PRIMEIRA MORTE PELA VARIANTE DELTA EM PIRACICABA. JÁ OS BARES MAIS RESTAURANTES INISTEM COM AGLOMERAÇÕES E MÚSICA AO VIVO IRREGULAR.

(Leia no PONTO FINAL).

BOM DIA.

Começamos uma semana que mostrará no decorrer dos dias, a elevação da temperatura. Ontem (30), 26 graus, hoje (31), 28 e chegaremos a 34 e 36 graus até o final da semana. Nuvens todos os dias, vento, mas infelizmente, nada de chuva. E, é a ausência da chuva preocupa cada vez mais. Com a crise mais forte dos últimos 90 anos, faltando água para a lavoura e gerar energia elétrica, o valor da tarifa mais uma vez terá aumento em setembro. Consequências sérias para a inflação que sofre desde a retomada das atividades após a parada no ano passado devido a pandemia. Um bom dia para você.

O QUE
ELES DIZEM

Foto: divulgação

APRENDEMOS QUE PARTE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA NÃO TEM ACESSO AO BÁSICO”.

Noël Priox (Administrador de nacionalidade francesa, 62 anos, desde os 25 na empresa, atual presidente do Carrefour, deixando o Brasil depois de quatro anos, após a consolidação da mesma na liderança do varejo alimentar brasileiro com a aquisição dos atacadistas Makro e Big).

OLHO NO OLHO

Continuam os comentários de bastidores em Brasília, sobre a necessidade de paz entre os poderes executivo e judiciário. O problema é que nenhuma das partes, mais precisamente o presidente Jair Bolsonaro e o ministro do STF Alexandre de Moraes, querem recuar. Teria surgido por parte do ex-presidente Michel Temer, que se dá bem com as duas autoridades, a ideia de convidá-los para uma boa conversa. Muitos gostariam de ver essa paz selada antes do dia 7 de setembro, contudo parece uma missão quase impossível. Tanto o encontro como o entendimento.

OPINIÃO

A mudança da Pinacoteca virou uma disputa política: de um lado o prefeito Luciano Almeida, e do outro, PSDB e PT. Afinal, a Pinacoteca não vai desaparecer, pelo contrário, e segundo a Secretaria Municipal de Cultura, o objetivo maior, é aproximá-la definitivamente da população, considerando que a mesma é ignorada pela maioria esmagadora do público. Como políticos nem sempre conseguem (ou não tem interesse) se entender, temos que esperar para ver o que vai acontecer. Talvez com direito a vários capítulos, poderemos verificar o peso da vontade política do prefeito e a força dos opositores.

PONTO FINAL

A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal, informa que Piracicaba registrou a primeira morte decorrente da variante Delta (AY.4) da Covid-19. O óbito é de uma mulher de 74 anos, com comorbidade, já vacinada com duas doses do imunizante Coronavac/Butantan. Além dela, outros cinco casos da variante foram confirmados pela VE na última segunda-feira (23/08), sendo dois homens e três mulheres, das idades de 10, 16, 41, 51 e 52 anos. Todos seguem sendo monitorados pela VE. A Pasta reforça que fez a verificação dos históricos destes pacientes para monitorar os casos e atuar de forma preventiva e evitar a transmissão da doença. Até o momento, não houve mais nenhuma confirmação da variente Delta (AY.4) em Piracicaba. A Secretaria lembra que a variante Delta (AY.4) tem maior perfil de transmissibilidade, porém, não tem apresentado aumento na letalidade ou gravidade dos casos. Mesmo assim, a Pasta pede que a população siga tomando os cuidados necessários como o uso de máscara, álcool em gel, bem como evitar aglomerações.

RESTAURANTES E BARES INISTEM COM AGLOMERAÇÕES E MÚSICA AO VIVO IRREGULAR

Na blitz noturna realizada entre os dias 26 e 28 de agosto, a força-tarefa municipal realizou 59 inspeções, promovendo sete interdições, cinco notificações e dois autos de infração. A maioria dos casos de interdição/notificação de bares e restaurantes foi ocasionada por estabelecimentos que promoviam música ao vivo sem a devida autorização, assim como aqueles que não respeitavam o distanciamento mínimo de 1,5m entre as mesas e o número máximo de seis clientes permitidos por mesa. Clarice Bragantini, responsável pela força-tarefa, disse ser importante lembrar que nem tudo foi liberado, conforme o Decreto Municipal 18.847, com validade até 31/10. Os bares e restaurantes podem continuar com música ao vivo, desde que executadas por estabelecimentos credenciados pela Prefeitura para esta finalidade, atendendo ao protocolo especial que, entre outras determinações, inclui a instalação de barreira física de vidro, acrílico ou outro material eficiente, para separação entre o palco/músico e o público. A música ao vivo poderá contar com até três músicos com seus instrumentos, podendo a máscara facial ser retirada apenas no momento da apresentação. “Além disso, os estabelecimentos devem disponibilizar as suas mesas com o distanciamento de 1,5 a 2 m, com no máximo seis pessoas por mesa”. Ainda permanecem proibidos eventos em chácaras, edículas, barracões e similares que promovam aglomerações ou em locais que não possuem estrutura para eventos. As denúncias sobre festas clandestinas e aglomerações podem ser feitas pelos telefones 199 (Defesa Civil), 153 (Guarda Civil) e 3426-1996 (Pelotão Ambiental).

VOLTO ANANHÃ.

ATÉ LÁ.

Compartilhe este post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *