Vinte e sete de abril

BOM DIA.

Parece mentira, mas outra vez final de semana. Tudo acontecendo muito rápido. A ordem é utilizar o tempo da melhor forma possível. Pela frente Feriado Nacional (1 de maio). Tem quem consiga emendar. Por outro lado, muitos (milhões) vão fazer uma coisa que deixaram para a última hora: a declaração do Imposto de Renda. Prazo vence segunda-feira, dia 30 de abril. Embora o tempo seja de dois meses, o bom brasileiro deixa mesmo para o último e derradeiro dia. Sem solução. Mas, se divertindo, descansando ou trabalhando (o que acontece com milhares) viva celebrando a vida.

 

DATA
DE HOJE

Dia Mundial do Design Gráfico

Dia da Empregada Doméstica

Dia do Sacerdote

 

TEMPO EM PIRACICABA

(Sexta-Feira)

Máxima: 32ºC. Mínima: 18ºC

Sol nasce às 6hs28. Pôr do sol às 17hs48.

Umidade: 45%

Vento: 4 km/h.

Chuva: zero. Poucas nuvens.

 

NOTÍCIA

Os estabelecimentos comerciais do centro, demais corredores e do Shopping Piracicaba não funcionam no feriado em comemoração ao Dia do Trabalho, em 1º de maio. Os supermercados também devem permanecer fechados. A área de lazer e praça de alimentação do shopping têm funcionamento facultativo. Em Piracicaba fecha tudo, sem exceção, em apenas três datas no ano: 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro. Já com respeito ao Dia das Mães (13 de maio), comércio de Piracicaba terá horário especial de funcionamento. Na sexta-feira (11) as lojas de rua e corredores comerciais abrirão até às 22 horas e no sábado (12) até às 18 horas. “Queremos facilitar a vida dos consumidores que terão bastante tempo para ir às compras e garantir o presente das mães”, explica Itacir Nozella (foto), presidente do Sincomércio Piracicaba. A abertura do comércio em feriados e datas especiais é resultado de acordo feito entre o Sincomércio Piracicaba e Sincomerciários (Sindicato dos Empregados no Comércio de Piracicaba).

Foto: Marcelo Germano

 

BASTIDORES

Conhecemos Anna D’Abronzo começando nossa vida jornalística no “Diário de Piracicaba”. O Comendador Humberto D’Abronzo, então presidente do XV de Piracicaba, marcou uma reunião (não se falava coletiva) com a imprensa na sua sala, na Caninha Tatuzinho, em Vila Rezende. Como Duarte Filho tinha compromisso na ESALQ, nos incumbiu de representá-lo. Depois das novidades sobre o alvinegro (que montava um timaço), Jamil Netto passou a nos apresentar seus amigos e colegas de trabalho. Conhecemos dona Aninha e Antonio Benedito Jordão, entre outros. Adolescente, sonhando em fazer carreira como jornalista, conhecer pessoas ilustres (como Humberto D’Abronzo) era um sonho. Foram muitas, pois, naquele tempo, personalidades marcantes sobravam (no bom sentido) na Noiva da Colina. Tia Aninha (como muitos a chamavam) falou com enorme carinho do seu irmão Humberto. Nos contou que os pais antes de chegarem a Piracicaba perto de 1910, trabalharam como colonos em Mombuca. Enquanto o irmão se dedicava ao futebol, ela, Aninha, mostrava toda sua paixão pelo basquete feminino, também muito forte, respeitado em todo o país. Era amiga de todas as jogadoras, especialmente de Heleninha e Maria Helena. Um dia, casualmente a encontramos na rua Governador, na Casa do Bolinha, estabelecimento comercial das duas atletas quinzista e da Seleção Brasileira. Longa história. Da para escrever um livro. Muitos momentos marcantes, como quando do Torneio Internacional das Estrelas, sempre com presença do Corinthians de Nilza. Uma época inigualável. A gente só lamenta não ter aproveitado mais e mais. Não conseguimos saber ou entender a exata razão, mas “insistimos” em ficar um longe do outro. Separamos amizades douradoras dos tempos de adolescente. Uma bobeira que não consertamos. Exagero dizer que era feliz e não sabia, contudo, com certeza, uma felicidade inesquecível.

Foto: Facebook XV de Piracicaba

 

PERGUNTAR
NÃO OFENDE

Você já tomou alguma decisão com respeito as eleições de outubro de 2018?

 

FIQUE SABENDO

Existem regras para o uso do Facebook. Também para o Instagram e You Tube. Enfim, existem orientações para toda e qualquer tipo de rede social. Por exemplo: só pode criar, quem tem 13 anos ou mais. Contudo, uma pesquisa já mostrou que 86% dos brasileiros de 9 a 17 anos acessam a internet. Mais: 62% entre 9 e 10 anos e 76% entre 12 e 13 anos. Pergunta: qual a idade ideal para criança acessar redes sociais? Realmente é 13 anos. Também, especialistas concordam com uma realidade: impossível proibir a criança (de qualquer idade) de usar a internet. Ela se descobre e varia a idade. Depende da curiosidade e inteligência e acima de tudo do exemplo dado em casa. Por toda a família.

 

O QUE
ELES DIZEM

“É preciso criar um novo modelo de impostos sobre a renda. Temos uma elite muito pouco solidária quando se fala em colocar a mão no bolso. Chegou a hora de quem ganha mais pagar mais”.

Floriano de Sá Neto (Presidente da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal).

 

PONTO FINAL

O Conselho Deliberativo do XV de Piracicaba esteve reunido na noite da última quarta-feira (25). Debateu-se a Copa Paulista entre outros temas pertinentes, mas preocupava (ou preocupa) as contas do clube. Afinal, a imprensa tem dito praticamente todos os dias que o clube não tem dinheiro. Os números  ficaram para outra oportunidade alegando-se que as contas ainda não foram fechadas. Mas, muita lamentação mesmo para a confirmação de uma má notícia: o XV foi notificado e tem que pagar para o clube búlgaro onde o atacante Paulinho esteve e não ficou, cerca de 380 mil reais. À vista. Até o dia 16 de maio.

 

REFLEXÃO

“Não viva para que sua presença seja notada. Viva para que a sua falta seja sentida”.

(Bob Marley)

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.