Sete de agosto

● Dia Estadual da Lei da Maria da Penha ● Dia Nacional do Documentário Brasileiro ● Dia de São Caetano ●

 

BOM DIA

Estamos em agosto e iniciamos uma nova semana. É tempo do comércio respirar melhor. Chegando o Dia dos Pais. Depois, o Dia das Crianças e o fim do ano começa a ser assunto. Temos conversado com os comerciários e eles confessam a sensação de que existe o sinal de uma melhora nas vendas. Ouvimos isso na rua Governador e no Shopping Piracicaba. É preciso aquecer as vendas, o que significa mais dinheiro injetado na economia, trabalhadores ganhando mais, mais emprego gerando impostos e assim a roda vira. Porém, importante mesmo, é o restabelecimento da paz política. Ninguém aguenta e nada suporta uma crise atrás da outra. Não adianta inflação baixa sem dinheiro, sem negócios aquecidos. É preciso tranquilidade e confiança. Só assim a recuperação, a retomada será possível.

 

DESTAQUE

“O decreto do Governo de São Paulo criando o Hospital Regional é mais um passo importante”

Dr. Pedro Mello (Secretário Municipal da Saúde acompanhando de perto providências para abertura e funcionamento do Hospital regional em Piracicaba).

Foto: Alexandre Carvalho/Divulgação

 

DATA DE HOJE

Dia de São Caetano

Caetano de Thiene nasceu em Vicenza em 1480. Um influente sacerdote italiano e diplomata do Papa Júlio II. Formado em Direito, foi responsável pela fundação da Ordem dos Clérigos Regulares da Divina Providência na Ordem Religiosa Católica. Fundou um hospital pensando unicamente nos pobres. Foi beatificado pelo Papa Urbano VIII e canonizado em 1671 pelo Papa Clemente X. Padroeiro dos Desempregados e dos Gestores Administrativos, São Caetano morreu em 7 de agosto de 1547.

 

Dia Estadual da Lei da Maria da Penha

A data foi criada em 7 de agosto de 2006 (Lei 11.340) com o objetivo de proteger as mulheres vítimas da violência doméstica. A lei federal determina que os agressores sejam presos em flagrante ou tenham prisão preventiva decretada. A pena máxima que era de um ano foi aumentada para três anos de detenção e acabou o pagamento das cestas básicas. Maria da Penha Maia Fernandes foi vítima de violência durante seus 23 anos de casamento. Em 1983 após sofrer duas tentativas de assassinato, ela criou coragem e fez a denúncia. O marido tentou matá-la com arma de fogo e depois afoga-la.

 

Dia Nacional do Documentário Brasileiro

O dia foi criado com o intuito de dar mais visibilidade aos documentários e de fortalecer a entidade que foi criada em 1973 para defesa de seus realizadores e dos cineastas brasileiros que  enfrentavam a ditadura. Para marcar a resistência da ABD (Associação Brasileira de Documentaristas) criou-se a data em homenagem ao cineasta Olney São Paulo. Nascido em Feira de Santana em 7 de agosto de 1936, dirigiu várias filmes, mas dois ficaram marcados: “O Grito da Terra” (64) e “Manhã Cinzenta” (69). Sequestrado foi levado para Cuba e lá torturado e preso onde contraiu pneumonia. Liberado, internado duas vezes, debilitado, nunca mais teve saúde e paz e morreu em 19789. Seu filme foi proibido no Brasil.

 

EMOÇÃO

DA ITÁLIA PARA O BRASIL

A família Vitti foi homenageada na última sexta-feira (4) na Câmara Municipal de Piracicaba, iniciativa do vereador Paulo Serra (PPS). A solenidade lotou o Salão Nobre “Helly de Campos Melges”. Hino Nacional do Brasil, da Itália, entrada das bandeiras, Hino de Piracicaba, do bairro Santana, danças, pronunciamentos das autoridades, homenagens e um belíssimo documentário produzido pelo Departamento de Comunicação do legislativo piracicabano, emocionaram os presentes. Uma heroica e corajosa história do casal Bortolo e Maria Madalena e dez filhos que deixaram Trento em 1887 desembarcando no Porto de Santos. Trabalharam durante dez anos em Campinas, seis em Rio Claro e em 1893 chegaram a Piracicaba pra daqui nunca mais sair, constituindo famílias e construindo um bairro (Santana) hoje totalmente estruturado com 800 habitantes.

Foto: Gustavo Annunciato / Câmara Piracicaba

 

VISITAS

MAIS DE QUATROCENTAS CIDADES

O senador piracicabano na Itália, Fausto Longo, terá em 2018 duas eleições pela frente. Em fevereiro buscará a reeleição na Europa e em outubro pretende disputar uma vaga na Câmara dos Deputados em Brasília. Há quatro anos roda pelo nosso Brasil e completou no final de julho visita a 402 cidades brasileiras. Em setembro existe o recesso de quinze dias na Itália. Ao contrário do que acontece aqui, lá os políticos não param no final do ano.

Foto: Ricardo Viveiros

 

FIQUE SABENDO

AZEITE GUASPARI NO MERCADO

Lançado pela vinícola da Serra da Mantiqueira, o extra virgem tem na sua primeira safra uma quantidade limitada, pois a expectativa é sentir a reação dos consumidores. Produtores garantem um azeite de ótima qualidade e o apresentam como fresco e suave. Por enquanto, o Azeite Guaspari é encontrado apenas na loja da vinícola e o valor anunciado para 25 ml é de 36 reais.

 

 

LEGISLATIVO

PAUTA EXTENSA NESTA SEGUNDA

A Câmara Municipal de Piracicaba realiza hoje a partir das 19h45 sua segunda sessão ordinária deste segundo semestre de 2017. Em discussão única, nove moções; vinte requerimentos; três projetos de lei em segunda discussão e mais dois projetos de lei em primeira discussão. Na Ordem do Dia desta segunda-feira (7) não consta entrega de Moção de Aplauso e nem existe reserva para a Tribuna Popular. Uma noite de muitos “aplausos e congratulações”.  Destaque para pedidos do vereador Ary Pedroso Junior (SD) sobre informatização das farmácias mais realização de cirurgias pediátricas na rede pública e solicitação de informações do vereador Gilmar Rotta (PMDB) sobre os maiores devedores do município.

 

FOTO
DO DIA

Neste domingo (6) aconteceu a abertura de mais uma Copa Rocha Netto organizada pela Associação Atlética Educando pelo Esporte. Dezenas de clubes, centenas de crianças, competição já famosa e aguardada com jogos até novembro. Presenças do Prefeito Barjas Negri, do deputado estadual Roberto Morais mais o secretário de esportes Pedro Mello.

Foto: Facebook Roberto Morais

 

COMPORTAMENTO

DISCRIÇÃO É O SEGREDO

As redes sociais e e-mails são os maiores perigos para funcionários principalmente de grandes empresas. Muitas, através dos seus códigos internos, não permitem conversas dentro ou fora do local de trabalho quando as mesmas foquem assuntos confidenciais, por, exemplo, envolvendo contratos, dados da empresa ou de clientes. Quanto menos o nome, fotos ou assuntos mais relevantes do funcionário ou da empresa estiver exposta, é melhor. Analistas de RH costumam dizer que boca fechada e discrição é o comportamento mais tranquilo ou seguro para quem não pretende assumir risco. Participar de rede de fofoca ou de qualquer assunto estranho a vida da empresa ou do funcionário, não é aconselhável. Analistas alertam: sua vida interessa somente a você. Conclusão: profissional consciente e discreto tem mais chance de sucesso.

Foto: Thinkstock

 

DOIS TEMPOS

CERTO

Nona Copa Rocha Netto. Uma iniciativa importante da AA Educando pelo Esporte. Objetiva formar o cidadão, mas pode sim dar início a carreira de um craque do futebol. Vale a pena aplaudir e acompanhar.

 

ERRADO

Temos piso irregular (até buraco) de calçadas na Governador Pedro de Toledo, principal rua do comércio piracicabano. Aliás, esse local, área central e nobre da cidade poderia ter melhor tratamento. Por exemplo, sacos de lixo mal condicionados, é normal.

 

LÍDER

ALVINEGRO QUINZISTA VIVE BOM MOMENTO

O XV voltou a vencer (Linense) e lidera o seu grupo na Copa Paulista. Somando 13 pontos (quatro vitórias, um empate e uma derrota), a equipe do técnico Evaristo volta a campo na tarde do próximo sábado (12) em Penápolis. Mesmo com boa campanha até aqui, o XV ainda não é um time absolutamente confiável. Difícil avaliação correta ou segura numa competição do nível (fraco) da Copa Paulista. Mas, vamos torcer e apoiar comparecendo ao estádio principalmente quando dos jogos no “Barão da Serra Negra”. O título é importante pensando em 2018.

Foto: Agência Futebol Interior

 

PIRACICABA

(Informação das obras do jornalista e escritor Cecílio Elias Netto).

O primeiro semáforo em Piracicaba foi motivo de muita festa quando da sua inauguração. Relatos não identificam o local (ou cruzamento) mas reuniu muita gente além de autoridades. Isso aconteceu no dia 19 de agosto de 1951, segundo arquivo do jornalista S. Ferraz, diretor do Diário de Piracicaba.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.