inverno. Fica aquela expectativa quanto a temporada do frio, com várias colocações sobre ser ou não ser rigoroso. Esperar para ver.

 

DATA
DE HOJE

Dia Nacional do Ex-combatente.

Dia do Taquigrafo.

 

TEMPO EM PIRACICABA
(Terça-feira)

Máxima: 30.o. Mínima: 16.o

Sol nasce às 6hs30. Pôr do sol às 17hs44.

Umidade: 44%

Vento: 6 km/h

Chuva: zero (Dia com poucas nuvens).

 

NOTÍCIA

O prefeito Barjas Negri enviou projeto de lei para apreciação da Câmara de Vereadores em que pede a autorização para o município celebrar convênio com o Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), para a adesão ao Sistema Detecta, que permite acesso exclusivo aos dados de interesse da segurança pública e de cooperação entre os órgãos públicos. O Sistema Detecta é uma importante ferramenta no combate à criminalidade Desde que foi implantado, em 2014, segundo informações da SSP, o sistema permitiu a prisão de 9.424 pessoas, interceptação de 5.689 veículos e apreensão de 517 armas de fogo ilegais no Estado. O Detecta é uma ferramenta de Big Data, que emite alertas de situações de crimes e integra bancos de dados policiais e de outros órgãos, como Registro Digital de Ocorrência (RDO), Instituto de Identificação (IIRGD), Sistema Operacional da PM (SIOPM – 190), Infocrim, Sistema de Fotos Criminais (Fotocrim), além de dados de veículos e de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Detran. (Na foto de Larissa Sousa/CCS – o Centro de Monitoramento Eletrônico da Guarda Civil).

Foto: Larissa Sousa/CCS

 

BASTIDORES

A ABIL Grupo Unidas vê se aproximar a realização de um objetivo que demandou reuniões, planos, investimentos e estratégias. Deve inaugurar agora em maio o seu crematório. Mais de três anos de conversações envolvendo repartições municipais e estaduais para que o empreendimento conseguisse ser viabilizado. Finalmente tudo pronto, aguarda-se o visto final da CETESB para que um dos mais avançados crematórios possa ser oferecido ao público. Com equipamento de última geração, o crematório da ABIL Grupo Unidas, em Piracicaba, servirá tanto corpos humanos como haverá o forno Pet. Euvaldo Zoca, conhecido e conceituado empresário, a frente da ABIL, que já se consagrou com avançados planos assistenciais, afirma que o crematório já é procurado e solicitado bem antes de ser colocado à disposição. “A cultura atualmente é outra” – esclarece Zoca. “As pessoas buscam o crematório, até porque nossos cemitérios praticamente não oferecem mais espaço”. Muitos não tem uma noção real do funcionamento de um crematório. São poucos os existentes no país. Os mais conhecidos em São Paulo (capital) e no interior, em Campinas e Sorocaba. Futuramente o velório poderá ser realizado junto ao crematório, o que não acontecerá agora no início. Zoca também explica uma curiosidade: “O crematório deve oferecer um custo até menor que o praticado quando se trata de cemitério”. Por fim destaca a participação importante e decisiva do deputado Roberto Morais que orientou e ajudou quanto a providências de documentos. Parabéns a ABIL Grupo Unidas, ao Zoca e toda sua equipe pela iniciativa.

 

O QUE
ELES DIZEM

“Improvável no primeiro turno uma aliança entre o PDT e o PT. Para vice quero um empresário da região sudeste, de São Paulo ou Minas Gerais”.

(Ciro Gomes-PDT pré-candidato à Presidência da República).

Foto: Roosewelt Pinheiro/ABr

 

FIQUE
SABENDO

Evandro Carlos de Oliveira, juiz da 5ª vara da Fazenda, suspendeu o contrato assinado pelo governo Geraldo Alckmin com o pintor Gregório Gruber que cobrava 85 mil reais do Estado por um retrato do José Serra pra a galeria dos governadores. A justificativa: o advogado Marcelo Feller, na ação, ponderou que os preços de mercado giram em torno de 10 a 25 mil reais.

 

PERGUNTAR
NÃO OFENDE

Todos os salários são atualmente reajustados rigorosamente de acordo com a inflação (que não condiz com a realidade) enquanto o Salário Família tem majoração bem acima do índice inflacionário. Justo ou não?

 

RÁPIDAS&MISTURADAS

GAZETA de Piracicaba divulgou que a Semtre (Secretaria do Trabalho e Rendas) prepara uma nova lei (mais moderna e ampla) que disciplinará o serviço dos ambulantes na cidade. PREFEITURA de Piracicaba acelera ritmo das obras de recapeamento asfáltico na rua Benjamin. MATHEUS Ceará, Cabrito Teves, Mina e Paulinho Gogó renovaram seus contratos com “A Praça é Nossa” (SBT). FESTAS populares em Piracicaba: Festa das Nações (maio), Santo Antonio (junho) e Festa do Divino (julho). RUA Governador com um terreno vazio, mas com mato, tem um alambrado quando poderia apresentar um muro melhorando o visual da principal rua do comércio piracicabano. INSS adia por três vezes perícia em infartado: um risco em enorme. “AGORA é com Datena” será o novo programa de José Luiz Datena na Band. NA Gazeta de Piracicaba de domingo (29), Esio Antonio Pezzato escereve sobre o nosso  amigo Cesário Campos Ferrari que nos deixou na semana passada. NO “Jornal da Manhã (Jovem Pan News Piracicaba) com Roberto Morais e Adriana Passari, hoje (2) a presença do vice-prefeito José Antonio de Godoy e amanhã (3), do empresário Angelo Frias Neto. DATA triste e inesquecível: 1 de maio, morte do extraordinário Ayrton Senna, em 1994.  TEMPO passa e José Mayer não consegue voltar na Globo, afastado por causa do escândalo de assédio sexual. CENTRO de Reabilitação de Piracicaba comemorando 53 anos (30 de abril de 1965) com a a comemoração marcada para amanhã (3).

Foto: Kelly Fuzaro/Band

 

PONTO
FINAL

Maio é importante e festivo. Celebra muitas datas e serve como referência para fatos e eventos aguardados. Começou ontem (1) com a data homenageando o Trabalho. Mês de Maria, com muitas festas por conta dos casamentos e aniversários. Ascensão do Senhor (dia 20) com o Novo Testamento relatando que Jesus sobe aos céus quarenta dias após a Ressurreição sob os olhares de doze apóstolos. Também vamos comemorar em maio (31), Corpus Christi, feriado municipal em Piracicaba, uma providência que cabe ao município determinar. Tornou-se um feriado nacional, pois todas as cidades assim decidiram após o governo federal considerar uma data facultativa. Corpus Christi é celebrado 60 dias após a Páscoa, domingo seguinte a Santíssima Trindade, com os cristãos lembrando a instituição do Sacramento da Eucaristia por Jesus. Na Noiva da Colina teremos de 16 a 20 a Festa das Nações e estamos um mês e meio da Copa do Mundo na Rússia com convocação do selecionado dia 14, apresentação dos atletas e viagem rumo a conquista do sexto título mundial. Também uma tendência para a política brasileira se tornar cada vez mais efervescente com trabalhos a todo vapor por parte da Lava Jato e tribunais do judiciário. Sinal que o tempo vai passar muito rápido e mais 29 dias estaremos na metade do ano.

 

REFLEXÃO

“Certas atitudes só merecem o seu silêncio”.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.