CAMPANHA REGIONAL DE DOAÇÃO DE SANGUE TERÁ PARTICIPAÇÕES DO HEMONÚCLEO E PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRACICABA.

(Leia no PONTO FINAL).

BOM DIA.

Chegando 7 de setembro e a Associação Comercial e Industrial de Piracicaba, como acontece todos os anos, prepara solenidade. Na próxima segunda-feira, dia 6, às 7hs30, com presenças do Tiro de Guerra, autoridades, diretores e funcionários da entidade, a data será comemorada internamente, com as imagens sendo disponibilizadas nas redes sociais. Também é bom lembrar que está em andamento mais uma (das várias) promoção da ACIPI, a atual denominada Semana do Brasil. Comprando no nosso comércio você pede a sua seladinha e concorrerá a 25 prêmios, não esquecendo que as anteriores (seladinhas) deste ano (Dia dos Namorados e dos Pais) continuam valendo, pois são acumulativas. O mesmo acontecerá quando das promoções relativas ao Dia das Crianças e Natal. Um bom dia para você.

O QUE
ELES DIZEM

PIRACICABA TÊM UM HISTÓRICO ANTIGO E UM VALOR FUNDAMENTAL NO ENSINO PÚBLICO. É SEMPRE IMPORTANTE E GRATIFICANTE INVESTIR NESSE MUNICÍPIO QUE SERVE COMO MODELO”.

Rossieli Soares da Silva (Secretário da Educação do Estado de São Paulo, ex-ministro da Educação, em entrevista a Adriana Passari, ontem, no Jornal da Manhã/Jovem Pan News Piracicaba).

OLHO NO OLHO

A Seleção Brasileira de Futebol joga na noite de hoje (2), às 22 horas, contra o Chile, no estádio Monumental, valendo pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. A data FIFA também servirá para jogos contra a Argentina e o Peru. A novidade é a presença de vários atletas que atuam no futebol brasileiro, pois determinados clubes da Europa se negaram a ceder seus contratados com a justificativa da pandemia. A expectativa é observar como o selecionado brasileiro se comportará com muitas mudanças, lembrando que, embora se mantenha na liderança da competição, não mostra futebol suficiente para se dar bem numa Copa do Mundo, no máximo derrotando adversário sul-americanos e selecionados europeus do segundo escalão. Com Tite, o futebol do Brasil, pelo menos até aqui, tem sido conservador, totalmente previsível.

OPINIÃO

Em discussão a Zona Azul em Piracicaba. Existem críticas, elogios, gente que a considera indispensável e outros que não concordam, por exemplo, com a multa, alegando que a mesma não é legal. Contrato com a Prefeitura de Piracicaba venceu e agora estuda-se o que fazer, quem sabe com a renovação. Não é certo dizer que a Zona Azul deve ser deixada de lado, pois se existe quem a condene, sem a mesma, a situação ficaria pior. O caminho é debater prós e contra e sempre buscar o melhor para quem banca e para quem usa.

PONTO FINAL

Em parceria com o Hemonúcleo de Piracicaba, a Secretaria Municipal de Saúde participa e incentiva a campanha regional de doação de sangue Sob Pressão, promovida pela EPTV Campinas em toda sua área de cobertura. A ação solidária acontece ao longo de todo o mês de setembro, tendo como “dia D” hoje, quinta-feira, dia 2, quando todos os parceiros da campanha estarão envolvidos na ampliação de busca por doadores de sangue. Nesta data, a doação no Hemonúcleo será ampliada e acontece das 7hs30 às 17 horas, de forma espontânea ou por agendamento por meio do site https://agendamento.hemocentro.unicamp.br/. Ao longo do mês, as doações acontecem de segunda a sexta-feira, das 7hs30 às 13 horas. Segundo Luciana Sacheto Bueno, assistente social do Hemonúcleo de Piracicaba, o sangue é essencial à vida e não pode ser substituído. “Portanto, doar é uma atitude de educação, amor e cidadania. Ao realizar uma doação de sangue, você está ajudando pelo menos três pacientes que necessitam de transfusão. A doação, respeitando os critérios técnicos, não acarreta nenhum risco para o doador e todo processo para a doação, que inclui cadastro, pré-triagem, triagem e coleta, leva menos de 80 minutos”. Explica ainda Luciana Bueno, a campanha vem em boa hora já que o estoque de sangue do Hemonúcleo está em nível de alerta e todos os tipos sanguíneos são importantes, neste momento, especialmente dos tipos A+, A-, O+ e O-. A meta é ter um estoque adequado de 250 bolsas semanalmente. Nas duas últimas semanas, conseguiu-se apenas 200, mesmo assim, no mês de agosto, a coleta foi melhor que julho, quando foram coletadas 114 bolsas por semana. A assistente social lembra que a demanda de transfusões pelos hospitais se mantém, independentemente da pandemia: “E, além das cirurgias de emergência, há os atendimentos devido a acidentes de trânsito e de trabalho, violência urbana, oncologia, entre outros. Portanto, é fundamental que as pessoas realizem esse ato tão importante para salvar vidas”. Luciana Bueno reforça ao doador que, para aumentar a segurança nesse momento de pandemia Covid-19, a doação de sangue pode ser feita com hora marcada (agendamento), atendendo os agendados por senhas, pois existe um limite máximo de atendimentos por dia. O agendamento garante o atendimento, pois se alguém for e já tivermos atingido o número máximo de doadores do dia não receberá a senha. Informações pelos telefones (19) 3422-2019 ou 0800-722-8432.

VOLTO AMANHÃ.

ATÉ LÁ.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.