Quinze de junho

BOM DIA.

Corpus Christi. Ou Corpo de Cristo. A Igreja Católica comemora hoje mais uma importante data. Isso acontece sempre sessenta dias após a Páscoa, sempre numa quinta-feira, a primeira após o domingo da Santíssima Trindade que os católicos viveram no último dia ll. Um dia religioso que leva milhões de fiéis a Santa Missa. Também tem esta tarde em inúmeras cidades, a tradicional procissão com tapetes enfeitando ruas e avenidas. A comunidade da Vila Rezende, por exemplo, prepara desde a madrugada desta quinta, o tapete por onde o Corpo de Cristo vai passar, dando volta completa nos quarteirões onde se localiza a Matriz da Imaculada Conceição. Hoje, de acordo com lei vigente, é Ponto Facultativo. Cabe aos municípios conforme a Constituição, decretar ou não feriado local.  Mas, amanhã, começa outro final de semana e logicamente nesse nosso Brasil abençoado, muita gente (naturalmente quem pode) adota o famoso feriado prolongado. Não esqueça que em muitos lugares as festas juninas continuam, por exemplo, na Praça na Catedral em ritmo de Santo Antonio. Um grande abraço, amanhã tem mais e segunda o BLOG retoma a sua força total.

 

TAPETE COBRE AS RUAS

As comunidades se reúnem para preparar o tapete da procissão de Corpus Christi. Essa iniciativa começou em Ouro Preto, Minas Gerais. A preparação da festa é uma recomendação do Código de Direito Canônico. Pelas vias públicas o bispo ou o pároco conduz do Santíssimo lembrando a caminhada do Povo de Deus rumo a Terra Prometida. A data de Corpus Christi foi decidida pelo Papa Urbano lV em 8 de setembro de 1264. Comemora-se o mistério da Eucaristia, uma alusão a quinta-feira Santa quando Jesus instituiu o Sacramento da Eucaristia.

Foto: Mayara Vieira/Divulgação

 

AMANHÃ TEM XV

Na noite desta sexta-feira (l7) às 20 horas no “Barão da Serra Negra”, o XV joga contra o Brusque. Chances do alvinegro são remotas no Campeonato Brasileiro (Série D). Depois a terá ainda o São Paulo, no Rio Grande (RS). Já pensando na Copa Paulista, o XV depois de sido inscrito na última hora pela FPF conheceu a tabela da competição que terá 22 clubes divididos em três grupos. No GRUPO l, o XV terá ao seu lado Linense, Velo, Mirassol, Ferroviária, Penapolense e Noroeste. Estreia do nosso alvinegro, dia 3 de julho, 20 horas, em Piracicaba, contra Penapolense. Depois vai até Bauru.

Foto: Globo Esporte

 

LEITURA RÁPIDA

LI 

Inacreditável o que acontece na triste e judiada Venezuela, onde é proibido ajuda humanitária externa para a população. Não se permite medicamentos e nem alimentos de fora do país. Então, arrumaram uma maneira de atender os necessitados através do contrabando. Entrando pela porta da frente, militares e agentes fiscais apreendem tudo.

 

VI

Impressiona as imagens que mostram as chuvas em Alagoas, Pernambuco e outras cidades, incluindo o sul do país. Destruição, desabrigados, provocando desespero e dor. São tragédias que todos os anos se fazem vemos no nosso Brasil.

 

PIRACICABA

Lei municipal de 1921 determinava que nenhum alimento poderia ser comercializado na cidade sem antes passar por vistoria no Mercado Municipal.  Exceção aos produzidos para exportação que eram entregues diretamente na estação do trem. Dia 1º de agosto: Piracicaba 250 anos.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.