NOVEMBRO AZUL ESTÁ ALERTANDO E CONVIDANDO OS HOMENS PARA CONSULTAS E EXAMES.

(Leia no PONTO FINAL).

BOM DIA.

Já vivemos o clima de Natal. Já é possível ver residências e lojas com enfeites alusivas a data e o comércio, praticamente desde o início de novembro, com uma infinidade de adornos natalinos. Uma época bonita, por demais sentimentalista, bastante sensível, que merece e precisa ser vivida intensamente. O Shopping Piracicaba também está prontinho para que você e principalmente as crianças curtam a linda data. Nosso amigo Marcelo Basso (Engenho da Notícia) nos passa a informação que o Papai Noel “já chegou, e estará no Shopping de prontidão até o dia 24 de dezembro”. Uma sugestão: faça o possível para que seu filho (a) sinta o Natal em toda sua plenitude, com direito a todas as fantasias. Se preciso para vê-los (as) felizes, coloque a meia na janela, faça a trilha do presente, enfim, arrume um jeitinho para ver sua criança viver a fase mais linda e doce da vida. Um bom dia para você.

O QUE
ELES DIZEM

O Presidente vier Bolsonaro acompanhado pelo ministro Paulo Guedes (Economia), Joaquim Leite (Meio Ambiente, Tereza Cristina (Agricultura), Carlos França (Rel. Exteriores), Ciro Nogueira (Casa Civil) participam da cerimonia, no Planalto, para lançar o Plano Nacional de Crescimento Verde. Paulo Guedes fala em US$ 1 bilhão para investimentos sustentáveis. | Sérgio Lima/Poder360 25.10.2021

“VAMOS PARAR DE INVENTAR E ATRAPALHAR. FICO NO GOVERNO ATÉ O FIM. SÓ VOU EMBORA SE O PRESIDENTE DA REPÚBLICA QUISER. ENQUANTO ELE DEIXAR, EU PERMANEÇO”.

PAULO GUEDES (Economista e Ministro da Economia).

OPINIÃO

No último final de semana, tivemos novamente várias ações sociais na cidade, em colaboração com o Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura Municipal de Piracicaba. Instituições reuniram (como sempre) seus voluntários e amigo, e todos sairam em busca de alimentos para posterior distribuição a família carentes. E, mais do que nunca, o Brasil está necessitando da união e bondade do seu povo que aliás, jamais se omitiu. Calcula-se que, em todo o país, são 52 milhões de brasileiros passando fome, sem dúvida uma quantidade enorme e assustadora. Cada município precisa e deve se mobilizar para amenizar esse sofrimento.

PONTO FINAL

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina, que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Pensando na assistência integral, humanizada e com acesso ampliado, todas as unidades do Departamento de Atenção Básica (DAB) de Piracicaba vão trabalhar a prevenção convidando os homens a irem às unidades de saúde para uma avaliação geral e encaminhamento para exames preventivos ao longo deste mês, dentro das ações do Novembro Azul.

Conforme explica Tatiana Bonini, coordenadora do setor de Enfermagem da DAB, a parceria com o Laboratório Municipal permitiu, mais uma vez, a solicitação de exames de PSA prostático também pelo enfermeiro(a) da unidade de saúde. “Para isso, precisamos que os homens procurem as unidades de saúde. É comum os homens procurarem menos o médico se comparado às mulheres, porém, é isso que precisamos enfrentar aqui, fazer com que eles procurem a Rede e façam os exames preventivos”, destacou.

É importante lembrar que o antígeno prostático específico (PSA) é o exame mais utilizado no auxílio ao diagnóstico de câncer de próstata. De acordo com a SBU (Sociedade Brasileira de Urologia) “é importante lembrar que o sucesso do tratamento do câncer está diretamente relacionado com a detecção precoce da doença e que aguardar por sintomas pode diminuir as chances de cura, uma vez que, especialmente no câncer de próstata, estes ocorrem APENAS quando a doença já se encontra em estágio avançado, não mais passível de cura, quando a janela de cura foi perdida”.

Assim como destaca a SBU, Tatiana reforça que a solicitação e avaliação do PSA deve ser realizada associada com exame clínico, avaliação dos sinais e sintomas e histórico familiar, com análise dos fatores de risco, por médico ou enfermeiro(a). “Ressaltamos que os exames alterados devem passar por avaliação médica e ser encaminhados, conforme critério médico, ao especialista, dentro do sistema de Saúde”, completou.

O secretário de Saúde, Filemon Silvano, lembra que a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce, ou seja, mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem procurar as unidades de saúde para conversar sobre o assunto, principalmente sobre o exame de toque retal, “que permite ao médico avaliar alterações da glândula da próstata, como a presença de nódulos suspeitos”, disse.

De acordo com dados do INCA, no Brasil, este tipo de câncer é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma) com uma média de 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2021. Além disso, cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal.

Segundo explica a coordenadora de Enfermagem do DAB, Tatiana Bonini, a indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. “Por isso destacamos a importância da conscientização e discussão sobre a saúde integral do homem e da importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata que possibilita maior chance de tratamento bem-sucedido, ou seja, com cura”, completa.



FATORES DE RISCO


• A idade é um fator de risco importante, uma vez que, tanto a incidência do câncer quanto a mortalidade por ele, aumentam significativamente após os 50 anos;
• Pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos, podendo refletir tanto fatores genéticos (hereditários) quanto hábitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famílias.
• Excesso de gordura corporal aumenta o risco de câncer de próstata avançado.
• Exposições produtos tóxicos: a aminas aromáticas (comuns nas indústrias química, mecânica e de transformação de alumínio), arsênio (usado como conservante de madeira e como agrotóxico), produtos de petróleo, motor de escape de veículo, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), fuligem e dioxinas estão associadas ao câncer de próstata.

SINAIS E SINTOMAS MAIS COMUNS
• Alteração na frequência e padrões urinários
• Hematúria visível
• Disfunção erétil

VOLTO AMANHÃ.

ATÉ LÁ.

Compartilhe este post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *