RANKING CIDADES INTELIGENTES: PIRACICABA SUBIU 12 POSIÇÕES NO QUISITO TECNOLOGIA E INOVAÇÃO.

(Leia no PONTO FINAL).

BOM DIA.

Contagem regressiva: faltam cinco (5) dias para a estreia do XV na Copa Paulista. Dia 14, terça, enfrenta o Rio Claro, em Piracicaba. Problemas nunca faltam ao nosso Alvinegro: treinou muitas semanas e faltando uma para a competição começar, perdeu seu zagueiro titular. Como sempre, porém, a ordem é confiar e apoiar. Difícil qualquer prognóstico diante de um novo time, elenco e técnico. E, hoje (9), a Seleção Brasileira de Futebol volta a campo, às 21hs30, na Arena Pernambuco, quando terá o Peru pela frente. Favorito absoluto, espera-se por mais uma vitória do time do Tite, mesmo não convencendo e muito menos empolgando. Nos dias de hoje (pode até mudar), duas certezas: Brasil classifica-se com facilidade para a Copa do Mundo e, lá no Catar, na Copa do Mundo, não irá longe, não oferecerá resistência a elite (selecionados) do futebol da Europa. Um bom dia para você.

O QUE
ELES DIZEM

DEPOIS DESSE 7 DE SETEMBRO, TUDO SERÁ DIFERENTE”.

Jair Bolsonaro (Presidente da República discursando nas manifestações no Dia da Independência).

OLHO NO OLHO

É evidente que a crise institucional se agravou com o discurso do presidente Bolsonaro contra o STF. E, o recado foi claro, objetivo, contundente. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, falou na manhã de ontem (8), mostrando disposição de ser um conciliador, ou seja, muita preocupação em não piorar o que já está muito ruim. Teria dito ainda, internamente, para esquecerem impeachment, deixando claro não existir apoio da rua e voto no Congresso Nacional. Na parte da tarde, também ontem (8), na abertura dos trabalhos do Supremo Tribunal Federal, o presidente Luiz Fux se pronunciou e, não lhe restava outra alternativa a não ser se mostrar firme, mais do que nunca disposto a defender o mais alto tribunal da justiça brasileira. Na sua fala afirmou “que ninguém fechará essa Corte” (Supremo Tribunal) e, “não cumprir suas decisões, configura crime de responsabilidade”. Detalhe: em momento algum se falou em fechar o STF e, ataque a ministros, foi unanimidade nas manifestações acontecidas em várias cidades brasileiras. A queda de braço entre os poderes está definitivamente instalada e, com grandes dificuldades para possível conciliação, resta saber como serão os próximos dias ou semanas. Preocupação também, com repercussões e consequências interna e externas. Mas, preocupa mesmo, as ameaças do presidente Jair Bolsonaro, com todos acreditando que ele já teria traçado planos.

OPINIÃO

Com o brilhantismo de sempre, a ACIPI abriu segunda-feira, pela manhã, dia 6, as comemorações do Dia da Independência, em Piracicaba. Presenças da Guarda Municipal, Tiro de Guerra, dirigentes da ACIPI e autoridades, com hasteamento das bandeiras, hinos Nacional, da Independência e de Piracicaba, além de discursos destacando o amor a Pátria. Na terça, pela manhã (7), a data foi comemorada pela Prefeitura Municipal na rampa do Centro Cívico, com participação da Banda União Operária, presenças do prefeito Luciano Almeida, secretários, vereadores e convidados. E, ainda na manhã da terça, feriado nacional, piracicabanos foram para a rua na anunciada manifestação vestindo o verde-amarelo. Por todos os lados do país, o recado foi claro e objetivo: descontentamento com o STF e apoio ao atual Presidente da República.

PONTO FINAL

Piracicaba ocupa a 6ª colocação estadual no quesito Tecnologia e Inovação entre os municípios com população entre 100 e 500 mil habitantes, segundo o Ranking Connected Smart Cities 2021. Em 2020, o município estava na 18ª posição. A 7ª edição de estudos elaborados pela Urban Systems mapeou todos os 677 municípios brasileiros com o objetivo de apresentar as cidades mais inteligentes e conectadas do país. O ranking é composto por 75 indicadores, divididos em 11 eixos temáticos: Mobilidade, Urbanismo, Meio Ambiente, Tecnologia e Inovação, Empreendedorismo, Educação, Saúde, Segurança, Energia, Governança e Economia. Toda a pesquisa pode ser acessada no link https://ranking.connectedsmartcities.com.br/
Para o prefeito Luciano Almeida, o resultado divulgado pela Connected Smarts Cities confirma a vocação do município na área, lembrando que Piracicaba hoje, segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), concentra o segundo maior número de agtechs (startups com foco voltado para o agronegócio), com 60 empresas, perdendo a 1ª colocação apenas para São Paulo, capital, com 345. Segundo o prefeito, a existência do Parque Tecnológico de Piracicaba (PTP), onde estão sediadas a Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec), o Instituto Federal de São Paulo (Ifsp) e mais sete hubs de inovação, também são fatores preponderantes que impulsionam o município para uma boa classificação no ranking. “Este espaço é uma estrutura de inovação por excelência. A nossa principal ferramenta capaz de integrar de forma orgânica todo o desenvolvimento tecnológico de Piracicaba e região”, ressalta.

METODOLOGIA

Por haver diversos conceitos de Cidades Inteligentes, desde os que estão mais apoiados em tecnologia, até aqueles que estão mais relacionados ao meio ambiente e a sustentabilidade, foi elaborado um Ranking nomeado Connected Smart Cities.
O estudo considera o conceito de Conectividade como sendo a relação existente entre os diversos setores analisados. O conceito de Smart Cities adotado parte do princípio que o desenvolvimento só é atingido quando os agentes de desenvolvimento da cidade compreendem o poder da conectividade entre todos os setores.

VOLTO AMANHÃ.

ATÉ LÁ.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.