COVID-19 – SEGUNDA DOSE: MEGACAMPANHA NESTE SÁBADO (27) SEM AGENDAMENTO.

(Leia no PONTO FINAL).

BOM DIA.

Clima comercial continua neste sábado (27): Black Friday impulsiona as compras. Comércio que ficou aberto ontem (26), até às 22 horas (rua), e até às 23 horas (shopping), repete o esquema hoje (27), certo de que os consumidores podem antecipar as compras do fim de ano. Realmente já se vive o ambiente do Natal com enfeites começando a aparecer por todos os lados. Todos estão dispostos a recuperar o tempo perdido, acreditando ser possível no final deste ano reunir famílias e amigos para as confraternizações de Natal e Ano Novo. Contudo, não podemos esquecer que as dificuldades ainda existem. A pandemia não foi embora, pelo contrário, voltou na Europa, e o desemprego e falência de milhares de lojas por esse Brasil afora continua incomodando. Um bom dia para você.

O QUE
ELES DIZEM

“DEVO RECONHECER QUE REINALDO FOI IMPRUDENTE NO LANCE QUE TIROU RENATO KAIZER DO CAMPO E O CARTÃO É UMA QUESTÃO DE INTERPRETAÇÃO DA ARBITRAGEM”.

Rogério Ceni (Técnico do São Paulo). O jogador do Atlético Paranaense deixou o gramado chorando e foi embora do estádio de muletas. Para os atleticanos a entrada do lateral são-paulino foi criminosa. Felizmente, exames não constataram fratura.

OPINIÃO

Chegou o dia. Finalmente na tarde de hoje (27), às 17 horas, em Montevidéu (Uruguai), a decisão da Copa “Libertadores da América” edição 2021. Flamengo e Palmeiras em jogo único, buscarão o ambicionado título sul-americano, que além de um bom dinheiro e prestígio, dará também o direito de disputar o título mundial com o melhor da Europa. Dá Mengo ou Verdão? Impossível apostar com segurança ou certeza. Os dois tem os melhores times do futebol brasileiro ao lado do Atlético Mineiro. Individualmente é possível dizer que a equipe carioca é superior, contudo, nesta hora vale o conjunto e a estratégia tática e, é exatamente nesse detalhe que o torcedor palmeirense confia em Abel Ferreira. Todos esperam por grande jogo. O técnico Renato Gaúcho, a exemplo de Abel, terá a sua disposição os melhores do seu elenco, com uma curiosidade: Flamengo começa com Michael ou Arrascaeta? Transmissão ao vivo pela TV Conmebol.

PONTO FINAL

Hoje, sábado, dia 27, a ação para aplicar a 2ª dose da vacina contra Covid-19 em pessoas que estão em atraso para recebê-la será intensificada. A população que se enquadra neste caso poderá receber a 2ª dose nas unidades CRAB Vila Rezende e UBS Vila Independência, das 8 às 15 horas. A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza ação nesse sentido desde junho, com objetivo de que as pessoas completem o calendário vacinal contra Covid-19. A intensificação neste sábado (27), ocorre no contexto da Megacampanha de Vacinação que o Ministério da Saúde realiza nesta semana. Estar em atraso para receber a 2ª dose significa ter tomado a 1ª dose da vacina CoronaVac/Butantan há mais de 28 dias; da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz há mais de oito semanas; da Pfizer (pessoas com 18 anos ou mais) há mais de 21 dias; e da Pfizer (adolescentes entre 12 e 17 anos) há mais de oito semanas. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, cerca de 18 mil pessoas estão em atraso para receber a 2ª dose da vacina contra Covid-19 no município. O secretário de Saúde, Filemon Silvano, lembra que recentemente ocorreu a redução dos intervalos entre a 1ª e 2ª doses das vacinas AstraZeneca e Pfizer. “Por isso todos precisam verificar se, com a antecipação da 2ª dose dessas vacinas, já estão até mesmo atrasados para receber essa dose que é essencial para que a gente continue com bons índices, como baixa ocupação de UTI/Covid, menos casos e óbitos pela Covid-19”, enfatiza Filemon. As unidades da Atenção Básica do município também estão intensificando a orientação diretamente com a população sobre a importância de completar o calendário vacinal da Covid-19, ou seja, receber também a 2ª dose. Nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), CRABs (Centros de Referências da Atenção Básica) e USFs (Unidades de Saúde da Família), a equipe, em contato com o paciente, o questiona se já recebeu a 2ª dose e, caso ainda não tenha, o lembra de ficar atento ao intervalo das doses. Se o paciente estiver em atraso, é orientado que pode receber a 2ª dose aos sábados sem agendamento ou fazer o agendamento no site VacinaPira. Nas USFs, os agentes de saúde que percorrem os bairros também fazem esse reforço da importância de tomar a 2ª dose nas visitas às residências.

VOLTO TERÇA.

BOM FINAL DE SEMANA.

Compartilhe este post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *